Como se proteger do Zika nas viagens

 

Saiba que há diversos modos de se proteger e isso não deve te impedir de viajar e conhecer outros lugares! As medidas profiláticas existem e hoje você irá descobrir meios de se proteger do Zika durante as suas viagens para continuar desbravando o Brasil e mundo! Confira.

O que a OMS diz sobre isso?

A Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização Mundial do Turismo (OMT) e o Ministério da Saúde do Brasil, principais órgãos que estão conduzindo os casos de Zika, principalmente em ocorrências no território brasileiro, já emitiram comunicados dizendo que não é necessário evitar viajar. Sabe-se que os riscos para gestantes são maiores, devido à suposta ligação da microcefalia nos bebês, portanto, nesses casos é desaconselhado viajar para lugares de forte incidência do Zika, como a América Central e América do Sul, em especial o Nordeste brasileiro.

Como se proteger do Zika nas viagens?

  • A primeira dica é usar bastante repelente. Como não existem repelentes à prova d’água, ele deve ser reaplicado a cada duas horas, aproximadamente. Além disso, saiba que o mosquito costuma picar mais durante o dia do que de noite, mas o uso do repelente deve ser constante.
  •  Somente a fêmea pode transmitir o Zika e ela prefere ambientes urbanos do que áreas rurais e de pouca concentração de pessoas. Outra dica é relacionada ao vento: o fato de ligar o ventilador pode evitar a picada, porque a fêmea tende a ficar desorientada.
  • Proteja-se com telas e mosquiteiros nos hotéis, que impedem que o mosquito se aproxime durante o sono.
  • Você sabia que o tipo de roupa que você usa pode atrair ou não o mosquito? O Aedes Aegypti prefere roupas mais escuras do que as claras. Cuidado com os tecidos finos, mesmo assim a fêmea do mosquito pode picar. As áreas do corpo mais propícias são aquelas mais vascularizadas, onde as veias são mais visíveis.
  • A proteção com o preservativo deve ser mantida em qualquer situação, e também é importante para proteger-se do Zika, uma vez que existe a possibilidade de transmissão do vírus por contato sexual.

MaxMilhas quer que você aproveite a sua viagem bem protegido! Ficou com alguma dúvida sobre como se prevenir contra o vírus da Zika? Escreva pra gente pelos comentários.

Deixe um Comentário