Continue lendo para conferir alguns lugares que apesar, de não serem muito visados por turistas, você pode conhecer quando for ao Rio de Janeiro para se sentir um carioca nato.
1- A Botafogo descolada
Se você quer conhecer Botafogo além das praias e se cansou da multidão de Copacabana, sem dúvidas, irá adorar o que mais ele reserva. O badalado bairro da zona Sul é um dos pontos mais atrativos do Rio de Janeiro para quem gosta de uma diversão boêmia e de comer bem. Sua vasta variedade de bares e restaurantes atrai artistas e gente descolada de todos os cantos da cidade, e o melhor: você não irá gastar muito.
2- Real Gabinete Português de Literatura
Prepare-se para fazer uma viagem no tempo e conhecer uma importante peça do quebra-cabeça que compõe a história do nosso país. O Real Gabinete Português de Literatura foi inaugurado em 1887 por ninguém menos do que a Princesa Isabel, primeira senadora do Brasil e também conhecida por ter sido a responsável pela abolição da escravatura. Apesar da inauguração ter sido em 1887, foi em 1837 que ele foi fundado por um grupo de portugueses com o intuito de aprimorar o intelecto de seus afiliados. Vale também ressaltar que o ele abrigou a primeira comunidade lusitana.
A arquitetura moderna não desenvolve mais construções tão ricas em detalhes como o Real Gabinete Português de Literatura. As gigantescas estantes de madeira, que há quase um século e meio servem de moradia para mais de 400 mil obras literárias, farão você se sentir em um filme de época. Vale a pena conferir!
3- Parque da Catacumba
Se você gosta de passeio ao ar livre e atividades físicas como trilhas e tirolesa, o Parque da Catacumba é o local certo para visitar no Rio de Janeiro. Construído onde anteriormente era uma favela, o lugar oferece uma linda arquitetura e paisagens de tirar o fôlego, sem mencionar a composição de inúmeros tons de verde de suas obras de paisagismo e jardinagem. É um ambiente agradável para quem quer se afastar um pouco da agitação dos centros urbanos e ter mais de contato com a natureza. Possui muitas árvores, jardins, praças, além de um parque de atividades aberto ao público com arvorismo e tirolesas.
4- Praça São Salvador
A princípio, ela é apenas uma praça comum, como qualquer outra, se não fosse pela sua variada programação cultural que acontece quase todos os dias da semana. A Praça São Salvador é um abrigo de músicos e artistas de todas as tribos, e eventos e festas acontecem constantemente tornando-a um lugar que causa uma relação de amor e ódio entre os seus visitantes e os moradores que vivem ao seu redor. Segundo os cariocas, a praça é: o ponto de encontro antes dos jogos de futebol; o lugar para tomar uma cerveja encostado na mureta; o local para se ouvir um chorinho; encontrar os amigos e comer um delicioso bolinho de bacalhau.
Em volta da praça você conta com a presença de inúmeros bares e restaurantes simples, pois este não é um local de foco para os turistas. Se você estiver indo conhecer o Cristo Redentor, vale a pena antes parar para tomar um chope na Praça São Salvador, afinal ela fica no caminho.
5- Parque das Ruínas
Com 451 anos, o Rio de Janeiro reserva grande parte das peças que contam a história do Brasil, e o Parque das Ruínas é uma delas. Antes mesmo de chegar ao Parque, você se depara com uma inusitada presença de um bondinho, que o fará se sentir na primeira metade do século passado. Acha pouco? Que tal, então, fazer o trajeto até o parque andando de bondinho?
Se você gosta de arte e cultura, não deixe de visitar o Parque das Ruínas. Lá você encontra galerias e exposições, músicos de rua e uma cafeteria vintage. Além disso, para completar o clima cultural nostálgico, quem morou nos arredores da região foi Laurinda Santos Lobo. Considerada uma das mecenas da Belle Époque no Brasil, ela tinha o hábito de reunir artistas, músicos e intelectuais de sua época em seu palacete. Não tem como você ir ao Rio de Janeiro e não parar para conhecer este local histórico!
Deixamos de mencionar algum lugar inusitado para se conhecer no Rio de Janeiro? Compartilhe a sua experiência deixando um comentário!