5 cidades históricas para conhecer em Minas Gerais

 

Dessa forma, Minas Gerais oferece atrações de natureza histórica, natural e cultural. A diversidade do estado é considerada um dos patrimônios mais importantes do país e vista como uma riqueza brasileira.

Valorizando o nacional

Antes de explorar o mundo, que tal conhecermos e nos apaixonarmos pelo nosso próprio país?

Nesse sentido, conhecer Minas Gerais é uma boa pedida: é como viajar no tempo e conhecer uma parte importante da história do Brasil, tendo o prazer de vivenciar o que apenas se aprende nos livros.

Interessado pela parte histórica de Minas Gerais? De fato, o acervo arquitetônico e artístico é incomparável. A preservação da história do estado é única e merece toda a atenção dos brasileiros!

5 cidades históricas que você deve conhecer em Minas Gerais

Minas Gerais passou por etapas marcantes em sua história: o ciclo do ouro e a escravidão são exemplos, mas o estado também é conhecido pela ideia revolucionária da Inconfidência Mineira. Mesmo que você não lembre totalmente desses temas, pode redescobrir o Brasil através de uma viagem.

Mas quais cidades históricas devem fazer parte de um roteiro de viagem ao Estado mineiro? Reunimos algumas sugestões que farão qualquer turista se apaixonar:

1 – Congonhas

A cidade fica a 78 quilômetros de Belo Horizonte e é também chamada de “Cidade dos Profetas”, pois nela está sediado um dos Patrimônios Culturais da Humanidade: o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

O santuário foi obra de Antônio Francisco Lisboa, o famoso Aleijadinho. Turistas do mundo inteiro são atraídos pela escultura como um todo, mas principalmente para admirar os 12 profetas esculpidos em pedra sabão. O santuário é uma parada obrigatória para quem está visitando a cidade.

Outro destino é a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, construída por escravos e datada como a mais antiga da cidade.

Para quem quer admirar a natureza, pode apostar no Parque da Cachoeira. E para aprender mais sobre a história do local, pode conhecer o Museu da Imagem.

2 – Diamantina

Lembrada como a terra natal do ex-presidente Juscelino Kubitscheck, Diamantina está localizada ao norte de Minas Gerais, no Vale do Jequitinhonha.

A cidade também possui acervos históricos importantes do Brasil, através de conjuntos arquitetônicos e igrejas que apresentam a arte barroca.

Diamantina faz parte do roteiro mais rico do país, integrando o circuito da Estrada Real. A cidade é bastante conhecida por suas serestas e pela vesperata, evento noturno ao ar livre com músicos se apresentando de janelas e sacadas de casarões antigos.

O mercado popular é outro local turístico da cidade. Dela também é possível apreciar o horizonte!

3 – Ouro Preto

É a principal e mais conhecida cidade histórica de Minas Gerais. A arquitetura barroca também faz parte da riqueza do município. Os museus e as igrejas são de encantar!

Ouro Preto foi a primeira cidade brasileira a receber o título de Patrimônio da Humanidade, pois é recheada de uma cultura e história que transportam os turistas da época da escravidão até o momento da Inconfidência Mineira.

A dica é percorrer a pé as ruas de pedra e se deliciar com a história do local.

4 – São João Del Rei

Também é uma das mais importantes cidades históricas de Minas Gerais. São João Del Rei é palco de patrimônio cultural artístico da era colonial, além da terra natal de Tiradentes e do ex-presidente Tancredo Neves.

Pontos turísticos importantes são as igrejas de Nossa Senhora do Pilar e São Francisco de Assis. Casas coloniais e construções no núcleo histórico são paradas obrigatórias.

Uma dica é realizar a viagem na Maria Fumaça em direção à cidade de Tiradentes, para que seja possível admirar a paisagem.

5 – Tiradentes

Importante município para Minas Gerais, Tiradentes é o local preferido de muitos viajantes: história, arte, cultura e culinária reúnem-se de forma harmoniosa.

A arte barroca e as memórias da Inconfidência Mineira são encontradas nesta cidade, tornando-a também um Patrimônio da Humanidade.

As dicas de turismo envolvem o passeio de Maria Fumaça que tem como destino São João Del Rei, a Mostra de Cinema e o Festival de Gastronomia e Cultura, além de paradas em pousadas coloniais e pelo centro.

Já visitou algumas dessas cidades históricas de Minas Gerais? Deleite-se com todo o charme mineiro e aproveite as dicas do nosso blog!

Comentários

Deixe um Comentário