Ícone do site Blog da MaxMilhas

3 dicas para ver a Aurora Boreal com os próprios olhos

Aurora Boreal noturna na Islândia

Ver a Aurora Boreal pelo menos uma vez na vida é o sonho de muitos viajantes aventureiros. O brilho forte das luzes verdes que rasgam o céu escuro do polo norte é um fenômeno natural fascinante. Mas “caçar” esse presente da natureza exige muito preparo e pesquisa, para que a viagem não seja perdida. Afinal, estamos falando de um acontecimento totalmente espontâneo, que está fora do nosso controle e, por isso, o planejamento da viagem é essencial.

Neste post, fizemos um compilado de dicas para quem sonha em ver de perto essa maravilha da natureza. É uma dessas pessoas? A gente te entende e te convida a colocar esse sonho em prática. Vamos lá? 

3 dicas para “caçar” a Aurora Boreal

1 – Saiba onde ir

As luzes do norte podem ser vistas de diversos países que possuem área dentro do círculo polar ártico. Ou seja: Canadá, Groenlândia, Islândia, Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia, além do estado norte-americano do Alasca. Um dos pontos mais importantes a serem levados em conta na busca pela Aurora Boreal diz respeito às condições climáticas do dia, já que o céu precisa estar limpo para que as luzes possam ser vistas. A principal diferença entre cada um dos países onde é possível ver a Aurora Boreal está na facilidade de acesso até as regiões de boa visibilidade, além da infraestrutura de acomodação e das estradas.

Países como a Noruega e a Finlândia são famosos por receberem turistas de todas as partes do mundo, que viajam com o único objetivo de ver as luzes. Por isso, oferecem boa infraestrutura para que a viagem se torne mais confortável. No entanto, é preciso considerar que os países nórdicos europeus também figuram na lista dos mais caros do mundo. Ou seja, é fundamental preparar também o bolso antes de viajar.

2 – Saiba quando ir

A Aurora Boreal só é visível em noites escuras e de céu limpo. Durante os meses de verão, é normal que a incidência de luz no polo norte seja muito alta. Portanto, as luzes não aparecem, já que os dias são praticamente infinitos. O ideal é fazer a sua viagem a partir de setembro, quando as luzes começam a se tornar visíveis, até o mês de abril.

Mesmo assim, é bom ter cuidado: durante os meses de alto inverno – novembro, dezembro e janeiro – é normal que ocorram fortes nevascas e que as temperaturas fiquem muito abaixo de zero graus, o que torna a experiência mais desafiadora. Em fevereiro, as nevascas começam a diminuir e, ainda que o frio permaneça, muitos “caçadores de Aurora Boreal” optam por viajar nesta época. 

3 – Vá pelo lugar, não apenas pela Aurora

Tenha em mente que a Aurora Boreal é um fenômeno natural. É impossível ter 100% de certeza de que elas vão aparecer em determinada noite, que não haverá nuvens no céu ou que não estará chovendo ou nevando. Por isso, quando decidir viajar do Brasil até o polo norte, escolha um lugar que você gostaria de conhecer, com paisagens incríveis e diferentes das que estamos acostumados! Inclua também no roteiro outras atividades de seu interesse nestes locais. A Islândia, por exemplo, é um país onde a Aurora é apenas um dos espetáculos da natureza  e que vale muito a pena conhecer a fundo.  Dessa forma, você não vai se decepcionar se não conseguir ver as luzes e não vai perder a viagem. 

Casal curtindo a dança das cores na Islândia. Você pode ser um deles, hein?

Sonhando em “caçar” a Aurora Boreal? Então, acesse o site da MaxMilhas e veja como a gente pode ajudar você a chegar lá! Quer mais dicas de viagem? Cola com a gente no Facebook, Twitter e Instagram. 😉 

 

 

Sair da versão mobile