5 passos para entender tudo sobre compra e venda de milhas

Mesmo que você não tenha o hábito de viajar de avião, é provável que tenha ouvido falar muitas vezes em milhas aérea, que são adquiridas através de programas de fidelidade parceiros das companhias aéreas. O sistema funciona de modo que, na medida em que a pessoa vai acumulando pontos, ao chegar a um valor determinado, pode trocá-los por uma passagem aérea para onde deseja viajar ou fazer upgrades, como passar da classe econômica para a executiva, por exemplo, sem custos adicionais. Mas você sabe como funciona a transferência de pontos para uma empresa que negocia milhas aéreas?

1º passo: use seu cartão de crédito

Quando você realiza compras com seu cartão de crédito e paga as respectivas faturas, passa a capitalizar pontos como uma bonificação por sua fidelidade à bandeira da administradora. Essa pontuação fica guardada em sua conta, geralmente com prazo de expiração de dois anos, mas que pode ser utilizada para obter descontos em produtos diversos ou até adquiri-los, inclusive passagens aéreas. Ou seja, quanto mais você utilizar seu cartão de crédito, mais pontos terá em sua conta de cliente.

2º passo: transfira os pontos para um programa de fidelidade

Caso você deseje adquirir milhas aéreas, basta transferir seus pontos para um programa de fidelidade o qual tenha cadastro (exemplo: TAM Fidelidade, SMILES e TudoAzul, a qual vai negociar as passagens com os clientes cadastrados). Esta empresa serve como intermediadora e vai gerenciar seus pontos por meio de um programa de fidelidade. Isso pode ser feito diretamente por você na Internet ou entrando em contato com a administradora de seu cartão de crédito, solicitando que seja feita a transposição de pontos para o cadastro pessoal na empresa.

3º passo: troque por passagens aéreas

Para resgatar passagens aéreas pelo programa de fidelidade, você poderá acessar a loja virtual do próprio programa ou o e-commerce da empresa aérea e, na hora de comprar a passagem aérea, clicar no espaço onde indica que pretende aproveitar suas milhas aéreas (ou pontos do programa). Os cálculos, em geral, são feitos automaticamente.

4º passo: compre milhas

Às vezes, o valor das passagens aéreas para o destino desejado é mais alto do que o montante de pontos que você possui em sua conta do programa de fidelização. Neste caso, será possível comprar mais milhas para completar seu saldo, de modo que se consiga o valor mínimo para adquirir as passagens. Cada programa funciona de uma forma, atribuindo limites mínimos e máximos de milhas para aquisição (o que, em geral, varia entre 1.000 e 40.000 milhas).

5º passo: venda suas milhas

Além de deixar de gastar dinheiro com as milhas, existe uma maneira de ganhar dinheiro com elas, que é através de sua venda, o que pode ser facilmente conseguido por meio dos sistemas das empresas especializadas. Neste caso, estas companhias adquirem a milhagem dos clientes cadastrados nos programas de fidelidade e as revendem, como passagens aéreas, para outras pessoas que aproveitarão o benefício em data mais próxima, ou no caso da MaxMilhas, que fazem a intercessão entre quem está interessado em vender e aqueles que desejam comprar. Trata-se de um método seguro e bastante cômodo para você ganhar dinheiro com as milhas que não for utilizar.

Se você gosta de viajar bastante ou está planejando um passeio para outro país, por exemplo, pode ser muito vantajoso monitorar suas compras feitas com cartão de crédito e verificar os pontos que tiver acumulado, de maneira que possua a quantidade certa de milhagens para trocar por passagens aéreas. Tudo isso poderá ser feito a custo zero! Ou, se você quiser, poderá lucrar com a venda de sua pontuação. O que está esperando para aproveitar tantos benefícios?

 

Deixe um Comentário