Este guia completo mostra as principais medidas de proteção que devem ser tomadas em viagens aéreas em época de pandemia.
Afinal de contas, é seguro viajar durante a pandemia? Pouco mais de um ano após a chegada do novo coronavírus no Brasil, os aviões e aeroportos já estão bem preparados para realizar viagens com segurança, basta seguir essas dicas para se proteger da COVID-19.
A pandemia mudou vários hábitos de comportamento de viajantes ao redor do mundo, principalmente em relação à rotina de procedimentos realizados antes de uma viagem aérea. Essas alterações foram imprescindíveis para garantir ainda mais proteção aos passageiros.
As companhias aéreas e aeroportos tomaram cuidados extras em voos domésticos e internacionais de modo a tornar o mais seguro possível voar em tempos de COVID.
São medidas que vão além do uso de máscara e álcool em gel, protocolos obrigatórios e importantes, mas que não resolvem os problemas sozinhos.
Por isso, confira a seguir nosso guia com as principais dicas para se proteger do COVID-19. Assim, suas próximas viagens serão com muito mais tranquilidade e segurança. Vamos lá?
Como a pandemia mudou nosso jeito de viajar?
Quando chegou ao Brasil, a pandemia do novo coronavírus já estava parando o mundo e ditando as novas regras da vida em sociedade. Com ela, veio a necessidade de ficar de quarentena, usar máscaras e álcool em gel, reaprender a lavar as mãos e manter o distanciamento social.
Pouco depois, surgiram atualizações sobre a COVID-19 para viajantes e novas recomendações para segurança a bordo, como o uso obrigatório de máscaras em voos.
A Agência Nacional de Aviação Civil estabeleceu alguns cuidados que devem ser tomados para viagens aéreas de modo a garantir mais segurança em tempos de COVID. Já a Associação Brasileira de Empresas Aéreas – ABEAR indicou outras medidas para você se proteger ainda mais.
Confira a seguir nosso guia completo com dicas para se proteger da covid-19, desde do check-in até ao desembarque:
O que os passageiros devem fazer para se proteger?
1. Antecipe o seu check-in
Para evitar tumulto e aglomerações nos aeroportos, a melhor escolha é confirmar o seu voo antecipadamente. Você pode fazer o check-in de forma gratuita no site da companhia aérea. É simples simples e rápido!
2. Espere para fazer o embarque e desembarque
Tanto na entrada quanto na saída dos aviões, a recomendação é esperar até que você seja autorizado. No caso do desembarque, os viajantes devem ficar sentados até que sua saída seja liberada.
3. Distanciamento, máscara e álcool em gel
Existem três cuidados básicos que já conhecemos e precisam continuar sendo respeitados, então:
- Mantenha a distância de 2 metros de qualquer outro passageiro ou funcionário do aeroporto e das companhias aéreas
- Faça a higiene das mãos com álcool gel e lave com sabão sempre que possível
- Utilize sempre máscaras de proteção. Dê preferência a PFF2 ou a N95 e, caso vá utilizar os modelos em tecido, use uma cirúrgica por baixo.
4. Priorize bagagens de mão pequenas
Assim você agiliza o embarque, evitando filas e aglomerações. A bagagem compacta também facilita na hora de desembarcar do avião e até mesmo no deslocamento dentro do aeroporto.
5. Chegue ao aeroporto na hora certa
Fique atento ao horário, pois chegar cedo demais acaba criando mais volume do aeroporto e chegar tarde demais contribui com filas e aglomerações nas áreas de embarque.
6. Tenha seu álcool em gel sempre à mão
Os aeroportos estão bem equipados com álcool gel e sabão nos sanitários, mas é sempre bom você ter o seu à mão para manter uma rotina de higiene constante. É autorizado o uso de álcool gel dentro das aeronaves, seguindo a quantidade recomendada por cada companhia aérea. Mas atenção: por questões de segurança, é proibido viajar com álcool líquido à bordo, ok?
7. Mantenha o distanciamento
Caso você despache sua bagagem, mantenha o distanciamento social ao restituir sua bagagem.
E os profissionais dos aviões e aeroportos?
- Uso de EPIs
Todos os profissionais do setor aéreo utilizam Equipamentos de Proteção Individual que garantem a segurança deles e contribuem para a diminuição da transmissão do vírus.
- Cuidados no serviço de bordo
A maioria das companhias suspenderam os serviços à bordo. Aquelas que mantiveram o serviço, deram uma atenção especial pela necessidade de manipulação de alimentos e contato com os passageiros. Foram priorizadas embalagens que facilitem a limpeza, além de porções individuais de tudo que é servido.
A proteção nas aeronaves
Mesmo com todos a bordo utilizando máscaras, as aeronaves contam com um sistema que permite a filtragem e renovação do ar de 3 em 3 minutos. Ou seja, a cada 180 segundos você respira um ar novo e com menos riscos de coronavírus.
Além de todas essas medidas, os aeroportos brasileiros fazem a higienização e desinfecção de salas, banheiros, bancadas, cadeiras, salões de embarque e desembarque regularmente.
A filtragem de ar nas aeronaves é realmente segura?
Uma característica das novas aeronaves que circulam nos aeroportos brasileiros têm chamado a atenção de passageiros: a filtragem de ar. Afinal, essa medida é realmente segura? Ela protege passageiros caso exista alguém infectado ou assintomático a bordo?
O que podemos garantir é que o sistema de filtragem utilizado nos aviões é o mesmo usado em centros cirúrgicos para garantir a limpeza do ar. É o filtro HEPA, instalado em aviões e jatos da Embraer, que permite ar seguro para passageiros e tripulação.
Portanto a resposta é “sim”, aviões são lugares seguros para se respirar. A combinação de filtragem de ar e uso obrigatório de máscaras dentro das aeronaves proporciona um ambiente mais seguro para sua viagem.
Tudo pronto para viajar?
Fique por dentro das atualizações MaxMilhas sobre Covid-19 e viagens para se manter sempre informado e ter voos seguros e tranquilos. E quando for viajar, lembre-se: passagens aéreas com desconto é com MaxMilhas.