8 curiosidades sobre Chernobyl, a cidade fantasma

Com certeza você já ouviu falar de Chernobyl. Localizada na Ucrânia, a cidade foi palco de um dos maiores desastres envolvendo uma usina nuclear. Por causa disso, existem vários mitos que rondam esse lugar misterioso. Saiba o que é mentira ou verdade lendo esse texto!

Conhecida mundialmente por ter sido palco de um dos maiores desastres da história, a cidade de Chernobyl atrai muita curiosidade. Em um dia normal de trabalho em 1986, aconteceu um grave acidente que mudou para sempre a história da Ucrânia: a usina de Chernobyl liberou uma grande quantidade de material radioativo e a cidade teve que ser rapidamente evacuada.

Mais de 30 anos depois, esta é uma cidade-fantasma que ainda guarda muitos dos objetos de quem morou por lá na época do acidente. Também é uma cidade com uma série de mitos e lendas. Você saberia dizer o que é mentira ou o que é verdade? Fique tranquilo que vamos te ajudar e listar 10 curiosidades sobre Chernobyl. É só seguir o texto!

1 – Existem plantas ou animais vivos na cidade?

Acredite se quiser, mas o local é considerado um dos maiores santuários de preservação animal do mundo. Quem vai até a cidade abandonada, encontra diferentes espécies de animais e vegetais.

E não pense que existem animais mutantes em Chernobyl! Lobos, castores e águias são só alguns exemplos de espécies que habitam a região sem serem incomodados pelos seres humanos.

2 – O acidente nuclear de Chernobyl é o pior da história

Atualmente, este acidente é considerado o pior de todos que já aconteceram no mundo. Ele é o único a ocupar o nível mais alto da escala do International Nuclear Event Scale (INES), que vai de 1 a 7.

Aqui no Brasil, nós tivemos um acidente nuclear – mas não em uma usina como em Chernobyl. O caso, que alcançou a escala 5 da INES, aconteceu em Goiânia, no ano de 1987, e envolveu a exposição de Césio-137 que foi encontrado em uma máquina de radioterapia, localizada em um ferro velho. Ao todo, onze pessoas morreram por ter algum contato com a substância.

3 – Existem habitantes na cidade

Apesar desta ser uma conhecida cidade fantasma, existem sim alguns moradores na região: cerca de 500 funcionários do governo, segundo levantamento feito em 2010.

Os 500 funcionários estavam no local para construir um novo sarcófago, que reforçaria a proteção contra o vazamento de radioatividade. Esse projeto já foi finalizado, mas ainda existem pessoas que fazem monitoramento constante na região – sempre voltando a locais seguros.

4 – Os reatores de Chernobyl só foram desligados em 2000

O fechamento definitivo de Chernobyl ocorreu apenas em 15 de dezembro de 2000, quando seu último reator foi desligado. A decisão foi tomada em 1997 pelo governo ucraniano em conjunto com a União Europeia, depois de uma série de acordos para garantir a segurança da população.

5 – É possível fazer turismo na cidade, mas tenha atenção!

A cidade ficou fechada para o mundo durante muito tempo. Para ser mais exato, o período de isolamento durou 25 anos: apenas em 2011, Chernobyl se tornou um possível destino de férias.

Quem organiza visitas ao local garante que passar algumas horas conhecendo o lugar é completamente inofensivo para a saúde. As visitas são guiadas e as rotas são cuidadosamente escolhidas e existem hotéis na região. Os turistas passam apenas por locais onde as doses de radiação são baixas e seguras.

Entretanto, é preciso ter atenção! O lugar foi palco de um acidente e não deve ser tratado com um local para diversão. Ele é recomendado apenas para quem queira conhecer mais da história da cidade e, ainda assim, com cuidado para não exagerar. Afinal, a radiação não acabou por total.

6 – A usina de Chernobyl era isolada das casas

A cidade de Chernobyl não era o local de residência dos funcionários da usina. Nos anos 1970, foi construída a cidade planejada de Pripyat, mais próxima da usina, para que os trabalhadores de Chernobyl morassem com suas famílias.

Quando aconteceu o acidente, em 1986, o local já tinha cerca de 50 mil habitantes. Atualmente, a cidade é formada por apartamentos abandonados, com roupas, brinquedos e outros objetos pessoais dos moradores, que foram obrigados a evacuar a cidade após o evento nuclear.

7 – Um dia, Chernobyl estará completamente livre de radiação

O problema é que esse tempo irá demorar – e muito. A contaminação nuclear da cidade de Chernobyl será dissipada, mas a melhor das expectativas é de 100 mil anos.

Quando a gente diz “melhor das expectativas”, é porque outros especialistas dizem que esse tempo deve demorar 300 mil anos. Esqueça a chance de seus netos morarem por lá. Ou tataratataratataranetos.

8 – Existem restrições para visitantes da cidade

É preciso ter mais de 18 anos para conhecer a cidade-fantasma ucraniana. Além disso, para visitar a zona de exclusão e ver de perto o desastre causado pela nuvem radioativa, é necessário autorização do governo. Então, sua curiosidade terá que enfrentar um pequeno limite.

Dentre as curiosidades de Chernobyl, muitas delas nos fazem refletir sobre o cuidado que devemos ter em cidades como essa. Se você quer ver mais dessa história de perto, seja consciente na hora de explorar o lugar.