Conheça as festas de outubro de Santa Catarina

 

É muito provável que você já conheça a Oktoberfest, evento que atrai turistas de todas as partes. Ou a Fenarreco, a festa dos típicos pratos alemães. Isso sem falar no Festival do Camarão, que acontece anualmente em Porto Belo. Reunimos, neste post, informações sobre estas e outras três festas catarinenses. Confira:

Fenarreco

Esta é uma festa que acontece anualmente em Brusque e que é inspirada na cultura alemã, povo colonizador da região. No cardápio, o destaque é para o marreco com repolho roxo. A Fenarreco promove também uma feira com produtos têxteis da região. São 11 dias de festa, que este ano acontecerá do dia 8 a 18 de outubro.

Oktoberfest

Uma das festas mais conhecidas do estado acontece em Blumenau: a Oktoberfest. Todos os anos, milhares de pessoas passam pela cidade para comer, beber e se divertir nos pavilhões do evento. Existem algumas versões de Oktoberfest espalhadas pelo globo, mas é a de Blumenau que ocupa a posição de segunda maior festa da cerveja do mundo (a de Munique, na Alemanha, é a primeira). Para anotar na agenda: este ano o evento acontece entre os dias 7 e 25 de outubro.

Festival do Camarão

Para quem gosta de frutos do mar, a dica é visitar Porto Belo no mês de outubro, quando acontece o Festival do Camarão. Este é um evento que busca inspiração na cultura açoriana. Além dos camarões, ostras e mariscos protagonizam alguns dos pratos servidos. Em 2015, a festa acontece entre os dias 10 e 13 de outubro.

Tirolerfest

Esta é uma festa muito tradicional, que acontece desde os anos 1930, década em que a cidade de Treze Tílias, local do evento, foi fundada. A gastronomia, a música e os trajes típicos desta festa remetem à cultura australiana, povo que colonizou a região. Durante os dias de festa, acontecem apresentações musicais, desfiles e distribuição de chope. Este ano, a festa começa no dia 9 de outubro e termina no dia 13 do mesmo mês.

Oberlandfest

Mais um exemplo de festa tipicamente alemã é a Oberlandfest, que ocorre em Rio Negrinho. São dois dias de festa em que moradores e turistas podem se divertir em um dos bailes com bandas locais, assistir aos desfiles folclóricos, beber chope em metro, participar do concurso de tiro ao alvo e aproveitar as saborosas comidas servidas. Uma boa opção para quem quer conhecer o planalto norte catarinense. A próxima edição da festa será nos dias 16 e 17 de outubro.

Festa do Imigrante

Esta festa, que acontece há mais de 20 anos em Timbó, foi criada para celebrar as culturas italiana e alemã. Assim como outras festas catarinenses, tem apresentações folclóricas, músicas típicas, dança, comida e chope. Acontece anualmente em comemoração ao aniversário da cidade. Este ano, será entre os dias 9 e 12 de outubro.

Você já foi a alguma destas festas? De quais delas gostaria de participar? Deixe sua opinião nos comentários. 

E se você é um organizador de eventos e quer aproveitar esses períodos de festas em Santa Catarina para garantir experiências incríveis a seus convidados, veja estas 5 dicas para você não esquecer no grande do seu evento

Deixe um Comentário