Conheça as belezas da Índia

Um dos lugares mais diversos no mundo, na Índia não falta o quer ver, sentir e saborear – e exatamente por isso, é um ótimo destino de viagem, principalmente para quem curte imergir em culturas completamente diferentes da nossa.

O país é o segundo mais populoso do mundo e conta com mais de 1,3 bilhão de habitantes, o que quer dizer você pode esperar encontrar de tudo um pouco na Índia. Aliás, dizem que não dá pra perver a Índia, pois o país está em constante mutação. Com uma cultura super rica, muitas cores e uma espiritualidade vibrante, as ruas do país se enchem com novidades aos olhos de qualquer turista. 

Mas se você não sabe nem por onde começar a planejar sua viagem para a Índia, a gente te ajuda! 😉

Quando ir à Índia

O primeiro ponto importante na hora de planejar a sua viagem à Índia é decidir qual a melhor data para conhecer o país.

O período mais indicado para se aventurar pelos costumes indianos é de outubro a março, ou seja, pegando grande parte do outono e inverno no país. Isso se deve a essa temporada ter um clima mais seco, ameno e com menos chuvas, o que vai te ajudar a conseguir aproveitar mais seus dias de viagem. Em contraste, temos os meses entre abril e junho (quando o sol fica escaldante, com temperatura média de 45ºC) e  entre junho e setembro (onde você encontra a é a vez das chuvas intermináveis trazidas pela famosas monções, que chegam do sul).

É importante lembrar que janeiro e fevereiro são considerados alta temporada no país, somando ainda mais gente à imensa população local. Se você não curte muito viagens com um grande fluxo turista, é melhor evitar a Índia nesses meses.

Lugares para conhecer

Como já pontuamos algumas vezes, a Índia é um país super diverso e rico, e isso torna a tarefa de selecionar lugares para se conhecer quase impossível. De qualquer forma, separamos aqui algumas cidades com pontos interessantes para te ajudar a começar a pensar seu roteiro:

Nova Déli

índia - nova deli

Esta é a capital do país, então já se pode assumir que muita coisa passa e acontece por ali. A idade é um verdadeiro turbilhão de sons, cores, pessoas e sensações – pluricultural,  reúne burocratas, estudantes, executivos de multinacionais, turistas, religiosos e comerciantes.

Aqui, você vai ter aquela sensação do que vemos em filmes, de um trânsito caótico e movimentado. Mas pode acreditar: apesar de tudo parecer meio maluco aos nossos olhos de turistas, os motoristas se entendem e no fim do dia tudo dá certo! 

Em Nova Déli você vai encontrar: 

  • O Portal da Índia
  • O Templo de Lótus
  • O Jardim Lodhi
  • O templo Gurudwara Bangla Sahib
  • A mesquita Jama Masjid
  • O Red Fort
  • O Humayun’s Tomb

Agra

taj mahal

Não dá pra falar da Índia sem citar um dos maiores símbolos do país, né? Se você quer ver o famoso e imponente Taj Mahal, uma das sete maravilhas do mundo moderno, é preciso ir a Agra!

Por ali também é legal conhecer o Forte de Agra, lugar que abrigava os governantes do Império MOngol, o Akbar’s Mausoleum. Como essa é uma cidade com menos atrativos turísticos, o recomendado é que você faça um bate volta a partir de Nova Déli (uma viagem de 2 a 3 horas entre as duas cidades).

Jaipur

índia - jaipur

Conhecida como Cidade Rosa, por conta da tonalidade das construções que tomam as ruas da cidade, Jaipur é uma cidade imperdível na Índia. Essa foi a primeira cidade planejada do país conta com vários pontos turísticos que vão te deixar de queixo caído e mais próximo da história e cultura indiana.

De palácios milenares à um antigo observatório construído para medir o tempo, fazer previsões de eclipses e registrar o movimento das estrelas, um dos patrimônios mundiais da UNESCO, você vai poder rechear seus dias com muitas atividades.

Em Jaipur você vai encontrar: 

  • O Hawa Mahal
  • O Forte Amber
  • O Palácio Jal Mahal
  • O Palácio Central
  • O Jantar Mantar

Pratos típicos para se deliciar 

Culturas diferentes significam culinárias diferentes – e o paladar do viajante agradece! E quando estamos falando da Índia, pode se preparar para experimentar muitos pratos com masala, o tempero típico da comida indiana.

A misturinha mágica geralmente leva anis, cardamomo, cominho, açafrão, gengibre, canela, cravo, noz moscada, pimenta do reino e pimenta branca – e se você pensou “isso parece com curry”, acertou! O curry na verdade se origina da masala: é a ocidentalização do tempero da Índia, que surgiu no Reino Unido como uma versão mais suave da indiana.

Mas, vamos pular para a parte boa: aqui está uma lista de coisas que a gente precisa que você coloque no seu roteiro gastronômico:

  • Samosa: uma espécie de pastel frito recheado com carnes, lentilhas ou batatas, cebola e vegetais;
  • Naan: o pão naan é um dos mais típicos da Índia e acompanha várias refeições. Existem várias versões da especiaria e uma das tradições é inclusive usar o pãozinho para limpar o que restar no prato ao final da refeição e saborear até a última gota, evitando desperdícios 😉 ;
  • Butter Chicken: um prato bem conhecido e consumido no país, aqui o frango é preparado com manteiga e masala;
  • Thali: este é um prato que combina pão com acompanhamentos como arroz, lentilha, iogurte, molhos e vegetais, todos separados em potinhos para você fazer a mistura que preferir;
  • Vada Pav: uma das comidas de rua mais conhecidas de Mumbai, o sanduíche vegetariano é feito com hambúrguer de batata e acompanhando de molho chutney.

Uma comprinha não machuca ninguém, né?

Reza a lenda que é quase impossível sair da Índia de mãos vazias – sua cultura rica e coloridas reflete muito nas artes, produtos locais e especiarias do páis. Cada região tem sua especialidade, por isso programe-se para conseguir levar um pedacinho das várias faces da Índia de volta pra casa:

  • Nova Délhi – Bolsas e quinquilharias. Mas há também muitos bazares, empórios e shoppings de luxo;
  • Jaipur – Famosa por sua lapidação de diamantes, rubis e esmeraldas;
  • Agra – Mármores brancos encrostrados de pedras preciosas;
  • Rajastão – Turbantes, tapetes e joias;
  • Varanasi – Sedas de todas as cores.

 

Conhecer a Índia é uma experiência extasiante e que vai te marcar para o resto da vida! 

Deixe um Comentário