* Por Felipe Arimateia
Eu estudei inglês por bastante tempo e sempre tive uma dificuldade na hora de falar. Até que um dia compartilhei com a MaxMilhas esse sonho de fazer um intercâmbio e falar inglês no dia a dia.
Assim, eu e a MaxMilhas planejamos juntos a realização desse sonho. Como destino, escolhemos Vancouver, no Canadá, considerado um dos melhores países para se estudar inglês. Planejamos uma viagem de 3 meses, então, tirei um mês de férias e os outros dois trabalhei remotamente. E no dia 10 de Janeiro de 2020, esse sonho começou a se tornar realidade.
Chegando em Vancouver
Um dos maiores medos que eu tinha em relação ao Canadá era o frio, mas sempre ouvi falar que Vancouver não tinha o inverno rigoroso como em Toronto. Quando cheguei, estava um dia ensolarado e bonito. Ótimo! Mas a alegria durou pouco. Dois dias depois, Vancouver teve uma semana rigorosa de frio ⛄.
Explorando cada canto
Vancouver é uma cidade turística e sabe explorar bem suas belezas naturais. O primeiro lugar que visitei foi o Stanley Park, onde aluguei uma bicicleta e passei a manhã pedalando pelo parque e pelas trilhas dentro da floresta.
Outro lugar que adorei visitar foi o Capilano Bridge, uma ponte suspensa de 140m de comprimento e 70m de altura sobre o rio Capilano. O interessante é que além de atravessar a ponte, que é a maior atração desse passeio, vocêtambém pode andar pelas copas das árvores. É claro que eu não ia perder a chance de colocar em prática um dos verbos da MaxMilhas, o Arriscar. Sobrevivi e deu no que deu: uma experiência realmente incrível 🙂
Claro que não deixei de visitar as montanhas. Durante o inverno, as atrações são os esportes na neve. Visitei a Grouse Motain e lá você tem uma vista linda de Vancouver e do Sol.
Também visitei Whistler, ao norte de Vancouver, onde fica uma das maiores estações de ski da América do Norte e foi sede dos Jogos Olímpicos de Inverno.Se você gosta ou pretende praticar esportes na neve, super recomendo.
Intercâmbio
Se você estiver aprendendo um novo idioma ou quer aprender mais sobre a cultura de outro país, o intercâmbo é a melhor medida. Para mim não foi só o privilégio de estudar o inglês, mas de conhecer pessoas de vários outros paises.
A escola em que estudei é uma da melhores de Vancouver, com atividades dentro e fora da sala de aula. Na sala de aula você tem uma diversidade de culturas e a única forma de comunicar-se era falando inglês. Assim, acabei perdendo a vergonha de falar.
Eu também tive o privilégio de morar com uma família canadense e durante o jantar, que é a principal refeição do canadense, era o momento de aprender mais sobre a cultura canadense e praticar o inglês.
Durante esse período, conheci pessoas de várias partes do globo terrestre, e as sexta-feiras eram dedicadas a conhecer uma culinária diferente. Então me aventurei pela culinária coreana, mexicana, vietnamita, australiana e, claro, apresentei o churrasco brasileiro para todos.
Uma dica que vou deixar aqui: não seja tímido, não tenha vergonha de falar inglês. Em Vancouver, as pessoas sabem que você está lá para aprender e vão ser pacientes com você. Faça o máximo de colegas que conseguir, assim você terá companhia para sair e praticar o inglês.
E agora…
Meu principal objetivo, que era perder o medo de falar inglês, eu conquistei. Ainda aprendi um pouco de coreano, japonês e espanhol, fiz novos colegas e aprendi mais sobre outras culturas.
E agora fica a continuidade dos estudos, o planejamento de voltar em Vancouver no verão com minha família, que ficou aqui no Brasil e me deu todo suporte que precisei.
Um agradecimento especial para a minha esposa, que cuidou dos nossos filhos, à MaxMilhas, que me ajudou a realizar esse sonho, e aos meu colegas de trabalho pelo suporte no trabalho remoto, com o fuso horário de 4 horas.
*Felipe Arimateia é Head of Mobile na MaxMilhas, especialista no desenvolvimento de aplicações mobile, viciado em séries e pai da Maria Clara e do João Felipe.