Viajando de avião grávida: dicas e cuidados

Alguns médicos aconselham ainda que as pacientes evitem viagens de avião do sétimo mês de gestação em diante, justamente pelo maior risco de entrar em trabalho de parto. Vale ressaltar que, em situações especiais, a viagem de avião poderá ser realizada, desde que o médico, que acompanha a gestante, dê um atestado.

Gravidez x Viagem de avião

Voos em cabines pressurizadas costumam ser bem tolerados por gestante que têm uma gravidez sem complicações. Porém, é importante ressaltar que, quando muito longos, é indicado o uso de meias elásticas. Além disso, as futuras mamães devem se movimentar durante o percurso, para evitar o risco de trombo embolismo.

Vale lembrar que as mulheres que estão no primeiro trimestre de gestação e que têm algum problema como pressão alta ou sangramento, devem conversar com o médico antes do embarque para ver se ele autoriza a viagem.

No começo da gestação o enjoo também pode ser um incômodo, o que faz com que muitas gestantes deixem a viagem de avião para o segundo trimestre, até a 27ª semana.

Outro alerta importante é para quem está grávida de gêmeos. Lembre-se de que o útero está maior e o risco dos bebês resolverem nascer antes da hora é maior também. Por isso, converse com o médico, para que ele indique se é possível ou não a viagem de avião.

O que fazer para ter mais conforto durante os voos?

É interessante reservar o assento perto da asa, pois tem mais estabilidade durante o voo. Também é uma boa escolha, sentar em fileira com mais espaço.

Mulheres grávidas costumam ir mais ao banheiro, por isso, o mais indicado é sentar no corredor, para conseguir sair e entrar com mais facilidade e rapidez. Além disso, sentar no corredor também vai ajudar a levantar para caminhar durante o percurso. Este cuidado evita que a perna inche muito e dê cãibras, pois estimula a circulação.

Outra dica é tentar esticar as pernas, mesmo quando sentada, e movimentar os pés, fazendo movimentos circulares com o tornozelo. No mais, vá com uma roupa bastante confortável e use o atendimento preferencial, para poder entrar com calma na aeronave e evitar filas durante o atendimento.

Gostou das dicas? Vai viajar? Então corra e compre agora mesmo a sua passagem conosco! 

Comentários

Deixe um Comentário