Planeje sua viagem para prestar concurso em outra cidade

Se você está planejando prestar um concurso em outra cidade, não abandone a ideia! Muitos “concurseiros” apostam em provas realizadas longe de casa em busca de melhores condições, como uma boa relação candidato-vaga e salários mais atrativos.

Então, não deixe que a distância seja um problema para alcançar seus objetivos de estabilidade profissional. Planejar a viagem é bem mais simples do que parece:

1 – Leia o edital com bastante atenção

O primeiro passo é ler o edital do concurso com muita atenção. Afinal, é a partir dele que você vai poder decidir se realmente vale a pena fazer a prova, quais são os benefícios oferecidos e qual a quantidade de vagas.

Cada tópico pode trazer detalhes importantes, ainda mais para quem vai viajar para concorrer aos cargos. Além disso, confira no edital quais são as cidades onde a prova será aplicada. Geralmente, o candidato já deve escolher o município na hora da inscrição.

2 – Vá de avião e compre as passagens o quanto antes

A depender da distância pode ser muito cansativo viajar para outra cidade de ônibus ou carro. Com certeza, você vai querer chegar “inteiro” e bem disposto para a prova. Então, com a cidade definida, é hora de garantir as suas passagens aéreas econômicas.

Faça a reserva o quanto antes. Se possível, faça isso no mesmo dia em que o edital sair. Alguns concursos mais concorridos, como os dos tribunais regionais, aumentam e muito a procura por passagens.

Dica para economizar na compra da sua passagem: pela MaxMilhas, empresa que oferece passagens econômicas emitidas pelas milhas de quem deseja vender, você pode encontrar passagens com mais de 50% de desconto. <3

 

3 – Verifique o local de prova

É comum que o endereço onde a prova será aplicada seja divulgado semanas antes do concurso. Fique atento para pesquisar qual o melhor local para hospedagem. Aproveite para fazer um tour pelo Google Maps, pois isso vai te ajudar a entender a localização e saber o que há nos arredores.

Avalie o custo-benefício de ficar em um hotel ou em um albergue. No caso de ambientes compartilhados, verifique a quantidade de pessoas que estarão no mesmo quarto, já que isso pode atrapalhar sua concentração para a prova. Em alguns hostels, por exemplo, os cômodos costumam ser divididos por até 12 hóspedes.

Não se esqueça de perguntar sobre a política de cancelamento, pois mudanças de local e outros imprevistos podem ocorrer.

Dica para economizar com a hospedagem: Muitos sites, como o Airbnb, apresentam ofertas de pessoas que abrem espaços em casa para receber hóspedes. A plataforma garante a segurança do pagamento e tem alternativas que podem ser mais em conta.

4 – Pesquise as opções de transporte

Depois de saber exatamente o endereço da prova e do hotel, é hora de buscar quais são as opções de transporte da cidade. A menos que você consiga chegar a pé ao local do concurso, vale considerar possibilidades como transporte público, táxi ou Uber.

Pesquise quais são as tarifas de cada um e coloque tudo na ponta do lápis. Leve em consideração dividir um táxi ou Uber com outros “concurseiros” que estejam hospedados no mesmo local que você.

Se for o caso, deixe uma lista com telefones na portaria e peça que o porteiro informe outros candidatos. Essa pode ser uma opção mais cômoda do que esperar um ônibus, porque em geral as linhas são menos frequentes aos domingos.

5 – Chegue na cidade um dia antes da prova

Para poder descansar e ter uma boa noite de sono antes da prova, tente chegar um dia antes. Programe-se para fazer o check-in no hotel no horário inicial, que normalmente é ao meio dia. Assim que chegar, verifique se as condições do quarto são as mesmas das que você viu pela internet.

6 – Aproveite o concurso em outro Estado para passear

Depois da prova, é claro! Logo que terminar, faça um passeio pelos lugares mais conhecidos da cidade. Alguns municípios possuem centros históricos e paisagens que merecem ser conferidas. É uma boa saída para relaxar e esquecer os estudos por um tempo. Só tome cuidado para não se atrasar para o voo de volta!

Prestar um concurso em outro Estado é um grande desafio que, com certeza, você consegue enfrentar. Então, aproveite a energia que você tem e não deixe as oportunidades passarem. Afinal, essa pode ser “A” chance da sua vida!

Gostou? Para receber conteúdos como este, deixe seu e-mail com a gente. 😉

Deixe um Comentário