7 lugares para conhecer em Belo Horizonte

Você já conhece Belo Horizonte? A capital mineira conta com muitas opções de lazer! Você sabia que esta é a cidade com o maior índice de bares por habitante do Brasil?

Mas não é só a vida noturna que é agitada por lá. Belo Horizonte tem muitas opções de museus, parques e feiras interessantes. Quer ver alguns exemplos? Reunimos aqui alguns pontos turísticos que valem a pena conhecer.

1 – Pampulha

Este é um passeio para quem curte natureza e arquitetura. Em volta da Lagoa da Pampulha estão três obras projetadas por Oscar Niemeyer: a Igreja São Francisco de Assis, a Casa do Baile e o Museu de Arte da Pampulha, construções erguidas na década de 1940. Os jardins, projetados pelo paisagista Roberto Burle Marx, contribuem para deixar o visual da Pampulha ainda mais bonito.

2 – Memorial da Imigração Japonesa e Jardim Japonês

Quando estiver na região da Pampulha, aproveite para conhecer o Memorial da Imigração Japonesa, localizado no Parque Ecológico. Foram utilizados 350 toneladas de aço na construção do monumento que busca homenagear a cultura japonesa: uma ponte suspensa sobre um lago, com uma extremidade que simboliza Minas Gerais e outra extremidade que representa o Japão.

O Memorial conta ainda com o pavilhão de arte contemporânea, uma sala pintada de vermelho, cor presente nas bandeiras de Minas Gerais e do Japão. Para quem busca um passeio bem relaxante, a dica é conhecer também o Jardim Japonês da Fundação Zoo-botânica. São cinco mil metros quadrados que buscam resgatar a filosofia zen. A paisagem do local reflete a cultura japonesa, há uma casa de chá, pontes, portal de madeira, lago com carpas coloridas e árvores típicas do Japão, como o bambu e o pinheiro oriental.

3 – Praça da Liberdade

Uma praça com jardins inspirados no Palácio de Versalhes só poderia resultar em um ponto turístico belíssimo, e é exatamente assim que podemos descrever a Praça da Liberdade. Este é um local arborizado, que reúne pessoas de todas as idades e gostos. A praça está localizada em um ponto estratégico da cidade: em seu entorno ficam museus, bibliotecas e bares. Para quem gosta de história e, mais uma vez, arquitetura, vale a pena aproveitar a visita para conhecer algumas construções antigas, como o Palácio da Liberdade.

4 – Palácio das Artes

Uma boa dica cultural em Belo Horizonte é visitar o Palácio das Artes. Lá, acontecem exposições, espetáculos e mostras gratuitas de cinema. Entre os espetáculos, estão peças teatrais, óperas, shows musicais, apresentações de dança e concertos de orquestras. Vale a pena conferir a agenda da casa antes da viagem! O espaço também conta com livraria, café e loja de produtos artesanais.

5 – Mercado Central

Que tal reservar um dia para comprar temperos, queijos mineiros, bebidas e lembranças de Belo Horizonte? Para isso, a dica é ir ao Mercado Central, um passeio tradicional na cidade. São mais de 400 lojas, ou seja, há uma verdadeira diversidade de produtos que podem ser encontrados no mercado. Aproveite o passeio para beber uma cerveja gelada e saborear um quibe recheado!

6 – Praça do Papa e Parque das Mangabeiras

A Praça Israel Pinheiro é conhecida como a Praça do Papa desde 1980, quando o Papa João Paulo II visitou o local. Um dos pontos altos deste lugar é a vista privilegiada da cidade. Vale a pena conferir a programação cultural e checar se acontecerá algum show ou festa na Praça do Papa no período da sua viagem.

Aproveite a visita para conhecer o Parque das Mangabeiras, que fica ali pertinho. São quase três milhões de metros quadrados com muito a oferecer para quem aprecia ficar em contato com a natureza: o parque fica no pé da Serra do Curral, reúne muito verde, mirantes e tem 59 nascentes do Córrego da Serra.

7 – Feira Tom Jobim

Existem muitas feiras interessantes em Belo Horizonte, dentre elas, a Feira Tom Jobim, que acontece aos sábados no Santa Efigênia. São diversas tendas vendendo antiguidades e comidas típicas da cidade. Você encontra utilidades domésticas, sapatos, bolsas, artesanato, acessórios e muitos outros artigos. A feira tem música ao vivo, o que deixa o passeio ainda mais agradável. Também há espaço com mesas sombreadas para quem quiser almoçar por lá.

Quais destas dicas você incluiria no seu roteiro de viagem para Belo Horizonte? Compartilhe a sua opinião sobre esta bela cidade mineira com a gente!

Deixe seu comentário!