O que fazer em Belém?

Já está com a passagem aérea barata da MaxMilhas na mão, mas não sabe o que fazer em Belém? O que não falta é programação, mas a gente vai dar uma forcinha pra você aproveitar ainda mais. Olha a listinha que fizemos!

Veja também: Guia de Belém

Se essa é a sua primeira viagem à cidade, você vai se surpreender com a capital do Pará. Praticamente enfiada na Floresta Amazônica, lá você tem de tudo: de pontos turísticos aos prédios históricos passando pela gastronomia para lá de especial.

Então vem com a gente descobrir o que fazer em Belém e deixar logo a mala pronta, porque você vai querer ir voando conhecer a cidade! Partiu?

O que fazer em Belém: se esbaldar no Mercado Ver-O-Peso

Reserve muitas horas, porque você não ver o tempo passar depois que entrar no Ver-O-Peso. O lugar tem de tudo o que você imaginar, então não vai faltar o que fazer no mercado, que é uma das maiores feiras livres da América Latina.

O local, por si só, já é histórico: foi inaugurado em 1901 pra abastecer toda a cidade – então você imagina o tamanho. Lá você vai encontrar todo tipo de comida, artesanato local, muitas frutas amazônicas e um setor inteiro dedicado apenas às ervas medicinais.

Basílica de Nossa senhora de Nazaré

Se você for em outubro, uma coisa não pode faltar na sua lista do que fazer em Belém: o Círio de Nazaré. Considerado a maior manifestação religiosa do país, o evento acontece todo segundo domingo de outubro arrastando milhões de fiéis em procissão pelas ruas da cidade. Em qualquer outra época do ano, vale a pena ver a imagem de Nossa Senhora de Nazaré na Basílica.

Ver o pôr do sol na Estação das Docas

O pôr do sol em Belém é maravilhoso, especialmente na Estação das Docas. O lugar reúne 3 armazéns de ferro inglês do século 19 e guindastes imensos, concentrando uma intensa vida cultural e gastronômica às margens da Baía do Guajará. É lá, também que fica um dos endereços da Sorveteria do Cairu, considerada a melhor do Brasil.

Forte do Presépio

Além de seu valor histórico, o Forte do Castelo do senhor santo Cristo do Presépio de Belém abriga o belíssimo Museu do Forte do Castelo de são Jorge.

Lá, uma exposição permanente mostra a colonização da Amazônia paraense com peças cerâmicas da Ilha de Marajó e dos índios Tapajós anteriores à chegada dos colonizadores portugueses. De lá, a vista da Baía do Guajará e do Ver-O-Peso é sensacional.

Casa das Onze Janelas

Assim como o Forte do Presépio, a Casa das Onze Janelas faz parte do núcleo inicial da colonização em Belém juntamente com o Museu de Arte sacra e a Catedral Metropolitana. O conjunto arquitetônico fica em torno da Praça D. Frei Caetano, que se tornou um marco da cidade.

A Casa das Onze Janelas, por exemplo, hoje abriga um centro cultural com uma exposição de arte contemporânea muito interessante. No pátio exterior na beira do rio a sensação que se tem é que o tempo parou.

Visita guiada ao Teatro da Paz

Ainda não sabe o que fazer em Belém? Não deixe de ir ao Teatro da Paz, símbolo da época de ouro da Borracha em Belém e Manaus.

Belíssimo, o local ostenta vários elementos decorativos europeus: portas com arcos em ferro fundido inglês, escadaria em mármore italiano, estátuas em bronze francês, mosaico de pedras portuguesas no piso e bustos em mármore carrara são apenas alguns exemplos. Vale a pena conferir de perto.

Essas são apenas algumas ideias pra quem não sabe o que fazer em Belém, mas tem muito mais que você vai descobrir quando chegar lá.

Então aproveite pra comprar sua passagem aérea com programa de milhas na MaxMilhas e boa viagem!

Deixe um Comentário

Tags: