Diferença entre hotel, hostel, pousada e resort

Quando você vai viajar, existem várias modalidades de hospedagem no seu destino. Fazer esta escolha nem sempre é tão fácil. Para ajudar você a decidir o que se encaixa mais no seu perfil, listamos aqui algumas opções de acomodação que você pode considerar e explicamos a diferença entre elas. Dessa forma, você consegue entender quais os pontos positivos e negativos de cada uma e qual é a melhor opção para a sua viagem.

Hotel

Os hotéis são, possivelmente, a primeira opção de muitos viajantes – especialmente daqueles que não possuem o orçamento muito limitado. Estes estabelecimentos oferecem acomodação em quartos privados e possuem como grande atrativo a segurança, a disposição de uma equipe preparada para servir seus hóspedes, o conforto e a facilidade em fazer reservas.

No entanto, vale lembrar que existem diferentes classificações para a qualidade dos hotéis, que podem ter de uma a cinco estrelas, fator que afeta também o valor das diárias. Além disso, a impessoalidade dos hotéis pode ser algo que afasta alguns viajantes que buscam uma experiência mais autêntica e pessoal na cidade que visitam.

Hostel

Um hostel é um tipo de acomodação na qual os hóspedes dividem quartos (que geralmente possuem beliches) e demais aposentos, como o banheiro e a cozinha, com outras pessoas. Este tipo de acomodação atrai principalmente viajantes com orçamento limitado, mas também pessoas que viajam sozinhas e encontram nos hostels uma forma de socializar e fazer amigos.

Em todo mundo, existem hostels para todos os gostos e bolsos: é possível encontrar desde hostels luxuosos e temáticos, com diárias equivalentes a de hotéis, até locais mais simples onde o objetivo é simplesmente ter uma noite de sono. Alguns também oferecem café da manhã, promovem eventos sociais entre os hóspedes e realmente proporcionam uma experiência incrível ao viajante. No entanto, para que a estadia seja positiva, é preciso pesquisar sobre o local para que as expectativas sejam alcançadas.

Pousada

As pousadas possuem funcionamento parecido com o de hotéis, porém, costumam ser menores (a maioria não possui mais do que três andares), mais intimistas, ter atendimento personalizado e opções de alimentação. Assim como os hotéis, as pousadas podem ser classificadas com o sistema de estrelas, que também influenciam no valor das diárias. Ficar em uma pousada pode ser uma ótima opção para quem busca privacidade, segurança e conforto, mas não abre mão da sensação de aconchego que muitas delas fornecem.

Resort

O resort combina o ambiente de um hotel com o de um clube, onde o hóspede pode usufruir de diferentes atividades de lazer e entretenimento para todas as idades. Com uma excelente infraestrutura, os resorts oferecem recreação, esportes, serviços estéticos, eventos e shows. Também podem oferecer alimentação completa, disponibilizando todas as refeições para os hóspedes, de modo que não é necessário deixar o local nem para comer.

Os resorts são classificados como hospedagens de 4 a 5 estrelas, dependendo da quantidade de diferenciais que apresentam. Com custos mais elevados, essa é a opção para quem deseja passar as férias relaxando em um só lugar, com grande conforto, sem precisar se preocupar com nada.

Outras opções

Além das hospedagens convencionais, também existem alternativas mais em conta e que oferecem experiências diferentes. Hoje em dia, diversas plataformas digitais podem te ajudar nessa conexão com o seu destino. Confira algumas delas!

Couchsurfing

A plataforma online Couchsurfing.com reúne pessoas do mundo inteiro afim de promover a troca de acomodação e de experiências sociais entre locais e viajantes. Para participar, basta acessar o site, criar um perfil, preencher com todas as informações e começar a usar. O site permite que o viajante entre em contato com pessoas dispostas a receber hóspedes em suas casas, peça acomodação e, a partir disso, a negociação das condições fica a critério dos envolvidos.

No entanto, vale lembrar que o foco da plataforma não é apenas fornecer acomodação gratuita, mas promover a troca de experiências e culturas entre viajantes e locais, facilitando a interação e proporcionando bons momentos e a imersão em um ambiente novo e autêntico. Certamente, fazer couchsurfing não é para qualquer um, mas é uma experiência válida para quem busca expandir seus horizontes e ter experiências diferentes.

AirBnb

O AirBnb é uma plataforma que permite que pessoas aluguem seus apartamentos ou parte deles para turistas e viajantes. A vantagem para quem põe o imóvel para aluguel é que é uma forma simples de ganhar uns trocados a mais. Já para quem se hospeda, há o benefício de geralmente ser mais barato do que hotéis e pousadas, mas preservando a privacidade e o intimismo.

É possível encontrar diferentes modalidades de aluguel no site, desde o imóvel inteiro, completamente mobiliado e pronto para atender as necessidades do inquilino até apenas um quarto, caso em que os demais ambientes da casa são divididos com seus moradores. Tudo depende da experiência que o viajante está buscando.

Worldpackers

No Worldpackers, você pode buscar algum local de hospedagem que esteja precisando do seu trabalho. Dessa forma, você oferece seus serviços, e, em troca, recebe a estadia no seu destino. É possível trabalhar em hostels, pousadas, ONGs, pequenas empresas e projetos sócio-ambientais. A plataforma une os donos desses lugares à quem deseja economizar na hospedagem e ainda ter uma experiência cultural maior.

Qual destes é o seu tipo preferido de acomodação durante viagens? Compartilhe suas preferências e experiências com a gente!

Deixe um Comentário