João Pessoa

icon-desk-calendar@2x Created with Sketch. Quando ir
icon-desk-mapa@2x Created with Sketch. Como chegar
icon-desk-cama@2x Created with Sketch. Onde ficar
icon-desk-talher@2x Created with Sketch. Onde comer
icon-desk-star@2x Created with Sketch. O que fazer

A capital da Paraíba reúne belas praias, muitas atividades culturais e pontos turísticos imperdíveis. Confira este Guia de João Pessoa para saber tudo o que essa cidade tem para oferecer

Localizada às margens do Oceano Atlântico, no litoral do estado da Paraíba, João Pessoa é rodeada de parques, jardins e reservas da Mata Atlântica. Além disso, apresenta um extenso litoral com praias belíssimas. Se você quer conhecer mais sobre esse destino, continue lendo o nosso Guia de João Pessoa.

Carinhosamente chamada de Jampa por seus moradores e apreciadores, a capital paraibana mistura o ritmo moderno e agitado das grandes metrópoles com tranquilidade.

Além de ser a terceira cidade mais antiga do Brasil, João Pessoa é também um dos municípios com a melhor qualidade de vida no país, conhecido por ter muitas áreas verdes, uma boa infraestrutura e muitas opções de lazer.

Se você quer montar um roteiro completo para a capital da Paraíba, entendendo quando ir, o que fazer e quais os pontos altos da gastronomia local. Continue a leitura deste guia de João Pessoa e confira todas as dicas que separamos!

História de João Pessoa

Placa "eu amo João Pessoa".

Crédito: Cacio Murilo/MTur

A história de João Pessoa começa em 5 de agosto de 1585, com a fundação da cidade pelos colonizadores portugueses. As suas primeiras edificações começaram nas margens de um afluente do Rio Paraíba, conhecido hoje como Porto do Capim, no bairro do Varadouro.

Inicialmente chamada de Cidade Real de Nossa Senhora das Neves, em homenagem à santa do dia em que o município foi fundado, a capital paraibana já teve vários nomes ao longo de sua história. Filipeia de Nossa Senhora das Neves, fazendo referência ao rei da Espanha, Felipe II; Frederikstadt (ou Frederica), em razão de sua conquista pelos holandeses, e até mesmo Parahyba do Norte são alguns deles.

Foi somente em 1930 que a cidade recebeu o nome de João Pessoa, de modo a homenagear o ex- presidente do estado, assassinado por ter negado apoio ao então candidato à presidência da República, Júlio Prestes.

Qual a melhor época do ano para visitar João Pessoa?

Assim como outras capitais do Nordeste, João Pessoa é uma cidade quente durante todo o ano, e o sol se faz presente quase todos os dias, especialmente entre dezembro e março.

É preciso ressaltar que o verão é época de alta temporada, ou seja, costuma apresentar preços um pouco mais salgados. No entanto, trata-se também de uma ótima época para viajar, com temperaturas médias de 26ºC e chuvas escassas.

No inverno, quando as temperaturas médias chegam à casa dos 24ºC, os dias continuam quentes, no entanto, há o risco de que a sua viagem coincida com o período de chuvas,que vai de abril a julho.

Já para aqueles que querem aproveitar para curtir esportes, como kitesurf e windsurfe, a época ideal para visitar João Pessoa é durante os meses de julho a setembro, quando os ventos são mais fortes.

Veja aqui as melhores dicas de quando visitar a capital paraibana

Quanto custa viajar para João Pessoa?

O valor da passagem para a capital paraibana vai variar muito de acordo com a época do ano em que você vai viajar, e com o seu local de origem. 

Saindo de São Paulo, é possível encontrar passagens a partir de R$ 521,49. Já do Rio de Janeiro, o valor gasto com o transporte aéreo será de no mínimo R$ 407,00

Como chegar em João Pessoa?

Avenida na praia de João Pessoa.

Crédito: Cacio Murilo/MTur

A capital da Paraíba conta com o Aeroporto Internacional de João Pessoa Castro Pinto, que recebe voos de várias cidades brasileiras e de alguns países. 

Sendo assim, se você quiser ir até essa cidade de avião, você vai encontrar muitas opções de voos. Contudo, também é possível ir até esse destino de ônibus ou de carro. 

Conheça as principais formas de chegar em João Pessoa aqui. 

Onde se hospedar?

Prédios próximo a paria em João Pessoa. Imagem disponível em Unsplash.

Há várias opções de hospedagem na capital paraibana. Quem quer ficar perto da praia, mas não tão longe do centro, pode procurar hotéis e pousadas na região da praia de Cabo Branco.

Entre os hotéis encontrados nessa região estão o Netunah Praia Hotel e o Val Atlantic Hotel.

Outros bairros que apresentam uma grande concentração de hotéis e pousadas, e que também são bem localizados, são: Tambaú, Centro, Manaira e Jardim Oceania.

