Como planejar os gastos de uma viagem?

Para deixar este processo ainda mais fácil, reunimos algumas dicas que vão lhe ajudar a planejar a sua planilha de gastos da próxima viagem.

Como fazer o planejamento financeiro da sua próxima viagem

Antes de começar a montar sua planilha, é importante que você saiba a resposta para algumas perguntas:

  • Qual é o destino da viagem?
  • Quantos dias a viagem irá durar?
  • Qual é o tipo de acomodação que você prefere?
  • Como serão suas refeições e quanto você está disposto a pagar por elas?
  • O que você quer conhecer/fazer durante a sua estadia neste destino?
  • Que meios de transporte você pretende utilizar?
  • O que você pretende comprar para você e familiares?

Todas estas perguntas estão relacionadas a gastos comuns em uma viagem. É importante que você tenha suas prioridades muito claras. Por exemplo, para você, é mais importante comprar o novo iPhone na sua ida aos Estados Unidos ou comer em bons restaurantes? É mais importante que o hotel ofereça o máximo de conforto e privacidade ou você não se encomoda com opções mais econômicas? Com base nestas respostas, você saberá qual é a melhor maneira de organizar os dados da planilha para que a viagem esteja de acordo com suas expectativas e não ultrapasse o orçamento.

Montando a planilha

Agora, é hora de colocar os dados na planilha e visualizar se os seus planos estão dentro do orçamento. Você pode usar o Excel para isso. Coloque cada despesa em uma célula da primeira coluna da planilha em ordem de prioridade. Ao lado, coloque os valores correspondentes: diários e o total (valor diário x número de dias de duração da viagem). Para não ter erro, é sempre bom calcular um valor um pouco acima do esperado.

Caso os gastos ultrapassem o orçamento, é hora de analisar cada item para descobrir o que pode ser eliminado e no que se pode economizar mais. Comece pelos itens de baixo, aqueles que são menos importantes para você. Se você colocou no roteiro uma ida ao teatro, por exemplo, mas deixou o item em último lugar porque não faz muita questão de fazer o passeio, este é um gasto que pode ser eliminado.

Depois da viagem

Uma boa dica é baixar aplicativos que ajudam a anotar cada despesa durante a viagem. Daí, quando você chegar em casa, pode organizá-los em uma nova planilha para comparar os gastos planejadas com os reais. Assim, você consegue fazer uma análise e verificar quais foram os itens que poderiam ter sido melhor calculados. Quanto mais você faz isso, melhores são os seus planejamentos futuros e mais você irá economizar.

Planejar é uma dica para economizar na viagem. Comprar passagem com milhas é outra! Conheça a MaxMilhas e saiba mais. 

Comentários

Deixe um Comentário