Descubra agora como aproveitar Porto Alegre

Está pensando em viajar para o Sul do Brasil? Continue a leitura deste artigo e entenda de vez por que Porto Alegre é um destino imperdível!

O que você já sabe sobre Porto Alegre? A capital gaúcha é uma cidade de múltiplas faces e culturas, com opções turísticas e gastronômicas para todos os gostos. Viajar para lá é uma boa para quem está planejando uma estadia mais longa e até para aqueles que desejam aproveitar um feriado ou ficar alguns dias antes de visitar os atrativos da famosa Serra Gaúcha.

Para ajudar você a entender por que Porto Alegre é um destino imperdível, reunimos, neste artigo, os principais motivos que fazem da cidade tão especial, bem como dicas importantes de viagem. Vamos lá?

 

História de Porto Alegre

A cidade de Porto Alegre foi fundada em 26 de março de 1772. No entanto, o povoamento local começou ainda nas décadas anteriores, com a chegada de 60 casais portugueses trazidos por meio do Tratado de Madri.

A partir de 1824, Porto Alegre passou a receber imigrantes de todo o mundo, sobretudo alemães, italianos, espanhóis, poloneses, judeus, libaneses e africanos. A mistura de origens étnicas, religiosas e linguísticas faz do destino uma cidade cosmopolita e bastante plural. Foi com essa base que a capital, localizada em meio a uma região formada por extensas planícies, construiu sua história.

Um dos principais marcos aconteceu no século XIX, com a chamada Guerra dos Farrapos — que visava a independência em relação ao império português. O conflito, mesmo sufocado, ficou gravado para o gaúcho e é até hoje cantado em hinos, comemorado em desfiles anuais e homenageado em nomes de parques e ruas.

O que faz de Porto Alegre tão especial

A Capital do Rio Grande do Sul acumula prêmios e reconhecimentos em aspectos como saúde, transporte e meio ambiente. Um de seus destaques mais importantes é o fato de ter sido eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU) como a metrópole número 1 em qualidade de vida no Brasil — título que foi concedido em 1998, 2001 e 2003.

Porto Alegre também é um importante e movimentado polo de serviços e de infraestrutura. Abriga sedes de grandes empresas nacionais e de todo o mundo, além de ser um dos principais destinos de eventos internacionais no Brasil. Na região central as construções históricas, os museus e os centros culturais reforçam o ar culto da metrópole.

Passear pelo Centro Histórico, passar uma tarde no Parque da Redenção e almoçar em uma churrascaria de tradição são apenas algumas das atrações que fazem de Porto Alegre uma cidade tão especial para seus habitantes e para os turistas. No próximo item, falaremos sobre essas e outras dicas imperdíveis de passeios.

Atrações mais conhecidas para visitar

Parque da Redenção

O Parque da Redenção (originalmente Parque Farroupilha) é um dos pontos mais tradicionais de Porto Alegre e abriga monumentos, minizoo, orquidário, pedalinhos e demais atrações. O local, que é um dos motivos pelos quais a cidade é considerada uma das mais arborizadas do Brasil, também é palco do Brique da Redenção e da feira de artesanato e antiguidades que acontece todos os domingos.

Mercado Público

Foi inaugurado em 1869 e continua sendo um dos principais centros de compras (sobretudo de alimentos) da cidade. Localizado em um prédio que faz parte do Patrimônio Histórico da capital gaúcha, o Mercado Público abriga bancas com produtos tradicionais do Sul, como erva, charque e demais iguarias. Passar por lá é ter a oportunidade de voltar de viagem com diversos itens e lembranças típicas da cidade.

Orla do Guaíba

Um passeio praticamente obrigatório (e do qual os porto alegrenses têm muito orgulho) é contemplar o pôr do sol às margens do Lago Guaíba. Aos fins de semana, a avenida Beira-Rio que cerca o lago é fechada para os carros. Isso permite que os pedestres, ciclistas e skatistas se divirtam com segurança e à vontade enquanto observam o sol desaparecer no horizonte.

Estádios do Grêmio e do Internacional

Os amantes do futebol não podem deixar de separar um tempinho para conhecer os estádios dos dois times mais famosos do Sul: o Grêmio e o Internacional.

A Arena do Grêmio fica próxima ao Aeroporto Salgado Filho. Por lá, é possível visitar o Museu do Grêmio e fazer um tour pago pelos vestiários, corredores e interiores. Já a casa do Internacional, o Estádio Beira-Rio, está localizado às margens do Guaíba e também oferece visita guiada, além de contar com um museu e loja de artigos do time.

Melhor época para viajar para Porto Alegre

O clima de Porto Alegre é altamente variável, composto por chuvas regulares e bem distribuídas ao longo do ano. As temperaturas ficam amenas no outono — estação mais seca, com dias mais quentes e noites bastante frescas —​ e os dias mais floridos durante a primavera.

No verão as tardes são bastante quentes e úmidas. No inverno os dias podem amanhecer com os termômetros marcando graus negativos. No entanto, é justamente na época de frio que a cidade oferece suas principais atividades culturais.

Agora, se você está se perguntando qual é a melhor época para conhecer a capital gaúcha, saiba que estamos falando de um destino que pode ser visitado durante todo o ano, a depender da sua programação. Veja alguns fatores que podem ajudar na decisão:

  • os meses mais quentes, em média, são janeiro, fevereiro, março e dezembro;
  • os meses mais frios são junho e julho;
  • as chuvas costumam ser mais acentuadas nos meses de julho, agosto e setembro.

Ponto forte da gastronomia local

É impossível falar de Porto Alegre sem mencionar o prato principal da gastronomia gaúcha, certo? O tradicional churrasco assado na brasa tem suas origens na época dos tropeiros, compartilhando a cultura e a tradição com os países vizinhos Uruguai e Argentina. Se você gosta de carnes de qualidade, precisa passar em um restaurante local que ofereça rodízio completo, com direito aos cortes mais saborosos.

Entre as comidas típicas do sul bastante encontradas em Porto Alegre estão o arroz de carreteiro com charque ou carne seca, a polenta frita, o capeletti in brodo (herança dos colonos italianos) e a dobradinha (comida forte e que costuma ser consumida no inverno).

Quanto às sobremesas, ganham destaque a ambrosia, o sagu, as cucas e o doce de abóbora e coco. Podemos concluir que a gastronomia local, bem como seus pontos fortes, têm influência direta dos imigrantes que se instalaram na cidade desde seus primórdios. Quando estiver por lá, não deixe de explorar a variedade de sabores!

Com todas essas dicas e informações, ficou fácil entender por que Porto Alegre deve entrar para o seu próximo roteiro de viagens, não é mesmo? Sendo assim, considere o que foi abordado no artigo para aproveitar e explorar os atrativos da capital gaúcha da melhor forma possível. Boa viagem!

Pensando em ir para Porto Alegre ou outro destino de avião? Se é a sua primeira vez, não se preocupe! Continue com a gente e acompanhe um artigo que vai ajudar a tirar essa experiência de letra

Comentários

Deixe um Comentário