5 dicas de bons modos em aviões

 

E você, sabe como se comportar na hora de voar? Veja algumas dicas de etiqueta em aeroportos e aviões. Com elas, você vai se sentir mais confiante e vai saber que não está desrespeitando nenhum dos outros passageiros!

1 – Esteja sempre com os documentos prontos

Quem viaja sabe que deve apresentar documentos o tempo inteiro – para despachar a mala, fazer check-in, passar na alfândega e entrar no avião. Então, por que deixar os documentos no fundo da bolsa? Fique com os documentos necessários a mão ou pegue-os muito antes de chegar a sua vez na fila. Se não, você vai deixar todo mundo furioso enquanto busca a identidade embaixo do travesseiro de pescoço, do livro, do tablet e de tudo que está dentro da sua mochila! Ficar com os documentos prontinhos e passar a vez para outra pessoa logo é eficiente e respeitoso.

2 – Saiba o que fazer com sua bagagem

Quando estão todos entrando no avião, é muito chato se uma pessoa para no meio do caminho com uma bagagem de mão enorme, sem saber o que fazer. Coloque sua bagagem de mão grande no compartimento superior. Se você não conseguir fazer isso, peça ajuda a um dos comissários. Se a bagagem não couber, ele vai levar para outro lugar e entregá-la na saída. Caso você tenha outra bagagem, menor, coloque em baixo do banco da frente, como é sugerido pelas companhias aéreas. Seja ágil para não atrapalhar ninguém!

3 – Respeite as normas de segurança

Desligue o celular quando solicitarem e não volte a ligar enquanto não puder. Volte a sua poltrona para a vertical quando os comissários pedirem. Não levante quando tem que estar sentado, com o cinto afivelado. Seguir as regras de segurança é para o seu bem! Não tente arranjar uma confusão com os comissários de bordo por coisas pequenas. Isso só vai incomodar os outros!

4 – Não fique com a poltrona reclinada o tempo todo

Você sabia que isso incomoda o passageiro de trás! Fazendo isso, você tira uma boa parte do espaço dele, especialmente na hora das refeições. Tenha bom senso! Se você não for dormir, não recline sua poltrona. Isso não é necessário e evita que o passageiro de trás tenha que fazer malabarismos para ir ao banheiro, por exemplo.

5 – Sem pressa para tirar o cinto e ir embora

Quando o avião pousar, não seja apressado. A porta pode demorar cerca de vinte minutos para abrir, e não tem porque você ficar esse tempo todo na frente dela querendo ir embora. Dê espaço para as outras pessoas. Tome cuidado quando for tirar sua bagagem do compartimento superior para não machucar ninguém. Não fure filas e não empurre. Não tenha pressa! Ninguém vai prendê-lo no avião! Quando estiver saindo, agradeça os comissários e entregue fones de ouvido ou sacos de lixo.

Precisa de mais um incentivo? Quem se comporta mal em aviões pode parar no Passenger Shaming, um perfil no Instagram que recebe fotos anônimas de gente sem noção em aviões. Você pode não saber todas as regrinhas na hora de voar, mas não vá empurrar a poltrona da frente, deixar seu banco sujo, invadir o espaço dos outros ou fazer qualquer outra coisa que os passageiros nessas fotos fizeram, certo?

Você já passou por alguma dessas situações? Quer dar mais uma dica? Deixe seu comentário!

Deixe um Comentário