5 erros que podem lhe impedir de embarcar para sua viagem

Viajar de avião não é complicado como muitas pessoas pensam, mas exige uma série de cuidados e atenção por parte do passageiro. Caso ele não fique de olho em alguns detalhes, poderá colocar sua viagem em risco, podendo até mesmo ser impedido de embarcar.

No post de hoje, listamos alguns erros que podem impedir você de seguir viagem e acabar ficando bastante frustrado.

1- Não verificar o peso da bagagem

Um erro comum e que pode ser revertido antes mesmo de sair de casa, com certa antecedência, é verificar o peso e as dimensões da bagagem.

Toda bagagem é pesada, tanto a despachada quanto a de mão. Caso uma delas esteja acima do peso ou fora das dimensões exigidas (principalmente no caso da bagagem de mão), você será impedido de embarcar.

Há variações entre as companhias e você deve ficar atento no ato da compra da sua passagem, mas normalmente elas seguem os seguintes padrões:

  • Voos domésticos:  23kg de bagagem a ser despachada e 5kg de bagagem de mão. A soma do comprimento, altura e largura da bagagem de mão não pode ultrapassar 115 cm.
  • Voos internacionais: se a companhia optar por franquia por peça, cada passageiro pode levar duas peças a serem despachadas com 32kg máximos cada. Caso seja franquia por peso, a diferença é feita por classe: 40kg para primeira classe; 30kg em classe intermediária; 20kg em classe econômica. A regra da bagagem de mão é a mesma dos voos nacionais.

Deve-se lembrar ainda que há restrições para os voos internacionais. Por exemplo, líquidos devem ser levados em recipientes de corpo transparente de, no máximo, 100ml cada um e devem ser colocados em uma embalagem, sendo restrito apenas um por pessoa.

2- Não confirmar a situação de viagem do seu pet

Nós já falamos sobre como levar seus bichinhos no voo nesse post, e se você vai viajar com animais, é preciso checar as exigências tanto da companhia aérea quanto do país de destino com antecedência. Caso a situação não esteja regularizada, você não poderá levar o seu pet no voo e seu embarque poderá ser impedido.

3- Não confirmar os vistos necessários para viagem

Cada país possui uma regra de entrada para seus visitantes. Alguns deles exigem visto, que deve ser retirado na embaixada do respectivo país com antecedência, ainda antes da viagem. Caso você não tenha conseguido o visto, mesmo com a passagem na mão e o passaporte em dia, não poderá embarcar.

Veja a lista dos países que não exigem visto de brasileiros para visitantes.

4- Chegar atrasado

Uma das situações mais comuns e que te impede de viajar é chegar atrasado no aeroporto. A ANAC recomenda que, durante as Olimpíadas, se chegue com 2 horas de antecedência no aeroporto, e uma hora antes fora do período do evento.

Antes do embarque, é preciso que você despache a sua bagagem e faça seu check in, por isso a antecedência é importante, já que muitas companhias possuem diversos voos para a mesma faixa de horário, o que pode gerar grandes filas e atrasos. Caso você não consiga chegar na área de embarque no horário, será impedido de entrar na aeronave.

5- Não conferir a passagem e não fazer check in

É imprescindível que você confira os dados da sua passagem antes de viajar. Ela terá informações importantes, como o portão de acesso correspondente ao da sua companhia, bem como dados como a poltrona, horário de início e final do embarque e o aeroporto em que será o voo (principalmente para cidades com 2 ou mais aeroportos).

Outro ponto que costuma impedir os embarques é não fazer o check in prévio. Muitas pessoas acham que só comprar a passagem é o suficiente, quando isso não basta. Entre uma semana antes do voo e uma hora antes do embarque é preciso que você entre no site ou aplicativo da companhia ou compareça ao aeroporto para fazer o check in. Esse é o momento que você confirma sua presença no voo, bem como vai escolher seu assento definitivo.

Qual desses erros você já conhecia ou já cometeu durante viagens? Conte para nós nos comentários e também deixe as suas dicas.

Deixe seu comentário!