5 opções de hospedagem durante viagens

No entanto, há várias modalidades de acomodação em viagens que fazem com que esta escolha nem sempre seja tão fácil. Para ajudar você a decidir o que se encaixa mais no seu perfil, listamos aqui algumas opções de acomodação que você pode considerar. Confira!

1 – Hotel

Os hotéis são, possivelmente, a primeira opção de muitos viajantes – especialmente daqueles que não possuem o orçamento muito limitado. Estes estabelecimentos oferecem acomodação em quartos privados e possuem como grande atrativo a segurança, a disposição de uma equipe preparada para servir seus hóspedes, o conforto e a facilidade em fazer reservas.

No entanto, vale lembrar que existem diferentes classificações para a qualidade dos hotéis, que podem ter de uma a cinco estrelas, fator que afeta também o valor das diárias. Além disso, a impessoalidade dos hotéis pode ser algo que afasta alguns viajantes que buscam uma experiência mais autêntica e pessoal na cidade que visitam.

2 – Pousada

As pousadas possuem funcionamento parecido com o de hotéis, porém, costumam ser menores (a maioria não possui mais do que três andares), mais intimistas, ter atendimento personalizado e opções de alimentação. Assim como os hotéis, as pousadas podem ser classificadas com o sistema de estrelas, que também influenciam no valor das diárias. Ficar em uma pousada pode ser uma ótima opção para quem busca privacidade, segurança e conforto, mas não abre mão da sensação de aconchego que muitas delas fornecem.

3 – Hostel

Um hostel é um tipo de acomodação na qual os hóspedes dividem quartos (que geralmente possuem beliches) e demais aposentos, como o banheiro e a cozinha, com outras pessoas. Este tipo de acomodação atrai principalmente viajantes com orçamento limitado, mas também pessoas que viajam sozinhas e encontram nos hostels uma forma de socializar e fazer amigos.

Em todo mundo, existem hostels para todos os gostos e bolsos: é possível encontrar desde hostels luxuosos e temáticos, com diárias equivalentes a de hotéis, até locais mais simples onde o objetivo é simplesmente ter uma noite de sono. Alguns também oferecem café da manhã, promovem eventos sociais entre os hóspedes e realmente proporcionam uma experiência incrível ao viajante. No entanto, para que a estadia seja positiva, é preciso pesquisar sobre o local para que as expectativas sejam alcançadas.

4 – Couchsurfing

A plataforma online Couchsurfing.com reúne pessoas do mundo inteiro afim de promover a troca de acomodação e de experiências sociais entre locais e viajantes. Para participar, basta acessar o site, criar um perfil, preencher com todas as informações e começar a usar. O site permite que o viajante entre em contato com pessoas dispostas a receber hóspedes em suas casas, peça acomodação e, a partir disso, a negociação das condições fica a critério dos envolvidos.

No entanto, vale lembrar que o foco da plataforma não é apenas fornecer acomodação gratuita, mas promover a troca de experiências e culturas entre viajantes e locais, facilitando a interação e proporcionando bons momentos e a imersão em um ambiente novo e autêntico. Certamente, fazer couchsurfing não é para qualquer um, mas é uma experiência válida para quem busca expandir seus horizontes e ter experiências diferentes.

5 – AirBnb

O AirBnb é uma plataforma que permite que pessoas aluguem seus apartamentos ou parte deles para turistas e viajantes. A vantagem para quem põe o imóvel para aluguel é que é uma forma simples de ganhar uns trocados a mais. Já para quem se hospeda, há o benefício de geralmente ser mais barato do que hotéis e pousadas, mas preservando a privacidade e o intimismo.

É possível encontrar diferentes modalidades de aluguel no site, desde o imóvel inteiro, completamente mobiliado e pronto para atender as necessidades do inquilino até apenas um quarto, caso em que os demais ambientes da casa são divididos com seus moradores. Tudo depende da experiência que o viajante está buscando.

Estas são as principais formas de acomodação disponíveis em milhares de cidades no mundo. Mas vale lembrar que existem também resorts, B&B, hotéis fazenda e outras opções não tão comuns de acomodação.

Qual destes é o seu tipo preferido de acomodação durante viagens? Compartilhe suas preferências e experiências com a gente!

Comentários

Deixe um Comentário