Dicas para Conhecer a Estrada Real

Atualmente, a Estrada Real resgata todas as tradições da rota valorizando as belezas das cidades que a rodeiam. Se você pretende fazer uma viagem diferente com sua família e amigos, o percurso é mais do que recomendado! É uma boa dica de destino para quem não dispensa natureza e aventura. Contamos um pouquinho da história e listamos alguns passeios para você. Vamos lá?

História da Estrada Real

Em meados do século 17, quando a Coroa Portuguesa resolveu oficializar os trajetos para o trânsito de diamantes e ouro de Minas Gerais até o Rio de Janeiro, a estrada se tornou Real. Os caminhos que foram delegados pela realeza receberam esse nome. As rotas do passeio estão conectadas à história do país, e, se você passar por cada pedaço da Estrada, terá a oportunidade de conferir, de pertinho, séculos de lutas, descobertas e conquistas que foram essenciais para o desenvolvimento do Brasil.

Curiosidades e lendas da Estrada Real

A mulher da Rua Direita

Em Mariana, falam que uma alma penada de uma mulher é vista andando por toda a cidade à noite. Vários turistas e moradores afirmam já ter visto essa assombração na Rua Direita. Pelos relatos, a mulher surge como se fosse uma andarilha, com roupas esfarrapadas, mas, ao se aproximar, ela se transforma em uma senhora elegante. Estudiosos do folclore acham que a mulher pode ser o “fantasma” de uma figura rica do século 18.

A lenda da Igreja Nossa Senhora do Rosário

A lenda diz que a Igreja do Rosário ainda estava em construção quando a princesa Izabel decretou a Lei Áurea e tornou os escravos livres. Com medo de que ela pudesse se arrepender em algum momento, os escravos foram correndo rumo à liberdade. A igreja, portanto, ficou inacabada. Os senhores até tentaram finalizar a construção, mas não conseguiam, já que, na parte da noite, a alma dos escravos derrubava tudo o que era feito durante o dia.

Cabelos dourados

Há uma lenda que conta que os escravos, enquanto trabalhavam na extração do ouro, deixavam escondido uma parte do pó dourado nos cabelos. Para tirar esse ouro, eles mergulhavam os cabelos em uma bacia com água. Dizem que muitos escravos conseguiram, dessa forma, comprar sua liberdade.

Dicas de passeio

Parque da Lajinha

Situado em Juiz de Fora, em Minas Gerais, o Parque Natural Municipal da Lajinha é um passeio imperdível para quem está na rota da Estrada Real. Vale a pena conferir.

Trilha dos Bandeirantes

Ótima dica de passeio para quem não dispensa uma caminhada no meio do mato. As trilhas passam por mata fechada e oferecem uma belíssima vista para a serra, que podem ser exploradas de bicicleta, a pé ou de moto.

Capela de Santana

Uma das três que foram erguidas no começo da fundação de Ouro Preto, a Capela de Santana fica perto das ruínas das Casas dos Paulistas e é parada obrigatória para quem adora uma igrejinha.

Se você está em dúvida se parte para a Estrada Real do Rio de Janeiro ou de Minas Gerais, não se preocupe. As duas saídas são fáceis, e foi inaugurado até um novo caminho para facilitar a viagem dos turistas.

Conhecer a Estrada Real é uma ótima pedida para curtir belezas naturais com sua família. Que tal preparar as malas agora mesmo? Busque por passagens aéreas mais baratas pela MaxMilhas, para Rio de Janeiro ou BH, e boa viagem. 

 

Deixe um Comentário