Taj Mahal: história e curiosidades desse palácio

Deseja conhecer mais sobre Taj Mahal? Aqui, contamos mais sobre a história e curiosidades sobre esse monumento.

A Índia é um destino com muitos contrastes e com uma cultura muito diferente da nossa. Desde a religião e o culto a animais sagrados, passando pela gastronomia com temperos exóticos até as divisões de castas, a Índia é um lugar surpreendente e muito interessante de se conhecer.

Mas, quando pensamos em Índia, um dos principais ícones que se destaca é sem dúvida alguma o Taj Mahal. Conheça um pouco sobre a sua história e algumas curiosidades deste monumento no texto de hoje. Confira:

Uma bela história de amor

Localizado em Agra, a construção do Taj Mahal é considerada uma das mais importantes da história da humanidade, e é também a mais bela prova de amor já conhecida até hoje.

Durante muito tempo, o reinado do monarca Shah Jahan foi de muita prosperidade e tranquilidade. Dentre as várias esposas do rei, a predileta era Aryumand Banu Begam, que passou a ser chamada por Mumtaz Mahal, “a eleita do palácio”. Mas durante o nascimento de seu décimo quarto filho, a rainha não resistiu e morreu durante o parto. Ao longo de 2 anos após sua morte, não houve manifestações de alegrias, nem festas nem comemorações por todo o reino.

O rei, desolado e desamparado, ordenou então que fosse construído um monumento — um enorme mausoléu — que deveria abrigar o corpo de sua amada, para que o mundo não fosse nunca capaz de esquecer o enorme amor que sentia por ela. Shah Jahan não mediu esforços para que a sua homenagem fosse concluída.

As maiores riquezas do mundo em um só lugar

Em sua construção simétrica e devidamente enquadrada dentro de um jardim, o Taj Mahal reúne as maiores riquezas do mundo em um só lugar. Temos ali o mármore fino e branco da Índia, Lapis Lazuli do Afeganistão, Jade e cristais da China, Safiras do Ceilão, Turqueza do Tibet, Ametista da Pérsia, Ambar do Oceano Índico e ágatas do Yemen.

O rei adoece e morre

Depois de 5 anos que a construção foi concluída, o rei adoeceu e seu filho Aurangzeb assumiu o império. Durante sua enfermidade, Shah Jahan ficava contemplando e admirando o Taj Mahal e se lembrando dos dias felizes que teve ao lado de sua amada. Quando morreu, nada mais justo que fosse enterrado ao lado de sua esposa, sendo essa a única quebra de simetria de toda a construção.

Curiosidades diversas

  • É muito comum ouvir a história de que o rei queria construir seu próprio mausoléu todo em mármore negro, ao lado do Taj Mahal, e eles seriam ligados através de uma ponte de ouro. A construção nunca sequer foi projetada, não sabendo de fato se esta história é realmente verdadeira;
  • Considerado patrimônio da humanidade, atualmente, a preservação do Taj Mahal é responsabilidade de historiadores, restauradores e arquitetos;
  • Dependendo da intensidade da luz do sol ou da iluminação da lua à noite, o Taj Mahal apresenta cores diferentes e seus quatro lados são perfeitamente idênticos;
  • Foram precisos mais de 20 mil homens para construir o palácio e mais de mil elefantes foram utilizados durante os seus 22 anos de construção.

Com toda esta história de amor por trás de uma das maiores construções do mundo, com muros cobertos por inscrições tiradas do Alcorão, e com seus jardins maravilhosos que simbolizam o paraíso para os islâmicos, o Taj Mahal é parada obrigatória de mais de 3 milhões de turistas por ano quando o destino em questão é a Índia!

E você, já conhece o Taj Mahal? Sabe de alguma outra curiosidade? Conte pra gente! Quer viajar com mais economia? Pela MaxMilhas, você encontra passagens aéreas econômicas. Acesse e viaje muito mais.

Deixe seu comentário!