Dicas de viagem: O que fazer em Ibitipoca

Quer dicas de viagem inesquecível? Demorou: Ibitipoca! Vem com a gente e descubra tudo sobre esse lugar incrível.
Procurando dicas de viagem pra mudar completamente o cenário? Em busca de novas aventuras? Então o seu destino é Ibitipoca, um daqueles lugares que encantam todo mundo que conhece.

Encravada na Zona da Mata mineira, a vila da Conceição de Ibitipoca fica no município de Lima Duarte, em plena Serra da Mantiqueira. E é facinho chegar lá.

Basta desembarcar no Aeroporto da Pampulha ou Confins, em Belo Horizonte. De lá é pegar a estrada pra Ibitipoca, a 320 Km em uma viagem que, por si só, já vale a pena.

Afinal Minas é linda e, pelo caminho, há várias cidadezinhas, bares e restaurantes que compensam o pit stop. Então confere com a gente essas dicas de viagem e programe sua próxima trip!

Ibitipoca, um das melhores dicas de viagem em Minas Gerais
Céu estrelado, cachoeiras, friozinho de serra. Isso é Ibitipoca, aquele lugar que você vai louco pra voltar assim que sair de lá. E é justamente pra lá nossas dicas de viagem de hoje, para a “serra que estoura”, significado para o nome em tupi-guarani. Os índios deram essa denominação à área por causa das inúmeras grutas do local.

Pra comçear, a vila é um charme. O lugar é pequeno, então tudo fica pertinho nas pequenas ruas de pedras. Isso faz com que o buruburinho dos bares sempre cheios seja constante e as noutes especialmente agradáveis em meio a taças de vinho e muita música ao vivo.

Mas é de dia que Ibitipoca mostra seu maior encanto: a natureza.

Circuitos do Parque Estadual de Ibitipoca
O Parque Estadual de Ibitipoca tem 3 circuitos: o das Águas, o do Pico do Pião e o Janela do Céu.

Circuito das Águas
O Circuito das Águas é circular, com 5 km de extensão total. Na ordem, logo no início ele passa por 3 lados: Espelhos, Miragens e Negro.

Mantendo os nomes sugestivos, as demais atraçoes naturais são o Mirante do Paredão, a Ponte de Pedra e a Cachoeira dos Macacos, a maior do Circuito das Águas.

Mas o legal é que há vários caminhosinhos alternativos que, até mesmo sem querer, você acaba conhecendo – e se encantando.

Reserve muito espaço na memória do celular, porque com certeza você vai tirar muitas fotos, em todos os circuitos.

Circuito do Pico do Pião
O Circuito do Pico do Pião é justamente onde ficam as famosas grutas. O Pico do Pião, em si, tem 1.720 metros de altura, onde você chega após a trilha de cerca de 6 km.

A gruta mias famosa é a dos Viajantes, com 300 m de extensão. E aí, vale uma curiosidade: não se espante se der de cara com bandos de “morcegos gigantes”.

São apenas belas andorinhas que miram anualmente para o local para reprodução. Outra gruta que merece destaque é a do Pião. Dica: não se esqueça de levar lanternas.

Pelo caminho, no entanto, a parada nas ruínas na Capela Senhor Bom Jesus da Serra é irresistível. Aproveite pra fazer aquele lanchinho e recobrar as energias.

Circuito Janela do Céu
O terceiro circuito é o Janela do Céu, o mais famoso e também o mais longo deles, também repleto de grutas. Algumas das mais famosas são a da Cruz, dos Fugitivos, dos 3 Arcos e dos Moreiras. Tudo isso rumo ao Pico da Lombada, onde, a 1.784 m de altura, a visão é 360º. Parta dali direto pra Cachoeirinha: pequena e delicada, mas totalmente em harmonia com tudo ao seu redor.

Mais dicas de viagem para Ibitipoca: curtir a cidade
Mas muito se engana quem pensa que as dicas de viagem pra Ibitipoca param por aí. No próprio Parque há ainda a Gruta das Bromélias, com quase 3 mil metros de extensão. É a segunda maior gruta de quartzito do mundo.

À noite, outro programa show é simplesmente olhar para o céu. Sim, lá é diferente. Parece mais limpo, as estrelas mais vibrantes – sem falar nas cadentes, figurinhas comuns por lá.

Depois – ou antes – tome algumas no Bar do Firma (cujo nome oficial é Candeias Blues Bar). O lugar é um verdadeiro clássico da cidade, com uma decoração muito doida e um jeito diferente de pagar a conta. O Firma (dono) simplesmente pergunta o que você consumiu e você paga. Simples assim, afinal é Ibitipoca!

E aí, pronto pra comprar sua passagem aérea barata na MaxMilhas e se render ao charme mineiro de Ibitipoca?

Deixe um Comentário