O que você precisa saber para fazer sua primeira viagem de avião?

Viajar de avião ainda está no imaginário de muitas pessoas. Porém, com as promoções das cias aéreas, formas de acumular milhas e novos modelos de negócio que possibilitam com que as pessoas consigam comprar suas passagens com mais economia, estão popularizando as viagens de avião.

Porém, para muitas ainda é confuso todo o processo da primeira viagem. No post de hoje vamos dar algumas dicas e esclarecer as principais dúvidas.

Comprando a passagem aérea

Em primeiro lugar você deve comprar a sua passagem aérea. Uma série de companhias realiza o mesmo trajeto, de forma que você poderá pesquisar e escolher qual delas irá usar para chegar ao seu destino.

De modo geral, são poucas as diferenças entre uma companhia e outra, muitas vezes relacionadas a serviços de bordo e programas de fidelidade.

Veja alguns detalhes aos quais você deverá ficar atento ao ver a sua passagem:

  • O preço da passagem não é fixo! As companhias funcionam com um sistema de oferta, demanda e proximidade da data da viagem. Quanto menos pessoas estiverem procurando por aquele trecho, menores são as possibilidades de taxas altas.
  • O valor da passagem que você vai comprar será acrescido da taxa de embarque cobrada pelos aeroportos, fique atento a isso!
  • Não compre por impulso. Saiba a data certa da viagem, pois as cias aéreas cobram uma taxa de remarcação e de cancelamento.
  • Após a compra será gerado um código localizador. Guarde essa identificação, pois é com ele que você conseguirá verificar a sua reserva e fazer o check in.
  • Ao comprar a sua passagem, você pode verificar a sua reserva no site da companhia aérea. O seu assento será escolhido na hora do check-in.
  • Algumas companhias são filiadas a sistemas de fidelidade. Cadastre-se e você poderá acumular milhas que poderão ser usadas em outras viagens.

Check in

Outro passo importante é o check in. Ele é uma espécie de confirmação de que você irá mesmo viajar e pode ser feito, em algumas companhias aéreas, a partir de uma semana antes da viagem pelo site ou aplicativo da companhia até uma hora antes do embarque.

É neste processo que você escolherá o assento definitivo na aeronave e também gera o seu cartão de embarque.

Caso você não tenha feito o check in em casa, poderá fazer no atendimento ao cliente das companhias aéreas no aeroporto.

Verifique as condições de bagagem

Antes de viajar, verifique as condições de bagagem de cada companhia. Apesar de a maioria delas seguir as mesmas normas para voos domésticos e internacionais, pode haver alguma diferença em relação aos pesos e dimensões das malas e bagagens de mão e o que pode ser levado ou não em cada um dos casos. No momento da compra e do check in, elas informam o que é permitido tanto na bagagem despachada quanto na de mão.

É importante que isso seja visto, pois caso haja alguma irregularidade, você pode acabar comprometendo a sua viagem.

Uma dica básica é: tudo que for quebrável, frágil e de valor deve ir na bagagem de mão.

Documentos que precisam ser levados

Para embarcar, você deve estar com seu cartão de embarque e documento original com foto nos voos domésticos. No caso de voos internacionais, é preciso o passaporte, visto (caso o país exija) e carteira de vacinação (caso o país tenha exigência de determinadas vacinas para sua entrada no país).

Chegue com antecedência no aeroporto

Uma dica valiosa é: chegue com antecedência no aeroporto. Isso porque há um horário máximo de embarque (normalmente 20 minutos antes da decolagem) e você ainda poderá enfrentar fila caso for despachar mala e fazer check in.

O recomendado é que você chegue, no mínimo, 1 hora antes do voo.

Mais seguro agora? Ainda ficaram dúvidas sobre sua primeira viagem de avião? Conte para gente nos comentários quais são as suas questões!

Deixe seu comentário!