Um dos itens mais importantes do seu checklist de viagem, além do passaporte e do visto, são quais vacinas tomar antes de viajar. Sua carteira de vacinação precisa estar em dia, principalmente se você for turistar por áreas endêmicas como a América Latina, África ou Ásia.
Hoje, a única vacina obrigatória é a da febre amarela. Contudo, a ANVISA recomenda que se tome as doses das Hepatites A e B, Tétano, Difteria, Tríplice Viral e gripe. Todas estas vacinas estão disponíveis nos postos de saúde e, uma vez que você as toma, elas serão registradas no seu Cartão Nacional de Vacinação. É importante também verificar o calendário vacinal do Programa Nacional de Imunização do Ministério da saúde e manter a sua carteira de vacinação atualizada. O Sistema único de Saúde (SUS) oferece doses totalmente gratuitas.
Por onde começar?
O Certificado Internacional de Vacinação é exigido por alguns países contra determinadas doenças. Para emissão do seu certificado, vá até um dos Centros de Orientação ao Viajante da Anvisa com a sua carteira de vacinação e um documento com foto.
Como cada país possui suas particularidades, é importante verificar com o consulado – antes de ir ao Centro – e confirmar quais são as vacinas exigidas. Informe o seu destino de viagem, pois o Centro de Orientação também irá recomendar algumas vacinas como medida preventiva, e tenha atenção, pois é importante que você siga essas instruções.
Além disso, alguns aeroportos internacionais possuem uma seção de saúde em que é possível tomar algumas vacinas. Alguns desses aeroportos são: Campinas (SP), Guarulhos (SP) e Galeão (RJ).
Quando as vacinas devem ser tomadas?
Existem vacinas que precisam ser tomadas com antecedência. A Hepatite A, por exemplo, precisa de duas doses com um intervalo de um mês. Já a da febre amarela precisa ser tomada em até 10 dias antes da viagem. Para um atendimento tranquilo e programado, cadastre-se antecipadamente no Sistema de Informações de Portos, Aeroportos e Fronteiras.
Além disso, procure se informar precisamente qual o intervalo necessário para as vacinas recomendadas para sua viagem, pois algumas exigem um período de até 6 semanas para atingir a proteção esperada e o seu Certificado Internacional só será válido a partir desse tempo.
Quais vacinas tomar antes de viajar com paradas de conexão ou escala
A maior parte dos voos internacionais têm escalas e conexões em outros países e regiões, por isso, é de extrema importância que você esteja com seu cartão de vacina em dia e com seu Certificado Internacional de Vacinação em mãos no momento do embarque. Ou seja, é obrigatório, mesmo em casos de escala ou conexão e caso o país exija, estar com suas vacinas em dia.
Vacinar-se é algo que devemos fazer mesmo sem ter uma viagem internacional programada. É questão de saúde. Mas, caso queira conhecer aquele destino internacional dos sonhos, tome todas as vacinas necessárias para ter uma viagem incrível e sem perrengue.