Saiba como encontrar promoções relâmpago de passagens aéreas

Quer fugir da rotina ou quer ficar mais perto de quem gosta? É hora de comprar passagens aéreas em promoção relâmpago e dar uma relaxada em destinos nacionais ou internacionais.

Para isso, você pode economizar mais e encontrar opções que cabem no seu bolso. Separamos 5 dicas imperdíveis para ter em mente antes de concluir a compra. Tenha flexibilidade e planejamento para viajar de avião pagando uma pechincha. Quer ver só? Acompanhe!

1. Entenda a lógica das companhias aéreas

Você já deve ter ouvido falar da lei da oferta e demanda, que flexibiliza o valor de um determinado serviço pelo interesse do público na compra. Não seria diferente com as companhias aéreas! As empresas vendem as passagens mais procuradas por um preço maior e as menos buscadas por um menor. Essa lógica explica por que voos de ida na sexta-feira à noite e de volta nesse mesmo horário no domingo pesam mais no seu bolso, enquanto trechos ao longo da semana, em horário não comercial, são promocionais.

Usando o comparador de preços

Agora que entende o que impera por trás das promoções das empresas aéreas, é hora de encontrar a passagem mais barata. Comece por um comparador de preços a fim de chegar ao dia perfeito. Para comparar, digite a cidade ou aeroporto de origem e retorno, preencha a data de ida e volta e clique no botão “Buscar voos” (o passo a passo também serve para o buscador Google Voos, por exemplo). Geralmente, as opções mais baratas caem no meio da semana. Que tal experimentar de terça a quinta-feira?

2. Promoção relâmpago combina com flexibilidade

Se você realmente quer viajar de avião gastando pouco, é preciso ser flexível quanto ao período da viagem. E é esse o grande segredo para encontrar promoções relâmpago de passagens aéreas!

Assim, o primeiro ponto a ser seguido é apostar em horários não convencionais, o que aumentará a gama de trechos em promoção.

Caso você queira viajar nas férias, mas ainda não saiba para onde ir, aplicativos como o Skyscanner permitem uma busca por destinos mais baratos. Ao abrir o site, vá ao campo “Para” e clique em “Qualquer lugar”. Há desde opções nacionais (como as praias do Nordeste e as montanhas do Sul), a destinos internacionais, a começar pelos “hermanos” da Argentina. Uma vez escolhido o destino, comece a verificar qual mês está mais concorrido para ter ideia do preço da passagem na alta estação. Se você tiver flexibilidade de horários, que tal tentar uma data longe de feriados e dos meses janeiro e julho? Também dê preferência a poltronas na classe econômica do avião. Um buscador de passagens é capaz de ajudar você, ainda, a decidir se é melhor gastar as suas milhas ou pagar o voo em dinheiro.

Levar menos bagagem pode baratear

Outro ponto que depende da sua flexibilidade e pode aumentar as suas chances de viajar pagando menos, principalmente dentro do Brasil, envolve a sua mala (ou malas). Estão em vigor as novas regras da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) que taxam as bagagens despachadas. Algumas empresas aéreas criaram tarifas promocionais (como a GOL e a LATAM) para quem não deseja levar uma mala pesada no avião. Se você não vê problema em embarcar com uma mochila, essa pode ser a sua chance para voar pagando menos.

3. Compre a passagem com antecedência

Se não ter uma data específica para viajar é uma mão na roda, adiantar o seu planejamento será surpreendente na hora de encontrar o bilhete em promoção. Em vez de comprar voos para a semana seguinte, comece a buscar antecipadamente — de 4 a 3 meses antes da viagem internacional ou até 40 dias antes do deslocamento no Brasil. Esse é justamente o período no qual as empresas não conseguem preencher os assentos das aeronaves. Como nem você nem a empresa querem sair perdendo, todos lucram com o seu planejamento!

Quanto quero gastar?

Falando em planejamento, a fim de encontrar as melhores promoções relâmpago, você precisa ter em mente o quanto pode gastar na viagem. Não adianta achar uma passagem extraordinária para a China se o valor extrapolará os seus gastos e o seu salário. Coloque no papel o limite de gastos apenas com o transporte e não se esqueça de calcular a temida taxa de embarque, cuja regulação muda de país para país, em caso de voos internacionais.

Taxas de embarque

Não tenha preguiça! Entre nos sites de busca várias vezes na semana até conseguir a companhia aérea mais em conta para o seu plano de orçamento. Antes de escolher a promoção, simule a compra até o fim e calcule o valor das taxas de embarque, pois elas podem encarecer muito o preço final da passagem, a depender do destino definido. Se preferir, o serviço do Google Voos também calcula o custo dos bilhetes com as taxas de embarque embutidas. Teste!

4. Acredite no preço das promoções

Você já é acostumado a fazer transações na internet e sabe que o ambiente virtual pode oferecer muita segurança. Não seria diferente na hora de comprar a sua passagem aérea em promoção, não é? Faça a procura em sites e buscadores confiáveis seguindo as dicas anteriores e você chegará aos melhores preços.

Ah, só não espere adquirir trechos longos (como de Manaus a Porto Alegre, por exemplo) por R$ 50. Geralmente, as promoções das empresas aéreas oferecem opções tão baratas para distâncias curtas (como de São Paulo ao Rio de Janeiro), em que há muito trânsito aéreo. Mas não desanime! Isso não significa que você não vai encontrar passagens imperdíveis com desconto nas companhias. Para voos dentro do Brasil, fique atento às ofertas da AZUL, aos feirões da GOL e às chamadas “Megapromos” da LATAM.

5. Não perca tempo quando encontrar a oferta

Você finalmente chegou à melhor combinação entre o destino, a data e o preço? Não perca tempo e compre logo o trecho, pois passagens em promoção relâmpago sempre são limitadas. Atente também ao fenômeno chamado yield management, que tem a ver com a lei da oferta e demanda de que tratamos na primeira dica. Cada empresa coloca à disposição do cliente passagens por diferentes preços, mas quando o número de poltronas vendidas no valor mais baixo esgota, passa-se à cobrança mais elevada.

Agora que você já está munido das melhores dicas como encontrar promoções relâmpago de passagens aéreas, que tal dividir o conhecimento com os seus amigos? Compartilhe este post nas suas redes sociais! 😉 

 

 

Deixe um Comentário