Como se hospedar de graça com o Couchsurfing

A  Couchsurfing reúne mais de seis milhões de pessoas espalhadas por cerca de 100 mil cidades ao redor do mundo. Nessa rede social, os anfitriões estão sempre dispostos a dividir o sofá de suas casas com algum viajante que precisa economizar e quer fazer novos amigos. Muito legal, né?

Neste post, vamos dar dicas sobre tudo que você precisa saber para se hospedar de graça com o Couchsurfing. Vamos lá?

1. O que é o Couchsurfing?

A rede Couchsurfing foi criada em 2004 com o objetivo de unir viajantes pelo planeta. A rede é uma ponte entre quem viaja e os anfitriões dispostos a conhecerem uma nova cultura sob a ótica de quem vive em um lugar diferente.  Para se hospedar de graça usando o Couchsurfing, você precisa se inscrever gratuitamente e criar um perfil. Depois disso, você pode oferecer sua casa para hospedar outras pessoas ou, simplesmente, se cadastrar como um “surfista de sofá”, ou seja, um viajante querendo um cantinho pra chamar de seu. Você pode conseguir desde um colchão no chão, um sofá ou mesmo um quarto privado.

Quando visitar um novo destino, é possível entrar em contato com anfitriões disponíveis e conferir se algum deles topa hospedar você. O mais legal é que essa é também uma maneira de conhecer pessoas em qualquer lugar do mundo e entender mais a rotina das cidades que você visita. Porém, é importante lembrar que o seu anfitrião abriu as portas da casa para você sem ganhar um real sequer por isso. Então, é extremamente importante se adequar às regras da casa e aproveitar a experiência para passar algum tempo com os moradores do local.

2. Quem pode participar?

Todas as pessoas que tenham mais de 18 anos podem participar do Couchsurfing. Para criar um intercâmbio ainda maior, dentro da rede social existem diversas subcomunidades que aproximam os integrantes por interesses mais específicos ou tribos diferentes, como, por exemplo, mulheres que viajam sozinhas, pilotos de avião, amantes de vinho, gamers, católicos, ateus, praticantes de yoga e por aí vai.

3. Precisa saber inglês para se hospedar de graça com o Couchsurfing?

Não necessariamente. A estrutura do site pode ser traduzida para o português, mas se você não escrever seu perfil em inglês e nem fala o idioma, você limita o seu uso, quase que exclusivamente, para brasileiros ou para falantes de Português. Por outro lado, quem está com vontade de aprender ou melhorar o inglês, pode usar o Couchsurfing como uma excelente ferramenta que coloca você em contato direto com estrangeiros que dominam o idioma.

2. Como participar do Couchsurfing?

Inicialmente, a pessoa que quer viajar de graça com o Couchsurfing precisa cadastrar o seu perfil na rede social.  Comece respondendo a algumas perguntas. Não é necessário responder a tudo de uma vez. Basta ir completando aos poucos. Quanto mais informação no seu perfil, melhor, pois são maiores as chances de você conseguir um lugar para se hospedar. O que você gosta de ouvir? Quais seus os filmes preferidos? Você gosta de ler? Qual a sua filosofia de vida? Importante: Coloque fotos! Pelo menos de 5 a 10 fotos pessoais e que mostram você fazendo o que gosta. E um detalhe: mostrar um sorriso no rosto, tanto nas fotos quanto pessoalmente, é o que faz a diferença! 😉

Já viajou de graça com o Couchsurfing? Conte para a gente nos comentários como foi a sua experiência! Para economizar na passagem você já sabe, né? www.maxmilhas.com.br

 

 

Deixe um Comentário