Entenda o que é e como evitar o Jet Lag

 

O jet lag nada mais é que aquela sensação de cansaço e mal estar físico quando viajamos para países com fuso-horário diferente do nosso. Por exemplo, se você viajar ao Japão – que tem o horário totalmente invertido que o brasileiro – muito provavelmente estará propenso a sentir enjoo, irritação, insônia, fadiga e outros problemas fisiológicos (tudo varia de pessoa para pessoa).

É possível evitar o Jet Lag?

Para pesquisadores americanos da Universidade de Standford, sim! Eles desenvolveram uma técnica que seria capaz de ajustar o relógio biológico do corpo do viajante com flashes curtos de luz e que, felizmente, teve resultados positivos em 39 voluntários. Funciona mais ou menos assim:

Nosso corpo está programado para funcionar baseado no padrão de dia e noite em que vivemos, certo? Logo, quando mudamos completamente esse padrão, nosso relógio biológico fica muito confuso (pense na troca para o horário de verão brasileiro, por exemplo. Com a mudança de apenas uma hora já sentimos a diferença).

Então, para os pesquisadores, quando o viajante dorme de frente para caixas que emitem flashs curtos e fortes de luz, ele tem seu relógio biológico ajustado em até duas horas. Esta luz teria a função de enganar o cérebro (ela chega até ele através da retina), dizendo para ele que o dia é mais longo do que realmente é.

Durante a pesquisa, os voluntários que estavam com o sono extremamente regulado por duas semanas tiveram de dormir sob a exposição dos tais flashes. Após o teste, eles relataram que na noite seguinte seu sono atrasou cerca de duas horas.

Outras formas de combater o Jet Lag

Apesar de os resultados dos pesquisadores americanos terem sido positivos, o fato é que estas cabines de flash ainda não estão acessíveis aos viajantes. Sendo assim, o jeito é lutar com as armas que temos.

Mude o seu fuso algumas semanas antes da viagem

Se você já sabe qual o fuso-horário de seu próximo destino, pode começar a se adaptar a ele mesmo antes de chegar. Fazer as refeições, dormir e acordar (se for possível), são maneiras de educar o corpo para o novo fuso.

Descanse bem antes da viagem

Para que você tenha uma noite realmente tranquila antes da viagem, deixe tudo preparado com antecedência: malas, documentos pessoais, passaporte e passagem. Quanto mais descansado você estiver, mais tempo aguentará acordado no novo fuso.

Cuidado com algumas bebidas

No avião, o cardápio de bebidas é extenso e tentador, mas tome cuidado. Ingerir bebida alcoólica pode causar uma leve desidratação e alguns enjoos. Já bebidas com cafeína vão desestimular o sono e contribuir ainda mais para a pane em seu relógio biológico. Sendo assim, evite tudo que possa piorar a sensação de jet lag na chegada.

Faça o possível para aterrissar durante o dia

Quando você chega a seu destino durante o dia, fica muito mais fácil se familiarizar com o novo fuso horário. Por isso, tente comprar passagens com chegada prevista pela manhã ou tarde.

E você, sabia que os efeitos do Jet Lag poderiam ser amenizados de certa forma? Conte pra gente o que achou destas dicas através dos comentários!

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