Viagem Consciente: conheça Santa Fé no México

Que tal inovar fazendo uma viagem consciente? Pegue logo sua passagem aérea barata na MaxMilhas e venha conhecer Santa Fé, no México!

Pensando o que fazer nas férias de julho? Que tal conhecer novas culturas, se divertir muito e ainda incentivar a economia local? A grande tendência é a viagem consciente, uma forma pra lá de sustentável de rodar o mundo. Lugares para viajar dessa forma não faltam e o principal representante é Santa Fé, no México. Então compre logo sua passagem aérea barata na MaxMilhas, faça as malas e se liga nas dicas que a gente separou pra você!

Viagem consciente: Santa Fé respira cultura e arte indígenas

Santa Fé foi ocupada pelos indígenas no século XI até 1610, quando os espanhóis fizeram dela uma das capitais do seu Novo Mundo.

O título sobrevive até hoje, mesmo após a tomada da cidade por mexicanos e americanos.

Nas ruas, a identidade indígena é inegável. As casas cor de barro com quinas arredondadas fazem um contraste perfeito contra o céu que se mantém azul praticamente o tempo inteiro.

As cerâmicas e pedras turquesas das tribus zuni e hopi vendidas na lojas de joias são pequenas amostras do artesanato indígena.

Nos museus, parte da história da cidade

Viagem consciente inclui conhecer a história local para melhor compreender o povo – e museus não faltam em Santa Fé.

Pra conhecer a história da cidade de verdade, a dica é ir no New Mexico History Museum, que inclui o Palácio dos Governadores, de 1610.

A exposição é bacana, mas no prédio novo uma muito bem montada linha do tempo conta tudo de uma forma muito legal.

Já o Museu Internacional de Folk Art, por exemplo, reúne centenas de vitrines com obras de diversas culturas. É uma das maiores coleções de arte popular do planeta.

Vale a pena conhecer também o Museu de Cultura e Arte Indígena. A dica aqui é esperar um pouquinho pra entrar em tour com voluntários.

Lá você vai encontrar peças impressionantes, como uma rede imensa, de cerca de 45, metros, encontrada em uma caverna utilizada para sepultamentos. Detalhe: a rede, do século XIII, é totalmente feita de cabelos humanos.

Mais cultura na Canyon Road

Na viagem consciente a Santa Fé não pode faltar uma visita à Canyon Road, uma rua inteirinha de galerias de arte. Mas não espere encontrar souvenirs para turistas.

Lá, todas as obras – indígenas e contemporâneas – têm certificado de autenticidade e preço à altura. Um vaso mais baratinho, por exemplo, custa em torno de US$ 1 mil.

Exemplo de sustentabilidade

A cerca de 1 hora de Santa Fé fica o parque nacional Bandalier National Monument, em um canyon perto da cidade de Los Alamos. Ali viveram os ancestrais dos povos indígenas da região. Os Anasazi moravam em cavernas até passarem a construir os pueblos, cujas ruínas, de 10 mil anos, ainda podem ser vistas.

Ja o El Rancho de las Golondrinas é um verdadeiro museu a céu aberto, operado da mesma forma como há 1.700 anos. São muitos os museus, inclusive um dedicado às crianças, com diversas atividades, o Santa Fé Children’s Museum.

Culinária em Santa Fé é uma atração à parte

Prepare o paladar, porque a culinária em Santa Fé é uma atração à parte. Apimentada, é claro, afinal você está no México.

Nem precisa dizer que o chille é o tempero mais famoso dessa cozinha que mistura de sabores indígenas, espanhóis e ingleses. O legal é que você tanto pode ter aulas na Santa Fé School of Cooking como fazer um walking tour por 4 restaurantes, com direito a degustação, é claro.

E então, pronto para começar sua viagem consciente? Passagem aérea barata você já sabe: na MaxMilhas você compra passagem pelo programa de milhas mesmo sem ter milhas. Partiu, Santa Fé!

Deixe um Comentário