Quais vacinas tomar antes de viajar?

Um dos itens mais importantes do seu checklist de viagem, além do passaporte e do visto, são as vacinas que você deve tomar antes de viajar. A sua carteira de vacinação precisa estar em dia, principalmente se você for turistar por áreas endêmicas como a América Latina, África ou Ásia.

A única dose obrigatória é a da febre amarela. Contudo, é importante tomar contra a febre tifoide também. Ambas estão disponíveis nos postos de saúde e uma vez que você as toma, elas serão registradas no seu Cartão Nacional de Vacinação.

Entretanto, não basta ficar atento apenas a essas duas vacinas. Você deve verificar o calendário vacinal do Programa Nacional de Imunização do Ministério da saúde e manter a sua carteira de vacinação atualizada. Afinal, o Sistema único de Saúde (SUS) oferece doses totalmente gratuitas. Portanto, o que você está esperando?

Por onde começar?

O Certificado Internacional de Vacinação é exigido por alguns países contra determinadas doenças. Para emissão do seu certificado, vá até um dos Centros de Orientação ao Viajante da Anvisa com a sua carteira de vacinação e um documento com foto.

Como cada país possui suas particularidades, é importante verificar com o consulado – antes de ir ao Centro – e confirmar quais são as vacinas exigidas.  Informe o seu destino de viagem, pois o Centro de Orientação também irá recomendar algumas vacinas como medida preventiva, e fique atento, pois é importante que você siga essas instruções.

Além disso, alguns aeroportos internacionais possuem uma seção de saúde em que é possível tomar algumas vacinas. Alguns desses aeroportos são: Campinas (SP), Guarulhos (SP) e Galeão (RJ).

Quando as vacinas devem ser tomadas?

Existem vacinas que precisam se tomadas com antecedência. A Hepatite A, por exemplo, precisa de duas doses com um intervalo de um mês. Já a da febre amarela precisa ser tomada em até 10 dias antes da viagem. Para um atendimento tranquilo e programado, se cadastre antecipadamente no Sistema de Informações de Portos, Aeroportos e Fronteiras. Além disso, procure se informar precisamente qual o intervalo necessário para as vacinas recomendadas para sua viagem, pois algumas exigem um período de até 6 semanas para atingir a proteção esperado, e o seu Certificado Internacional só será válido a partir desse tempo.

Vacinas recomendáveis

A verdade é que há vacinas recomendadas para quase todos os destinos do mundo. Os únicos países locais mais “tranquilos” são: América do Norte, Austrália, Nova Zelândia, Japão e Europa Ocidental (a maior parte).

Entretanto, prevenir é melhor do que remediar, não é mesmo? Por isso, fique ligado na vacinação das seguintes doenças: hepatite A, hepatite B, febre tifoide, tripla viral e difteria-tétano. Por outro lado, as vacinas recomendadas que variam de acordo com o destino podem ser para prevenir meningite meningocócica A+C o A-C-Y-W135, poliomielite, encefalite japonesa, encefalite primavero-estival, febre amarela, cólera e raiva.

Por fim, outra vacina fundamental é a da gripe, pois a epidemia é global e praticamente todos os países são focos potenciais, devido à facilidade de circulação do vírus. Portanto, principalmente se você estiver dentro de algum grupo de risco, tome sua vacina contra a gripe antes da sua viagem para poder aproveitar com tranquilidade!

Um guia para seu 1º voo internacional

Confira dicas para você não passar aperto em viagens longas.

Deixe um Comentário