O que fazer quando o voo atrasa?

Para a maioria das pessoas, viagens são um período de descanso e diversão. No entanto, perrengues podem fazer parte da experiência e, às vezes, acontecem antes mesmo do embarque!

Um bom exemplo é quando a companhia aérea tem problemas com atrasos. Afinal, você sabe o que fazer quando o voo atrasa? Conheça seus direitos nesse tipo de situação e veja algumas dicas para lidar com o tempo de espera.

O que fazer quando o voo atrasa?

De acordo com a Agência Nacional de Avião Civil (Anac), o passageiro que comparecer para embarque deverá receber assistência material da companhia aérea caso seu voo seja atrasado ou cancelado.

Basicamente, a abrangência da assistência que uma companhia aérea deve prestar depende do número de horas que o passageiro precisará esperar até que consiga embarcar rumo ao seu destino:

  • A partir de uma hora: comunicação (telefone e internet);
  • A partir de duas horas: alimentação;
  • A partir de quatro horas: reacomodação, reembolso integral ou transporte por outro meio, segundo a escolha do passageiro.

Infelizmente, muitas companhias aéreas omitem os direitos dos passageiros para evitar que eles sejam transportados por outras empresas – o que acarreta gastos extras e danos à imagem.

Também vale lembrar que a legislação não faz distinção entre motivos para atrasos e cancelamentos. A companhia aérea é responsável pelo passageiro mesmo quando há um problema de força maior, como mau tempo.

Conhecer seus direitos é o primeiro passo para lidar com o atraso de um voo. Assim, você pode exigi-los com calma, firmeza e educação, ingredientes indispensáveis para qualquer momento de tensão.

Caso a companhia se recuse a oferecer a solução mais benéfica para o seu caso, faça uma reclamação junto à Anac e considere a possibilidade de entrar na Justiça. Para tanto, você precisará coletar o máximo de provas que conseguir.

Como driblar o tempo de espera?

Supomos que a companhia aérea ofereceu toda a ajuda necessária por conta do cancelamento do seu voo e você terá que esperar um tempinho até o embarque. O que fazer para ele passar mais rápido?

Aproveite a assistência oferecida

É claro que a nossa primeira dica é aproveitar a assistência que a empresa deu. Que tal ligar para algum familiar para explicar o que houve ou usar a internet para ler textos, escutar música ou assistir vídeos?

Caso o atraso tenha sido superior a duas horas, você também pode aproveitar para comer em algum estabelecimento bacana do aeroporto e jogar conversa fora com seus companheiros de viagem.

Revise o seu roteiro de viagem

Já reparou como a proximidade de uma viagem deixa muitas pessoas ansiosas? Então, imagine como elas ficam quando descobrem que seus voos estão atrasados e percebem que demorarão mais a chegar!

Uma maneira saudável de lidar com essa sensação é aproveitar a internet gratuita para fazer uma boa revisão do roteiro de viagem e pesquisar mais sobre os passeios.

Passeie pelo aeroporto

Essa é uma dica para quem precisa esperar em um aeroporto gigante ou desconhecido! Pode ser que o local conte com atrações capazes de competir com qualquer shopping center, sabia?

Isso significa que você poderá encontrar lojas especializadas em diferentes produtos e centros de estética que oferecem vários tipos de procedimentos. Mas é claro que observar o movimento de pessoas e aviões é o melhor programa!

Gostou de saber quais são seus direitos e o que fazer quando o voo atrasa? Antes de marcar sua próxima viagem, consulte o histórico de atrasos das companhias aéreas e pesquise pelas melhores ofertas na MaxMilhas!

Deixe um Comentário