Guia de viagem para Brasília: saiba tudo o que fazer na capital

Você está cansado da rotina e precisa conhecer um lugar novo? Neste texto, você entende por que Brasília tem muito a oferecer para a sua próxima viagem! A capital do país é ideal para se inteirar de alguns dos mais importantes prédios do Brasil, além de relaxar nas águas do Lago Paranoá e respirar o ar fresco do Jardim Botânico! Veja o guia com os pontos turísticos de Brasília!

Quais são os principais pontos turísticos de Brasília?

1. Eixo Monumental

Para começar o seu percurso por Brasília, nada mais representativo da grandeza dos candangos do que o Eixo Monumental, onde estão os magníficos prédios da cidade. Comece pelo Palácio do Planalto, a sede do Poder Executivo onde trabalha o presidente do país. Inaugurado em 1960, o local é tomado por um espelho d’água e se destaca pelos pilares. Situado na Praça dos Três Poderes, está aberto à visitação aos domingos, das 9h30 às 14 h.

Não deixe de agendar uma visita guiada ao Congresso Nacional, que é formado por duas cúpulas e um prédio com 26 andares, em que são distribuídas algumas das mais importantes funções administrativas do Brasil. O edifício, que, ainda, guarda um acervo de obras nacionais e internacionais, também está na Praça dos Três Poderes e fica aberto diariamente das 8h30 às 17h30.

Ah, você deve ter começado a notar até aqui as imponentes colunas que sustentam os prédios. Tal detalhe também faz parte do Supremo Tribunal Federal, que tem exposição permanente sobre ex-ministros que já passaram pela Casa em mandatos anteriores. Está aberto para visitação todos os dias, geralmente das 10 h às 17h30.

Já o Palácio do Itamaraty, condecorado com a escultura “Meteoro”, de Bruno Giorgi, sob um espelho d’água, é a sede do Ministério das Relações Exteriores. O acervo interno é composto por obras de vários artistas nacionais, desde Athos Bulcão a Sérgio Camargo. Está na Esplanada dos Ministérios, Bloco H, e funciona de segunda a sexta-feira, das 15 h às 17 h, e nos sábados e domingos, das 10 h às 14 h.

Siga a viagem até o Palácio da Alvorada, onde reside oficialmente o presidente. Com as esculturas “As Laras” e “O Rio dos Ritmos”, de Ceschiatti e Maria Martins, à sua frente, a casa localizada na Península da Alvorada está aberta ao público apenas nas quartas-feiras, das 14h30 às 16h50. Saiba mais detalhes sobre os palácios administrativos do DF.

2. Catedral

Projeto de Oscar Niemeyer, a Catedral é uma das obras mais visitadas do arquiteto em Brasília. Fundada na década de 1970, o templo tem 40 metros de altura e é sustentado por 16 colunas de concreto, entre esculturas religiosas e peças sacras. Para conhecer, vá, das 8 h às 18 h, ao início da Esplanada dos Ministérios, no Eixo Monumental, Via S1.

3. Museus

Museu da Cidade é ideal a fim de conhecer os detalhes da história de Brasília. O mais antigo museu do local é conhecido por ter um busto de Juscelino Kubitschek na fachada, mas exibe exposições permanentes com arquivos que remontam ao planejamento do Distrito Federal. Para visitá-lo, vá ao endereço da Praça dos Três Poderes no horário de terça a domingo, das 9 h às 18 h. A entrada também é franca.

Falando em JK, não deixe de conferir o Memorial Juscelino Kubitschek, importante para compreender a vida desse importante político cuja história se mistura com a de BSB. O memorial, construído onde houve a primeira missa da cidade, guarda os restos mortais e um grande acervo sobre o ex-presidente. O endereço é: Eixo Monumental, Lado Oeste, na Praça do Cruzeiro. Com entrada no valor de R$ 10, funciona de terça a domingo, das 9 h às 18 h.

Já o Museu Nacional de Brasília, que está situado no Setor Cultural Sul, lote 2, faz parte do Conjunto Cultural da República e recebe exposições itinerantes de artistas nacionais e internacionais. Visite o local de terça a domingo, das 9 h às 18h30. A entrada é gratuita.

4. Vista panorâmica

Ao final desse primeiro tour, se dê um presente ao avistar Brasília do alto da Torre de TV Digital! O monumento, que foi erguido para lembrar os 52 anos da capital federal, proporciona uma vista de 360 graus do município no mirante com 120 metros de altura. Para visitar, vá aos sábados e domingos, das 9 h às 17 h, à Estrada Parque Contorno, Grande Colorado, em Sobradinho. O ônibus Brasília City Tour leva os passageiros à famosa torre.

5. Natureza

Para relaxar e entrar em contato com a incrível fauna e flora brasileiras, o melhor lugar é o Jardim Botânico, com uma reserva natural que vai fazer você respirar um incrível ar puro. Além de andar a pé, conheça o parque de bicicleta! Se depois bater o calor, que tal uma experiência aquática? A capital do Brasil tem muito a oferecer a fim de amenizar o clima do Cerrado no Clube das Nações, onde está situado o Katanga, em que os turistas praticam desde stand up paddle até wakeboard no Lago Paranoá. Já pensou?

Onde comer bem e sair à noite na Capital Federal?

1. Restaurantes

Nada igual a comer uma feijoada para se sentir na capital do Brasil! Então, a primeira sugestão é o Bar Brasília, que tem uma decoração especial e pratos de fazer qualquer turista salivar! Agora, se você quer mesmo experimentar a culinária nacional, inclua no seu roteiro o restaurante Xique-Xique, que vende desde paçoca (farofa) até feijão-de-corda no cardápio.

2. Cafeterias

Mas se o seu estilo combinar mais com a cozinha europeia, uma opção sofisticada é o Daniel Briand Pâtissier & Chocolatier, com doces que vão fazer você ter uma experiência dos deuses! A nossa dica é experimentar o ruche doreé e o chausson aux pommes. Ah, outro lugar que os amantes do café não podem deixar de ir é à Thursday Night Throwdown, que oferece uma carta de cafés especial para quem é expert no grão.

3. Balada

Com a energia da cafeína, curta a noite brasiliense no Q5 Club, onde ocorre uma das mais célebres baladas da cidade. A casa oferece festas para todos os tipos e se transformou em uma referência para os baladeiros do centro-oeste. Bom, seguindo essas dicas, tenha certeza de que a sua viagem será incrível, passageiro!

Você concorda que Brasília é a melhor opção para o seu próximo passeio? Então, comece a procurar passagens com desconto  e viaje agora mesmo à capital! 😉

Deixe um Comentário