Sem neura: Dicas para adolescentes viajando sozinhos

Adolescentes viajando sozinhos devem tomar algumas medidas para que a viagem seja mais segura e divertida. Venha saber quais são elas!

Adolescentes viajando sozinhos geram diversas preocupações. Afinal, tanto os pais quanto o próprio adolescente podem ficar nervosos com os diversos incidentes que podem acontecer nessas ocasiões.

Mas não se preocupe: no texto de hoje, vamos dar algumas dicas para adolescentes viajando sozinhos que vão garantir sua segurança e diversão!

Estabeleça um orçamento

Adolescentes viajando sozinhos, normalmente, estão viajando com o dinheiro dos pais. Se não for o caso, é com um dinheiro que foi economizado com muito esforço – e que você não vai querer desperdiçar. Por isso, estabelecer um orçamento faz toda a diferença.

Divida o dinheiro que tem para todos os dias de viagem e estabeleça o quanto pode gastar por dia. Isso impede que você chegue ao fim da primeira semana sem dinheiro para almoçar, ou que tenha que ligar para seus pais para pedir mais dinheiro.

Tenha os documentos em mãos

Um dos maiores erros que você pode cometer em um aeroporto é deixar seus documentos na mala e ter que encontra-los no meio da bagunça na hora de passar pela segurança. Deixe os documentos em um lugar seguro e acessível, como o bolso de fora da sua bolsa ou mochila.

Durante a viagem, não saia da sua hospedagem sem a identidade ou o passaporte, caso seja uma viagem internacional.

Use algo para identificar sua bagagem

Mesmo que sua bagagem seja diferente das malas pretas comuns, é possível que outra pessoa tenha exatamente a mesma bagagem. Por isso, coloque alguma coisa para identifica-la, como um adesivo, uma etiqueta ou qualquer coisa que chame a atenção. Isso ajuda a identifica-la na esteira.

Tenha um adulto responsável

Adolescentes viajando sozinhos tendem a querer uma independência total. Porém, isso pode se tornar um problema em casos de emergência.

Por isso, é importante ter pelo menos um adulto na cidade em que você está com quem você possa se comunicar – pode ser algum amigo da família ou funcionário de uma agência de viagens. Isso deixa a viagem mais segura e tranquila para todos.

Anote números de emergência

Do mesmo modo, ter para quem ligar em caso de emergências é essencial. Tenha anotado o número dos seus pais, da sua hospedagem, da agência de viagem, da agência do seguro-viagem, da polícia e, se estiver em outro país, da embaixada brasileira.

Anote esses números tanto no seu celular quanto em um caderno que deve ficar em sua mochila ou bolsa o tempo todo.

Não confie em estranhos

Essa é uma dica que escutamos desde crianças mas que, em uma viagem, em que estamos mais tranquilos e abertos a aceitar o desconhecido, acabamos esquecendo: não podemos confiar em quem não conhecemos.

Evite dar informações pessoais, como o endereço da sua hospedagem, para quem você acabou de conhecer.

Faça amigos

Fazer amigos não apenas é um dos maiores objetivos de adolescentes viajando sozinhos, mas pode ser uma boa medida de segurança: andando com outras pessoas, você fica mais protegido do que saindo sozinho o tempo todo.

Viajar sozinho pode ser uma experiência divertida e interessante, desde que todas as medidas de segurança sejam tomadas e você pode realmente curtir, sem ficar se preocupando.

Quer planejar sua viagem? Entre no site da MaxMilhas e compre passagens com desconto!

Comentários

Deixe um Comentário