Vai viajar para o exterior? Saiba como escolher um plano de celular

 

Existe uma tendência que os preços de chamadas, mensagens de texto e utilização de dados no exterior estejam caindo e deve cair mais, porém com a nossa moeda tão desvalorizada continuamos padecendo neste tipo de despesa. O sistema de telefonia depende de acordos entre as empresas sem fio de cada país no mundo. Desta forma, encontrar a opção mais barata, de acordo com suas necessidades, não é uma tarefa simples, pois depende muito de onde você está, quanto tempo ficará e com quem.

O site MelhorPlano.net, que compara planos de celular e nosso parceiro, preparou algumas dicas para ajudar você ficar conectado no exterior de forma econômica.

O que fazer?

Normalmente a resposta para as altas taxas de roaming cobradas pelas operadoras é usar um plano de telefone local do país que você está visitando. Os passos são bem simples:

  • Leve o seu telefone desbloqueado
  • Contrate um chip local

Mesmo parecendo simples alguns detalhes podem tornar esse processo bem complicado.

Leve o seu telefone

Levar o seu telefone é a melhor opção. Você pode utilizar os mapas e GPS, utilizar o aparelho para efetuar ligações VOIP, através de Skype, Whatsapp, Viber e Messenger. Vale sempre a pena utilizar uma rede Wi-Fi, pois o custo com 3G ou 4G pode ficar bastante elevado. Evite também receber ligações, uma vez que custa o mesmo valor que realizar ligações. Se alguém te ligar, retorna via VOIP, já que permite chamadas gratuitas entre usuários.

Lembre-se que você só conseguirá usar o seu celular no exterior se ele estiver desbloqueado. Para descobrir se o seu celular está debloqueado, insira um chip de outra operadora e veja se ele funciona normalmente. Se você só conseguir fazer ligações de emergência, entre em contato com sua operadora (elas são obrigadas a desbloquear) ou procure algum serviço que faça o desbloqueio.

Contrate um chip e um plano local

As operadoras de celular do exterior usam o chip chamado de SIM card. Você pode trocar o seu SIM card facilmente, então simplesmente compre um SIM card local no país que está visitando e insira no seu telefone desbloqueado.

Quando se está visitando um país, normalmente damos preferência para um plano pré-pago local e sem contrato. Nesse tipo de plano você compra um pacote por um período de tempo, sem contrato e sem a possibilidade de consumir mais do que o contratado. Com ele você não terá uma surpresa de uma tarifa de roaming inesperada.

SIM Card Internacional

Muitas empresas vendem SIM cards que podem ser utilizados na maior parte do mundo (ou mais baratos para a Europa apenas): OneSimCard, Cellhire, Cellular Abroad, Telestial, enfim uma vasta lista. Cartões próprios geralmente custam cerca de US $ 20 a US $ 30, incluindo muitas vezes algum crédito. E as taxas variam muito de empresa e país, por isso certifique-se de verificar sites para obter detalhes.

Preste especial atenção às estruturas de pagamento variadas: Você pode preferir pagar antecipadamente, comprar um pacote grande de dados que vai durar por um tempo (mas corre o risco de ir para o lixo), ou pagar por dia para dados ilimitados .

Escolhendo o plano certo

Para escolher o seu plano ideal, você precisa conhecer as suas necessidades. Não deixe alguém te falar que o plano X é melhor que o plano Y. Cada um tem seu benefício e você precisa entender o que é melhor para você.

Existem diversas operadoras em cada país, pesquise ou pergunte alguém no seu país de destino qual é a operadora mais comum para os planos pré-pagos. Se estiver visitando os EUA por exemplo, segue uma lista com as operadoras que possuem esse tipo de plano.

Pesquise a qualidade do sinal da operadora

Dependendo de onde você vai, uma operadora pode pegar melhor que a outra. Se você vai para uma cidade grande, esse problema não é tão relevante. Agora se você vai para um parque distante por exemplo, pode ser que apenas uma operadora funcione naquele local.

Uso de dados

Um dos maiores problemas com roaming é o uso de dados no smarthphone. Seu celular pode usar uma quantidade de dados sem você nem saber disso. Estima-se que um celular consome entre 10 e 20MB por dia, sem você se dar conta. Isso ocorre porque uma série de aplicativos e notificações e até mesmo o sistema operacional fazem o consumo de dados quando seu celular está ligado e conectado em uma rede. Uma sugestão é você desligar o consumo de dados no painel de configurações do seu celular.

Contrate um pacote na sua operadora atual

Com um cartão SIM estrangeiro, você não vai receber chamadas ou textos que entram em seu número pessoal. Se isso é importante, você pode contratar um plano de roaming internacional da sua operadora brasileira, configurar o encaminhamento, o que nem sempre funciona, ou frequentemente trocar de cartão, o que é uma dor.

 

E você? Tem alguma dica? Compartilhe com nossos leitores nos comentários abaixo.

Deixe um Comentário