O que fazer em João Pessoa?

João Pessoa conta com uma grande variedade de atrações, desde belas praias até passeios históricos e culturais. Confira a seguir quais são alguns dos principais passeios que você pode fazer:

Praias

Em João Pessoa, é possível visitar tanto as praias urbanas, bastante frequentadas pelos turistas pela proximidade com os hotéis, quanto aquelas mais paradisíacas. 

Todas as praias possuem águas mornas e de coloração esverdeada nas áreas mais profundas. Algumas das praias mais famosas de Jampa são: Tambaú, Cabo Branco, Manaíra, Areia Vermelha, Bessa, Intermares e Tambabá.

 

Piscinas de Picãozinho

Conhecer as piscinas naturais de Picãozinho é um dos passeios mais tradicionais para se fazer em João Pessoa. Por lá, os visitantes podem aproveitar para mergulhar nas águas cristalinas e observar bem de perto os peixes. 

As piscinas só aparecem nas marés mais baixas e as melhores condições para o passeio são na véspera e até três dias depois do dia da entrada da lua cheia ou da lua nova.

 

Centro Cultural São Francisco

Com uma construção que teve início em 1589, o Centro Cultural São Francisco é um grande complexo que inclui a Igreja de São Francisco, o Museu de Arte Sacra, o Convento de Santo Antônio e algumas capelas, como a Capela Dourada. 

É possível fazer uma visita guiada que explica aos turistas os diversos detalhes da arquitetura do complexo.

 

Por do sol na Praia do Jacaré

Com uma construção que teve início em 1589, o Centro Cultural São Francisco é um grande complexo que inclui a Igreja de São Francisco, o Museu de Arte Sacra, o Convento de Santo Antônio e algumas capelas, como a Capela Dourada. 

É possível fazer uma visita guiada que explica aos turistas os diversos detalhes da arquitetura do complexo.

 

Confira aqui a lista completa com os melhores passeios de João Pessoa.

Onde comer em João Pessoa?

Os amantes da boa gastronomia podem comemorar: é impossível falar de João Pessoa e não se render aos seus sabores. 

Isso porque a culinária paraibana abriga pratos de todos os tipos, desde frutos do mar, até aqueles mais fortes e típicos do sertão nordestino, como buchada, carne de sol e galinha cabidela.

Nos restaurantes de Jampa, é comum ver nos cardápios muitos pratos com camarões, peixes e lagostas. Os ensopados de caranguejo, ostras ou de outros mariscos também são bem comuns nos menus.

Quem gosta de lanches e quitutes, deve provar uma boa tapioca. Por lá, os sabores mais tradicionais são carne de sol, queijo coalho, queijo de manteiga e coco, mas essas são apenas algumas das várias opções doces e salgadas. 

Já para aqueles mais ousados, uma boa pedida é experimentar o famoso cachorro-quente paraibano, que leva carne moída na receita.

Alguns dos restaurantes mais famosos dessa cidade são o Roccia, que é especializado em comida nordestina, sendo uma boa opção para quem quer experimentar os pratos locais.

Já aqueles que gostam de frutos do mar precisam conhecer o Mangai. Quem procura boas opções de restaurante na beira da praia pode gostar de conhecer o Giramundo e o Olho de Lula.

Como é a vida noturna na cidade?

Coqueiros de frente para o pôr do sol.

Crédito: Cacio Murilo/MTur

João Pessoa possui várias opções de atrações para quem quer curtir a vida noturna.

Na capital da paraíba há muitos bares, inclusive alguns que ficam na beira da praia, que podem agradar muito quem quer curtir a noite com o pé na areia.

Também há algumas casas noturnas, sendo que o ritmo musical presente na maioria delas é o forró. 

Alguns dos lugares mais procurados na capital da Paraíba por quem gosta de curtir a vida noturna são: Beer Pub e o Priscylla’s Hall. 

O que fazer em João Pessoa gastando pouco?

Falésia em João Pessoa. Imagem disponível em Unasplash.

Não é preciso ter muito dinheiro para aproveitar esse destino. Entre os passeios que você pode fazer gastando pouco estão conhecer as praias e piscinas da cidade.

Além disso, você também pode passear pelo centro histórico de João Pessoa e conhecer alguns pontos turísticos como o Centro Cultural São Francisco e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

Viu só como a capital paraibana merece ser o seu próximo destino de viagem? Para aproveitar o que de melhor essa cidade tem a oferecer, considere as dicas deste guia de João Pessoa na hora de preparar o seu roteiro de viagem.

Gostou das nossas dicas sobre João Pessoa e mal pode esperar para conhecer a cidade? Então, reserve agora sua passagem aérea e hospedagem, com a Maxmilhas, para Jampa! 

Deixe um Comentário