5 Dicas para fazer o intercâmbio dos seus sonhos

Fazer intercâmbio significa muito mais que aprender inglês de modo prático e diferenciado. Essa oportunidade proporciona aos estudantes experiências valiosas, que enriquecem sua vida pessoal e profissional.
Apesar de termos um conhecimento superficial sobre algumas culturas, uma vivência mais intensa é capaz de nos apresentar uma visão muito mais clara e profunda sobre hábitos, costumes e comportamentos de outros povos, países e seus estilos de vida, contribuindo para nosso próprio crescimento e aprendizado.
Por isso, investir em sua viagem dos sonhos é mais que uma realização pessoal, é também uma maneira eficiente de falar inglês fluente e agregar conhecimentos importantes para seu futuro. Confira a seguir 5 dicas importantes para fazer intercâmbio!

1. Invista no planejamento da viagem

O primeiro passo é definir o país que deseja conhecer. Nesse momento, alguns fatores devem ser considerados, como: o idioma que quer aprender, atividades complementares que gostaria de participar, estilo de vida e clima do país, custo de vida, tempo de permanência no país etc. Todas essas informações devem constar no seu planejamento de viagem.
Além disso, defina previamente o programa de intercâmbio que quer fazer, como o roteiro de estudos, recomendado para estudantes que pretendem ter aulas em escolas específicas para cursos de inglês ou outros idiomas; business, para profissionais que desejam desenvolver o idioma e alavancar a carreira, e, ainda, o preparatório, opção ideal para quem pretende se preparar para exames de proficiência com certificação internacional.
Outro item importante é providenciar toda a documentação exigida na entrada e permanência no país, como passaporte, visto e outros. Lembre-se também de definir o local de estadia, levar a moeda aceita no país e arrumar as malas com todos os itens essenciais para sua viagem.

2. Procure as melhores opções para comprar as passagens

As passagens aéreas podem representar um dos principais gastos de sua viagem, por isso, não deixe de pesquisar as melhores possibilidades de compra.
Hoje em dia existem diversas maneiras que facilitam esse processo como: pesquisar os preços com antecedência, usar sites e ferramentas que compararam os preços de várias companhias aéreas, criar alertas de preços, se inscrever em programas de fidelidade, acumular milhas, enfim, procure as melhores opções e economize.

3. Economize durante sua estadia no intercâmbio

Além de economizar na compra das passagens aéreas, é possível controlar seus gastos durante a viagem com práticas simples, como: lavar a própria roupa, buscar hospedagem em um homestay, utilizar transporte público, usar a internet para se comunicar com os familiares, preparar as próprias refeições etc.
Também é possível economizar nos momentos de lazer e diversão: procure atrações culturais gratuitas, como visitas a parques, museus, shows ao ar livre, e nos eventos que cobram entrada, procure saber se oferecem descontos para estudantes ou estrangeiros.

4. Visite lugares que possibilitem um aprendizado intenso

Independentemente se o motivo da sua viagem é apenas turístico ou se vai fazer intercâmbio depois dos 30, não deixe de visitar lugares em que você possa aprender inglês de forma prática e eficiente.
Frequentar museus, teatros e cinemas permitem que você tenha um contato aprofundado com a escuta e pronúncia das palavras. Além disso, participar de grupos, reuniões e atividades coletivas estreitam suas relações e possibilitam que você pratique o idioma em situações cotidianas.

5. Potencialize seus estudos antes da viagem

Para um melhor aproveitamento da viagem, o ideal é ter alguma noção sobre o idioma e conseguir se virar em situações básicas, como pedir informações para algum nativo ou fazer um pedido em um restaurante.
Muitas escolas de idiomas oferecem cursos rápidos e intensivos para quem pretende visitar outro país em breve, assim, você adquire mais confiança e segurança para embarcar em sua viagem. Outra opção é aprender inglês nas redes sociais por meio de aplicativos, canais no Youtube e sites que oferecem recursos e ferramentas importantes para quem precisa praticar o idioma.
A imersão em uma nova cultura pode proporcionar experiências únicas para sua vida, trazer novas percepções e ampliar seus horizontes. Por isso, aproveite as oportunidades e invista na viagem dos seus sonhos.
Quer receber outras dicas importantes para aprender inglês e fazer intercâmbio? Siga a My Target Idiomas no Facebook, Linkedin e Twitter e tenha acesso a conteúdos incríveis!

Texto escrito por Luiza Meneghim, fale comigo em luiza@mytargetidiomas.com.br

Deixe um Comentário