O que fazer em São Luis no fim de semana

São Luís, a capital do Maranhão, atrai muitos turistas todos os anos na época do veraneio. Com praias exuberantes e com a proximidade dos Lençóis Maranhenses, não há quem resista passar as férias na cidade. Como tem muita coisa para ver, quanto mais tempo, melhor.

Mas e quando você tem poucos dias? Talvez esteja em uma viagem de negócios ou só possa viajar nos finais de semana. Nesse caso, não se preocupe: o post de hoje vai mostrar o que fazer em São Luis no fim de semana!

Passear no Centro Histórico

Toda grande cidade tem um centro histórico cheio de prédios e monumentos importantes. Mas o Centro Histórico de São Luís é considerado um Patrimônio Mundial da Humanidade. Com mais de quatro mil casarões tombados e construções do século passado, esse centro tem grande valor cultural para o Brasil.

Além dos casarões, lá você encontra edifícios muito importantes para o Maranhão, como o Palácio dos Leões e o de La Ravardière, respectivamente a sede do governo e da prefeitura. Nos arredores, então estão a Catedral da Sé e a Praça Benedito Leite, símbolos da cidade.

Conhecer o Convento das Merces

Quem gosta de construções e arte sacra vai querer conhecer esse convento, construído em 1657 sob a supervisão do padre Antônio Vieira. O local abrigou a Ordem dos Mercedários até o ano de 1905 e hoje é um prédio do governo estadual. O convento abriga o Memorial José Sarney e o Museu da Memória Republicana.

Se você der sorte de visitar a cidade de julho, pode aproveitar o Vale Festejar, uma festa junina fora de época que acontece no local.

Ir à praia

O nordeste do Brasil é conhecido por suas praias, então não é novidade que as praias de São Luís são imperdíveis. Mas os motivos são peculiares: em 32 km de praia, rodeadas de muitos morros e falésias, grande parte das águas da cidade são impróprias para banho. Mas isso não quer dizer que elas não valem a pena.

Por causa de sua geografia singular e da localização próxima à Linha do Equador, os mares do Maranhão variam com frequência, e a maré muda de seis em seis horas – o dobro da velocidade normal. Você pode observar essas mudanças do Espigão Costeiro, ponto turístico famosos da cidade, onde fica o famoso letreiro que diz “Ilha do Amor”.

Visitar Alcântara

A “cidade que parou no tempo” fica a 1 hora e 20 minutos de São Luís, indo de barco ou lancha, e está entre os melhores passeios para quem visita a capital maranhense. Alcântara é formada por ruínas muito bem conservadas, que nunca foram reconstituídas.

Mesmo se não for passar o dia inteiro no lugar, procure se programar para ver o pôr-do-sol por lá. A vista é imperdível!

Ir à Lagoa da Jansen

Entre o mar e a cidade, a Lagoa da Jansen oferece diversão e entretenimento durante o dia e também à noite. Com espaço para praticar esportes, ciclovias, bares, restaurante e boates, esse é um dos locais mais badalados de São Luís e não deve ficar de fora do seu roteiro.

Não deixe também de ter uma linda vista panorâmica da região no Mirante da Lagoa!

Curtir o som do reggae

Você sabia que São Luís é conhecida como a “Jamaica brasileira”? Isso porque o ritmo jamaicano chegou à cidade nos anos 1970, por meio da influência caribenha, e se espalhou por todo o país. Por isso, não deixe de procurar um barzinho ou um show de reggae e curtir a cidade com a trilha sonora certa!

A capital maranhense é uma bela cidade com muito a oferecer. E agora que você já sabe o que fazer em São Luis no fim de semana, pode planejar sua viagem, mesmo que ela seja curtinha!

Que tal passar na MaxMilhas para encontrar passagens com desconto

Deixe um Comentário