Mesmo em uma viagem para relaxar, dores de cabeça podem acontecer. Por isso, saiba o que você deve fazer se sua bagagem for danificada no voo. Prefere escutar o conteúdo? É só clicar no play! 😉
Percebi uma avaria na minha mala: e agora?
O primeiro passo para evitar problemas é justamente a precaução. Antes de viajar, tire foto de cada detalhe da sua mala: rodinhas, estrutura, tecido e também do conteúdo… Estes detalhes podem servir de provas caso haja resistência da companhia aérea para verificar as avarias ou furtos. Mas aí você acabou de pousar no aeroporto e foi direto para a sala de desembarque. Enquanto as malas vão rodando na esteira, você vê a que te pertence e verifica que há um dano – ou até uma violação da bagagem. O que fazer neste momento? Aproveite que você já está na área de desembarque e procure um representante da companhia aérea que viajou para reclamar. Comunique para ele sobre os danos que percebeu em sua bagagem solicite a realização de um protesto.
AZUL: como proceder com bagagem danificada
A AZUL solicita que os passageiros com bagagens danificadas façam o protesto imediatamente após o voo. Em voos domésticos, o retorno da empresa é em 7 dias. Para internacionais, são 21. A companhia também coloca um teto máximo de restituição para os passageiros, no valor de R$ 1.131,00. O depósito é feito em até 7 dias após o envio dos dados bancários.
GOL: como informar sobre mala danificada
A GOL pede que o passageiro leve a sua mala danificada ao guichê da companhia, de preferência logo após o desembarque. A própria companhia vai conferir sobre a avaria para determinar seu conserto ou reposição.
LATAM: procedimentos sobre bagagem danificada
Assim como as demais companhias, a LATAM solicita que o passageiro faça a solicitação de avaria de bagagem após o desembarque. Entretanto, ela também tem um canal de Whatsapp para quem perceber o dano da mala depois, no prazo de até 7 dias da viagem.
O que é o protesto?
O protesto é uma espécie de petição para registrar os danos na sua bagagem, feitos por escrito em um formulário disponibilizado pela própria empresa. Nele, que é denominado de Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB), ficam registrados o que e onde foi danificado para que a empresa possa fazer o orçamento ou verificar se é melhor a aquisição de uma nova bagagem. Caso você perceba o dano ou o furto depois de sair do aeroporto, você tem sete dias para fazer a reclamação no guichê da companhia aérea. Este prazo é definido pela ANAC e, depois de expirado, não é possível fazer a reclamação.
Quanto tempo a companhia tem para reparar minha bagagem danificada?
A partir da data de sua petição, a companhia aérea tem mais sete dias para reparar a mala danificada ou para te dar outra que seja equivalente. Dependendo do tamanho do dano, é possível que a empresa te empreste uma mala para você transportar seus itens. Caso a companhia não proceda da forma correta, é recomendado que você abra uma solicitação direto na ANAC para que a tratativa seja feita corretamente. Você precisará do número do seu voo, localizador e suas informações pessoais. Agora você já está preparado para qualquer situação – até mesmo as dores de cabeça. Compartilhe este conteúdo com seus amigos nas redes sociais!