Atenção, brasileiros: 9 países que não precisam de passaporte!

Quando alguém pensa em viajar para o exterior, logo surge uma grande preocupação. Sabe qual é? A necessidade de ter um passaporte e um visto para ser aceito nos postos de fronteira de outros países.

Esses trâmites burocráticos demandam algum tempo para ficarem prontos, além de representarem um custo extra. No entanto, o que muita gente não sabe é que os nossos vizinhos estão com as portas abertas aos brasileiros.

Devido a um acordo entre 10 países da América do Sul, os cidadãos dessas nações podem entrar e sair de terras estrangeiras portando apenas o documento de identidade. No caso dos brasileiros, esse documento é o RG.

Em geral, o visto concedido na entrada vale por 90 dias. Caso a pessoa não saia do país no período, está sujeita a penalidades legais, como multa e deportação imediata.

Está querendo fazer uma aventura para fora do Brasil sem tanta burocracia? Conheça as atrações de 9 países que não precisam de passaporte para viajar.

Lista com 9 lugares que não precisam de passaporte

1. Argentina

Nossos “hermanos” têm muitos atrativos turísticos. Eles vão desde visitas ao fim do mundo, em Ushuaia, passando pelos encantos de Buenos Aires, até as aventuras na neve de Bariloche.

Os brasileiros são unânimes em dizer que na capital da Argentina a cultura vive nas construções, nos monumentos, no rio da Prata e nas mesas dos restaurantes de Puerto Madero. É nesse momento que a alta gastronomia encontra o tradicional churrasco argentino.

Os mais dispostos e corajosos podem encarar uma subida no Monte Aconcágua, que com 6.961 metros é o mais alto do Hemisfério Sul.

2. Bolívia

Por falar em altura, a Bolívia tem as cidades nas maiores altitudes das Américas. A capital La Paz, por exemplo, fica a 3.640 metros. O seu ar rarefeito pode causar desconfortos físicos em algumas pessoas.

O país tem atrativos naturais muito diferentes dos encontrados no Brasil. Um dos destinos preferidos dos turistas é o Salar do Uyuni. Ele é um enorme deserto formado de sal em que o visitante encontra paisagens de tirar o fôlego.

3. Chile

Cordilheira dos Andes ao fundo de Santiago do Chile

País com o melhor IDH (Índice de desenvolvimento Humano) da América Latina e localizado aos pés da Cordilheira dos Andes, o Chile é um dos destinos mais procurados por brasileiros.

De norte ao sul, a geografia peculiar proporciona paisagens exuberantes. Um exemplo é a região do Deserto de Atacama, em que os aventureiros podem ver gêiseres soprando água quente bem alto. Mesmo no deserto mais seco do mundo, existem diversas lagoas naturais para se refrescar, além de formações rochosas que parecem de outro planeta.

Já mais ao sul, a região dos lagos e a Patagônia chilena guardam vulcões de picos com gelo, lagos de águas cristalinas e fauna e flora únicas. Alguns destes vulcões estão em atividade constante.

4. Colômbia

Prédios antigos em ruas de Cartagena

A Colômbia vem passando por mudanças sociais desde o fim dos anos 1980. Os conflitos internos do passado deram lugar a uma nação vibrante e de muitos encantos naturais e culturais.

A terra de Gabriel García Márquez é banhada pelo Oceano Pacífico, com a região do Caribe colombiano em destaque. A cidade de Cartagena das Índias recebe visitantes de todos os cantos do mundo, que vão conhecer as construções seculares tombadas pela UNESCO como Patrimônio Mundial.

5. Equador

Na linha que divide a Terra, o Equador tem 14 vulcões (alguns em atividade constante) em um trecho de apenas 200 km. Um dos mais famosos é o vulcão Chimborazo, com 6.310 metros de altura.

Caso você tenha sangue de explorador correndo nas veias, a sugestão é conhecer o arquipélago de Galápagos, local de biodiversidade única no planeta, e que foi onde o naturalista britânico Charles Darwin fez estudos para formular a sua teoria da evolução das espécies.

6. Paraguai

Quando alguém pensa em viajar para o Paraguai, logo imagina uma oportunidade de fazer compras a bons preços nas cidades fronteiriças ao Brasil. Contudo, o país também tem atrações turísticas que agradam a todos os gostos.

A cerca de 250 km da divisa com Foz do Iguaçu, as ruínas das missões jesuítas em Trinidad atraem os amantes da história, já que as igrejas foram construídas em pedra a partir de 1609, quando os religiosos chegaram à região para catequizar os povos indígenas.

Na capital, Assunção, os turistas podem se divertir nos diversos cassinos, que têm os jogos legalizados no país.

7. Peru

O Peru é mundialmente conhecido por ser o berço da cultura Inca. Esse é o povo que habitou a região antes da chegada dos espanhóis, no século 14.

A cidade perdida de Machu Picchu é um dos locais mais visitados da América. Os turistas querem ver com os próprios olhos as incríveis construções de pedras, posicionadas misteriosamente nas encostas de enormes montanhas.

O país também é famoso pela gastronomia, com restaurantes estrelados pelo Guia Michelin e que sempre figuram nas listas de melhores do mundo, como o Central e o Maido.

8. Uruguai

Casa na orla da praia de Punta del Este no Uruguai

Na fronteira mais ao sul do Brasil, o Uruguai é uma pequena nação que atrai visitantes interessados em suas belas praias, como Punta del Este, a mais famosa do país cisplatino. O local conta com uma grande rede hoteleira e uma ótima estrutura turística.

Um destino, que fica apenas a 2 horas de viagem de Montevidéu, vem crescendo nos últimos anos: a Colonia del Sacramento, uma charmosa cidade histórica construída pelos portugueses às margens do rio da Prata. O local tem pousadas acolhedoras, restaurantes deliciosos e até uma antiga praça de touros.

9. Venezuela

Apesar das belas praias na região do Caribe, o nosso vizinho ao norte vem passando nos últimos anos por profundos problemas sociais, econômicos e políticos.

Uma viagem a turismo para a Venezuela hoje em dia pode significar a possibilidade de ter que passar por situações desagradáveis. Então, o viajante deve analisar bem a real necessidade de cair na estrada rumo ao país.

Os altos índices de violência são só a ponta do iceberg, cuja população vive enfrentando racionamentos de alimentos e produtos básicos de higiene, como sabonete e pasta de dente. Sendo assim, a nossa sugestão é esperar a situação melhorar por lá antes de conhecer o país.

Antes de embarcar para qualquer país da América do Sul, o turista deve conferir no site da Anvisa se aquela nação exige que o viajante seja imunizado com alguma vacina, já que doenças como a Febre Amarela e a Malária são registradas com frequência no nosso continente.

Viu só como não faltam opções de países que não precisam de passaporte? A sua aventura está garantida, agora é só escolher o destino que mais agrada você e sua família. E lembre-se: seja qual for a sua escolha, o melhor preço está na MaxMilhas! Garanta a sua passagem com a gente. 🙂 

Deixe um Comentário