5 dicas para elaborar o seu roteiro de viagem de maneira eficiente e planejada

Quanto melhor as férias, mais rápido elas passam, já percebeu? Por isso, é imprescindível aprender como tirar o máximo proveito das suas!

Para vivenciar cada momento dos seus merecidos dias de folga, é preciso antes de qualquer coisa ter um bom planejamento: desde o momento de decidir o destino até a hora de voltar. Você deve ter tudo anotadinho e calculado de acordo com a realidade do seu orçamento.

E para ajudá-lo a elaborar um roteiro de viagem de maneira mais eficiente, confira as 5 dicas que preparamos para você!

Praia, campo, cidade, frio, calor, neve, exterior, interior?

Infelizmente, não dá para planejar nada antes de checar o bolso. É hora de pesquisar: consulte preços de pacotes de viagem em agências e também simule pacotes independentes. Veja o que fica mais em conta, você deve levar em consideração os serviços que valem a pena contratar em nome de mais comodidade para sua viagem.

Normalmente sites como o Trip Advisor oferecem dicas valiosas escritas por quem já se hospedou nos hotéis que você deseja. Acumule informações sobre custo de alimentação, tarifas de táxi, hospedagens e realize uma decisão segura.

De olho no dólar!

Viagens para o exterior geralmente demandam uma economia maior que deve ser iniciada pelo menos com um ano antes da viagem. Nesse caso, saber sobre a cotação do dólar é de suma importância! Acompanhe diariamente os índices e deixe para comprar seu pacote num cenário de queda da moeda norte-americana.

Nas casas de câmbio, verifique a conveniência de se fazer um cartão pré-pago para usar nas compras lá fora e fique atento a taxa de IOF! Caso chegue à conclusão de que não há expectativa de baixa do dólar tão cedo, talvez seja melhor esperar ou investir numa viagem nacional.

Reserve seus ingressos

Depois de adquirir um pacote adequado à sua realidade financeira, vem a parte mais divertida: definir o roteiro do seu passeio! Caso as suas férias envolvam visitas a parques, museus, eventos e shows, é interessante comprar os ingressos com antecedência. Você estará não só elaborando um orçamento mais em conta, como também não correrá o risco de não conseguir comprar os tickets em cima da hora. Portanto, fique atento a eventuais promoções e descontos oferecidos na internet e agências de viagem para compra de ingressos antecipados.

Faça a logística

A palavra “logística” é uma tradução do francês “logistique” e o seu significado básico é a arte de planejar e realizar vários projetos. Por mais que a ansiedade fale mais alto na hora de viajar, você sabe que não irá dar conta de ver tudo que deseja. Ou não? A princípio, não conte com os dias de deslocamento para visitar pontos turísticos ou mesmo cair na noite. Por mais que ônibus, aviões e trens sejam confortáveis, são grandes as chances do estresse habitual dos “check-ins” e, maiores ainda, as chances de sua coluna vertebral chegar em frangalhos ao destino. Aproveite esses dias para dormir, ajeitar a mala e descansar para acordar super disposto!

Não perca a hora

É chato ter que falar em horários no meio das férias, mas ficar de olho no ponteiro é essencial para não perder trens ou ônibus com destino aos roteiros que você já demarcou no mapa.  Calcule as distâncias entre as cidades que planeja visitar e veja se compensa trocar a conveniência do transporte público pela comodidade de um táxi, por exemplo. Mais importante ainda é ficar atento aos vouchers dos voos de ida e volta: você deve acrescentar ao horário do voo o tempo que irá gastar para se deslocar até o aeroporto. E lembre-se de que ao longo da viagem as companhias aéreas podem alterar os horários, informando-o através de e-mail ou celular.

Pesquisar, economizar, elaborar uma planilha de gastos, definir o roteiro de passeios e ficar atento à logística dos deslocamentos, ufa… Mas para realmente descansar e ter férias inesquecíveis, seu planejamento de viagem precisa abranger o antes e o depois. Afinal, do que adianta viajar para o destino dos seus sonhos, esbanjando nas compras, se assim que voltar para casa terá que lidar com faturas estouradas de cartão de crédito, prestações e dívidas inusitadas que poderão comprometer as suas próximas férias? Pense sobre isso!

E você, já fez o planejamento das suas próximas férias? Compartilhe com a gente o seu roteiro!

Deixe um Comentário