Ícone do site Blog da MaxMilhas

Planeje sua viagem para prestar concurso em outra cidade

Turista carrega mala antiga em mãos

Se você está planejando prestar um concurso em outra cidade, não abandone a ideia! Muitos “concurseiros” apostam em provas realizadas longe de casa em busca de melhores condições, como uma boa relação candidato-vaga e salários mais atrativos.

Então, não deixe que a distância seja um problema para alcançar seus objetivos de estabilidade profissional. Planejar a viagem é bem mais simples do que parece:

1 – Leia o edital com bastante atenção

O primeiro passo é ler o edital do concurso com muita atenção. Afinal, é a partir dele que você vai poder decidir se realmente vale a pena fazer a prova, quais são os benefícios oferecidos e qual a quantidade de vagas.

Cada tópico pode trazer detalhes importantes, ainda mais para quem vai viajar para concorrer aos cargos. Além disso, confira no edital quais são as cidades onde a prova será aplicada. Geralmente, o candidato já deve escolher o município na hora da inscrição.

2 – Vá de avião e compre as passagens o quanto antes

A depender da distância pode ser muito cansativo viajar para outra cidade de ônibus ou carro. Com certeza, você vai querer chegar “inteiro” e bem disposto para a prova. Então, com a cidade definida, é hora de garantir as suas passagens aéreas econômicas.

Faça a reserva o quanto antes. Se possível, faça isso no mesmo dia em que o edital sair. Alguns concursos mais concorridos, como os dos tribunais regionais, aumentam e muito a procura por passagens.

Dica para economizar na compra da sua passagem: pela MaxMilhas, empresa que oferece passagens econômicas emitidas pelas milhas de quem deseja vender, você pode encontrar passagens com mais de 50% de desconto. <3

 

3 – Verifique o local de prova

É comum que o endereço onde a prova será aplicada seja divulgado semanas antes do concurso. Fique atento para pesquisar qual o melhor local para hospedagem. Aproveite para fazer um tour pelo Google Maps, pois isso vai te ajudar a entender a localização e saber o que há nos arredores.

Avalie o custo-benefício de ficar em um hotel ou em um albergue. No caso de ambientes compartilhados, verifique a quantidade de pessoas que estarão no mesmo quarto, já que isso pode atrapalhar sua concentração para a prova. Em alguns hostels, por exemplo, os cômodos costumam ser divididos por até 12 hóspedes.

Não se esqueça de perguntar sobre a política de cancelamento, pois mudanças de local e outros imprevistos podem ocorrer.

Dica para economizar com a hospedagem: Muitos sites, como o Airbnb, apresentam ofertas de pessoas que abrem espaços em casa para receber hóspedes. A plataforma garante a segurança do pagamento e tem alternativas que podem ser mais em conta.

4 – Pesquise as opções de transporte

Depois de saber exatamente o endereço da prova e do hotel, é hora de buscar quais são as opções de transporte da cidade. A menos que você consiga chegar a pé ao local do concurso, vale considerar possibilidades como transporte público, táxi ou Uber.

Pesquise quais são as tarifas de cada um e coloque tudo na ponta do lápis. Leve em consideração dividir um táxi ou Uber com outros “concurseiros” que estejam hospedados no mesmo local que você.

Se for o caso, deixe uma lista com telefones na portaria e peça que o porteiro informe outros candidatos. Essa pode ser uma opção mais cômoda do que esperar um ônibus, porque em geral as linhas são menos frequentes aos domingos.

5 – Chegue na cidade um dia antes da prova

Para poder descansar e ter uma boa noite de sono antes da prova, tente chegar um dia antes. Programe-se para fazer o check-in no hotel no horário inicial, que normalmente é ao meio dia. Assim que chegar, verifique se as condições do quarto são as mesmas das que você viu pela internet.

6 – Aproveite o concurso em outro Estado para passear

Depois da prova, é claro! Logo que terminar, faça um passeio pelos lugares mais conhecidos da cidade. Alguns municípios possuem centros históricos e paisagens que merecem ser conferidas. É uma boa saída para relaxar e esquecer os estudos por um tempo. Só tome cuidado para não se atrasar para o voo de volta!

Prestar um concurso em outro Estado é um grande desafio que, com certeza, você consegue enfrentar. Então, aproveite a energia que você tem e não deixe as oportunidades passarem. Afinal, essa pode ser “A” chance da sua vida!

Gostou? Para receber conteúdos como este, deixe seu e-mail com a gente. 😉

Sair da versão mobile