Realmente existem passagens aéreas baratas de madrugada?

Você está buscando preços mais baixos para conhecer uma nova parte do mundo? Nessas horas, é comum ouvir falar sobre como é mais fácil comprar passagem aérea barata de madrugada. Mas essa informação não passa de um mito, já que as companhias colocam trechos em promoção até mesmo em horários comerciais.

No Brasil, as empresas de aviação taxavam os preços dos trechos a partir das 22 h e, com isso, a chance de conseguir uma passagem pagando menos aumentava. Essa possibilidade, no entanto, ficou na década de 90, quando a velocidade da internet era lenta e o trânsito de internautas, muito alto na rede de computadores.

Porém, você sabia que viajar de madrugada, nos chamados red-eye flight, pode poupar seu dinheiro? Tudo depende da oferta e da procura, uma lei que rege a precificação das passagens aéreas. Essa e outras dicas você aprende neste texto. Embarque!

Por que comprar passagem aérea barata de madrugada é mito?

No Brasil, é comum ouvir algum amigo sugerir procurar passagem aérea de madrugada para pagar menos. Contudo, isso deixou de ser regra hoje em dia. O cálculo do preço dos voos é muito complexo, mas uma coisa é certa: ele depende de quanto os clientes estão buscando um determinado destino e em qual horário. Quer saber por que essa informação falsa ainda faz tanto sentido para as pessoas por aqui?

Antigamente…

O mito sobre comprar passagem barata de madrugada já fez sentido nos anos 1990, quando o acesso à internet não era popularizado no país como é atualmente e quando havia mais falhas no sistema online.

Então, com a internet menos veloz, as operadoras deixavam para atualizar o valor dos voos durante a madrugada. Nesse horário, havia menos pessoas na rede e, portanto, era mais fácil de as empresas terem o controle dos preços das passagens. Hoje, porém, as companhias fazem promoções ao longo da semana a fim de aquecer as vendas e competir com as concorrentes.

Mas e os feirões?

Outro motivo que fundou o mito do “fator madrugada” tem a ver com os antigos feirões promovidos entre as empresas de aviação. A GOL e a LATAM abriam as vendas promocionais na madrugada da sexta-feira para o sábado.

Os espertinhos que ficavam com o computador ligado até tarde conseguiam encontrar os melhores bilhetes em promoção. Nos dias atuais, isso deixou de ser regra entre as companhias aéreas, que dão início aos feirões até mesmo durante a tarde.

Passagens para viajar de madrugada são mais baratas?

Bom, você já sabe que é um mito ficar acordado até tarde para conseguir passagens aéreas baratas. Por outro lado, é verdade que as companhias (AZUL, GOL e LATAM) disponibilizam os voos, que decolam durante o período da madrugada, também chamados de red-eye flight, por um preço que vai caber no seu bolso!

É fácil entender o porquê. As empresas usam a lei da oferta e da demanda a fim de saber quanto cobrar por uma passagem. Em outras palavras, um voo em horário comercial (na faixa de horário das 8 h às 18 h) tende a ser mais procurado em comparação aos trechos operados durante a madrugada.

A dica para os deslocamentos na “madruga” é válida principalmente para trechos domésticos. No exterior, em países como França e Espanha, por exemplo, a lógica é outra, porque geralmente os trechos mais procurados são aqueles que deixam os aeroportos brasileiros ao final da noite. Então, se você quer ir a locais no estrangeiro, prefira os voos que saem do Brasil durante o dia.

Ganho algo comprando a passagem de madrugada?

A chance de você encontrar, no período da madrugada, uma passagem em promoção é a mesma de durante o dia. Mas podemos citar um benefício em realizar a compra em um horário não comercial: nesse intervalo, o tráfego de internautas nos sites é menor.

Com isso, é possível pesquisar trechos em promoção tranquilamente. Então, o risco de a passagem mais barata se esgotar enquanto você não fecha a compra diminui. Mas fica a seu critério perder algumas horinhas de sono a fim de garantir essa vantagem. Se quiser aproveitar o descanso, o melhor mesmo é usar os buscadores de promoções e ficar alerta para achar os bilhetes mais em conta.

Então qual é a forma mais fácil de achar passagem barata?

Como mostramos, é um mito acreditar que o preço das passagens aéreas cai durante a noite. Mas se você ainda quer gastar menos na hora de viajar, pense em comprar o seu bilhete com milhas! Essa é uma ótima forma de aproveitar as promoções.

E se você não tiver um cartão de crédito ou não pertencer a nenhum clube de pontos, não se preocupe: há empresas que comercializam as milhagens de terceiros de uma forma rápida e segura. Comece buscando no simulador o trecho desejado e chegue ao melhor resultado para voar o quanto antes!

Gostou do conteúdo e já sabe que comprar passagem aérea barata de madrugada é um mito? Então, compartilhe este artigo nas suas redes sociais e espalhe essa informação por aí! 😉

Deixe um Comentário