Inicialmente, para quem nunca vivenciou a experiência, a ideia de viajar sozinho(a) pode parecer um pouco desafiadora. Porém, viajar só pode proporcionar vivências incríveis e diferenciadas. A gente preparou algumas dicas para você aproveitar tudo com muito mais segurança.
1. Hospede-se em um local seguro
Para descobrir se o hotel ou hostel que você irá se hospedar é confiável pesquise e leia depoimentos de pessoas que já se ficaram nesses lugares. Dê uma atenção especial para as opiniões, pois, assim, você terá uma noção de como vai ser a sua experiência naquele local.
2. Enxugue o volume da mala
Quanto mais objetos você levar, mais difícil será transportar sua mala. Principalmente em viagens estilo mochilão: quanto mais leve a mala, mais prático o transporte. Fazer a mala e ter que deixar algumas coisas de lado pode parecer desesperador, mas é importante ser objetivo e levar apenas o que for realmente útil.
3. Escolha do destino ideal
Seguramente, você já tinha um objetivo em mente quando decidiu viajar. Por isto, a escolha certa acontece a partir das opções que cada destino pode oferecer. Se o turista for um adolescente e o objetivo for lazer e estudo de idioma, alguns destinos são mais recomendados, como opções de lazer nos EUA e escolas no Canadá. Já se o intuito for vida cultural bem agitada, alguns locais da Europa são os mais recomendados, como Londres, Berlim e Paris. Portanto, para a escolha do destino é primordial que o viajante trace seus objetivos e opte por aquele que mais oferecer vantagens.
4. Administre bem o seu dinheiro
Planeje bem quanto vai precisar e mantenha um pouco de dinheiro vivo com você. Lembre-se que estará está viajando sozinho (a), nem todos os lugares aceitam cartões e encontrar um banco 24h pode ser uma tarefa difícil. Nas viagens internacionais, você precisa desbloquear seus cartões no banco para usá-lo fora do país.
5. Planeje alguns detalhes com antecedência
Para quem deseja economizar, depois de decidir o destino, a dica é pesquisar para saber qual é a alta ou baixa temporada do local e, pelo menos dois meses antes, comprar as passagens áreas e reservar hospedagem para ter mais chances de conseguir tarifas baixas.
6. Nunca se esqueça dos documentos
Cheque com antecedência quais são os documentos necessários para o destino escolhido, como, por exemplo, passaporte e visto. É imprescindível, também, ter em mãos todos os seus documentos para fugir de possíveis confusões por estar sem eles, principalmente, em destinos internacionais.
7. Porte os telefones úteis
Para o caso de alguma urgência, sempre tenha em mãos telefones úteis, como, por exemplo, do lugar onde está hospedado, o da embaixada brasileira e polícia turística para viagens internacionais. Não deixe de contatá-los em caso de dificuldades.
8. Faça um amigo local
É uma boa dica para ter um guia turístico que entende tudo sobre aquele lugar e também uma companhia para os momentos em que você se sentir só durante a viagem. Até os destinos mais conhecidos podem guardar opções de turismo que somente pessoas locais conhecem.
9. Domine o idioma local
Se o seu destino for fora do país, dominar pelo menos o básico do idioma local é de suma importância, visto que você estará sozinho e provavelmente precisará pedir informações aos moradores. Se o seu destino é a França, por exemplo, é bom saber que o país é um pouco resistente ao inglês, principalmente nas cidades menores e afastadas de Paris. Saber um pouco do idioma e ter um dicionário com palavras úteis dentro da bolsa facilitará sua estadia.
Gostou do conteúdo? Que tal colocar essas dicas em prática? Planeje sua viagem com a gente. Encontre passagens com desconto.