O que fazer em Teresina

 

A capital do Piauí é a única do Nordeste que não possui praias, mas ela certamente compensa com outros atrativos que marcam a cultura e as belezas da cidade!

O que fazer em Teresina

1 – Conhecer a história da cidade

Para quem gosta de história e não abre mão de conhecer um pouco mais sobre a formação do Brasil, uma visita ao Museu de Piauí é indispensável. Localizado em um casarão antigo na região do centro histórico, o museu possui 15 salas que exibem os tesouros da região em mais de duas mil peças que envolvem móveis, artefatos indígenas, pinturas e até fósseis.

2 – Passear por parques e praças

Teresina é repleta de parques e praças que pintam a cidade de verde e fazem com que fique ainda mais bonita. Não deixe de visitar o Parque Ambiental Encontro dos Rios, localizado às margens do ponto onde os rios Poty e Parnaíba se encontram. Este é um dos mais importantes parques de todo o estado do Piauí e recebe uma imensa quantidade de visitantes todos os anos, que encontram nas suas cabanas, restaurantes flutuantes, mercados de artesanatos, trilhas e diversas atividades de ecoturismo um excelente lugar para passar bons momentos.

3 – Apreciar a arquitetura da cidade

Teresina possui belos prédios inspirados na arquitetura portuguesa que são marcos da cidade. Um deles é o Teatro 4 de Setembro, que mistura um estilo colonial com elementos greco-romanos. Visite também a Igreja de São Benedito, localizada no coração da cidade e uma das mais importantes construções do estado, projetada em estilo italiano. Outro destaque da cidade é o Palácio de Karnak, uma construção em estilo grego que foi a residência oficial do governador do estado até os anos 80 e hoje funciona como um local para exibir belos móveis e obras de arte.

4 – Provar a gastronomia local

A culinária de Teresina é marcada por deliciosos pratos feitos em panelas de barro, que, segundo os chefes, fazem toda a diferença no preparo das delícias típicas da região. Não deixe de provar o prato mais conhecido da cidade, chamado de “Maria Isabel”. Esta iguaria consiste basicamente de uma mistura de arroz e carne seca de gado, servida com banana ou baião de dois. Também fazem parte da gastronomia de Teresina outros pratos como a galinha à cabidela, o escondidinho, a panelada e o sarapatel.

Outra iguaria da região é a Cajuína, uma bebida típica não alcoólica preparada com suco de caju de forma artesanal. Ela é um dos símbolos não apenas de Teresina, mas de todo o Piauí, e é considerada Patrimônio Cultural do Estado.

Você conhece Teresina? Que tal reservar agora mesmo sua passagem aérea para Teresina? Deixe um comentário!

Deixe um Comentário