O que fazer no Pantanal?

O Pantanal é muito conhecido por suas plantas aquáticas, que formam um bonito visual nas águas da região. Mas há muito mais para ver e fazer por lá. Veja algumas sugestões!

Confira dicas de passeios em Pantanal

Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense

Quem viaja ao Pantanal busca entrar em contato com a natureza e ver de perto algumas espécies de animais, não é mesmo? O Parque Nacional proporciona exatamente isso aos turistas. Em seus 135 mil hectares vivem onças pintadas, capivaras, jacarés e cervos. Para conhecer o local, é necessário planejamento: para fazer um dos passeios de lancha, que duram um dia, é preciso solicitar autorização com 15 dias de antecedência. O passeio é especialmente interessante para quem viaja ao Pantanal quando as planícies não estão alagadas (entre abril e setembro), porque é mais fácil de ver os animais.

Passeio a cavalo

Os passeios a cavalo são amplamente recomendados para quem viaja ao complexo do Pantanal. Assim, é mais fácil fazer as trilhas da região e conhecer de perto as belas paisagens do local. Para quem se interessar, também há a possibilidade de acompanhar a cavalo o manejo do gado. Estes passeios podem ser feitos em qualquer época do ano, mas entre os meses de abril a setembro, as condições do solo são mais favoráveis.

Safári Fotográfico

Viajar para o Pantanal é, sem dúvidas, uma excelente oportunidade de voltar para casa com fotografias incríveis. Quem faz o Sáfari fotográfico tem ainda mais oportunidades. Durante o passeio pelas matas da região, feito em picapes e caminhões adaptados, os turistas têm chances de ver e fotografar sucuris, tamanduás e veados, entre outros animais. As espécies avistadas dependem do horário escolhido para o passeio.

Forte Coimbra

Que tal aproveitar a viagem para conhecer um pouco da história do Brasil? O Forte Coimbra é uma construção portuguesa, erguida durante o século XVIII. No Forte, que representou um ponto estratégico na Guerra do Paraguai, estão a  base do Exército e um hotel militar. Vale a pena visitar este ponto turístico pela sua paisagem exuberante e também pelo seu museu – que expõe armas e documentos que contam a história da Guerra do Paraguai.

Casa do Artesão

Para conhecer mais da cultura da região e comprar algumas lembranças do Pantanal, a dica é visitar a Casa do Artesão. O prédio, que funcionou como presídio Estadual entre 1905 e 1970, conta com uma exposição de obras de mais de 30 artesãos.

Para fazer as esculturas vendidas no local, os artesãos usam matérias-primas como sementes, argila e couro de peixe. São peças produzidas por artistas locais e a partir de materiais da região! Uma ótima ideia de presente para amigos e familiares, já que são uma boa representação da cultura do Pantanal.

Quais destes passeios no Pantanal parecem mais interessantes para você? Conte para a gente nos comentários!

Comentários

Deixe um Comentário