Como fazer a sua mala de viagem de forma enxuta e compacta

Viajar é uma das melhores coisas da vida, pois assim respiramos novos ares, nos libertamos dos hábitos cotidianos e conhecemos novas paisagens. Desse modo, pensamos que não faz muito sentido levarmos todo nosso guarda-roupas e um arsenal de calçados e acessórios, pois a intenção de uma viagem é justamente o despojamento e a liberdade. Como se deslocar e se sentir livre em uma viagem carregando o peso de tantas peças? Mesmo em viagens a negócios, é possível fazer uma seleção de roupas e compor uma mala com o estritamente necessário. Nesse texto, daremos dicas de como fazer sua mala de viagem de forma enxuta, sem que nada falte e nada esteja lá sem necessidade. Acompanhe com a gente!

Você deve responder a pergunta: “Qual é o tipo de viagem?”

A mala para uma viagem à praia é totalmente diferente da mala para uma viagem à Europa que, por sua vez, são diferentes da mala para uma viagem ao campo. Enfim, para saber o que levar, é preciso ter em conta para onde você está indo e quanto tempo ficará em seu destino. Além disso, é preciso saber o clima do local e quais serão as atividades feitas nesses lugares. O clima é quente, frio, agradável? Você irá à praia, visitará museus, caminhará pela cidade ou escalará montanhas? Você ficará uma, duas ou três semanas? Fica evidente que para cada uma dessas situações a mala contará com roupas diferentes. Veja quais são as principais peças para cada uma dessas situações:

Praia: Shorts, bermudas,  saias, vestidinhos, camisetas, biquínis, sunga, roupas íntimas, cardigã levinho, calças de tecido leve, pijama, sandálias, chinelo.

Cidade: Calça jeans, calça social, camisas, blusas, vestidos, saias, casacos, roupas íntimas, pijama, sapatos, tênis, chinelo.

Campo: Shorts, camisetas, calças de tecido leve, casacos quentes para a noite, roupas íntimas, pijama, tênis, chinelo.

A quantidade dependerá do tempo da viagem, mas é possível fazer o cálculo de um look para cada dia de viagem, incluindo dois looks a mais, no caso de imprevistos. É preciso lembrar também que certas peças poderão ser utilizadas mais de uma vez. Por exemplo, uma calça jeans poderá ser usada até 3 vezes, variando apenas a camisa. O mesmo também vale para saias e shorts. Sempre opte por peças que possam combinar com as outras peças escolhidas.

Arrumando a mala!

A ordem de colocação das peças ao arrumar a mala é determinante para que ela fique compacta e comporte tudo o que foi selecionado. Siga essa ordem:

  1. Coloque primeiro as calças esticadas no fundo da mala com as pernas para fora. Ao final da arrumação da mala, as pernas das calças virão por cima, cobrindo todo o conteúdo.
  2. Depois das calças, coloque bermudas e shorts.
  3. Coloque os vestidos esticados e com o mínimo de dobras. Será feito com eles o mesmo que foi feito com as calças.
  4. As camisetas e os pijamas devem ser dobrados, enrolados e colocados nos cantinhos da mala.
  5. As roupas íntimas devem ser guardadas dobradas em sacos de pano ou TNT, para que sejam encontradas mais facilmente.
  6. Os sapatos devem ser colocados em saquinhos plásticos para proteger as roupas dos solados sujos e colocados em um compartimento separado da mala.
  7. Depois de tudo colocado, cubra o conteúdo da mala com a dobra das calças e dos vestidos. Se estiver levando um casaco para o frio, coloque-o por cima de tudo e feche a mala!

E então, aprendeu como você deve selecionar as peças para a viagem e como organizá-las em uma mala enxuta? Isso fará toda a diferença durante a sua viagem, pois você se sentirá livre, leve e solto para os passeios que surgirem e, é claro, estará sempre bem vestido e com tudo em mãos. Boa viagem!

Deixe um Comentário