São Luís, a capital do Maranhão, atrai muitos turistas todos os anos na época do veraneio. Com praias exuberantes e com a proximidade dos Lençóis Maranhenses, não há quem resista passar as férias na cidade. Como tem muita coisa para ver, quanto mais tempo, melhor.
Mas e quando você tem poucos dias? Talvez esteja em uma viagem de negócios ou só possa viajar nos finais de semana. Nesse caso, não se preocupe: o post de hoje vai mostrar o que fazer em São Luis no fim de semana!
Passear no Centro Histórico
Toda grande cidade tem um centro histórico cheio de prédios e monumentos importantes. Mas o Centro Histórico de São Luís é considerado um Patrimônio Mundial da Humanidade. Com mais de quatro mil casarões tombados e construções do século passado, esse centro tem grande valor cultural para o Brasil.
Além dos casarões, lá você encontra edifícios muito importantes para o Maranhão, como o Palácio dos Leões e o de La Ravardière, respectivamente a sede do governo e da prefeitura. Nos arredores, então estão a Catedral da Sé e a Praça Benedito Leite, símbolos da cidade.
Conhecer o Convento das Merces
Quem gosta de construções e arte sacra vai querer conhecer esse convento, construído em 1657 sob a supervisão do padre Antônio Vieira. O local abrigou a Ordem dos Mercedários até o ano de 1905 e hoje é um prédio do governo estadual. O convento abriga o Memorial José Sarney e o Museu da Memória Republicana.
Se você der sorte de visitar a cidade de julho, pode aproveitar o Vale Festejar, uma festa junina fora de época que acontece no local.
Ir à praia
O nordeste do Brasil é conhecido por suas praias, então não é novidade que as praias de São Luís são imperdíveis. Mas os motivos são peculiares: em 32 km de praia, rodeadas de muitos morros e falésias, grande parte das águas da cidade são impróprias para banho. Mas isso não quer dizer que elas não valem a pena.
Por causa de sua geografia singular e da localização próxima à Linha do Equador, os mares do Maranhão variam com frequência, e a maré muda de seis em seis horas – o dobro da velocidade normal. Você pode observar essas mudanças do Espigão Costeiro, ponto turístico famosos da cidade, onde fica o famoso letreiro que diz “Ilha do Amor”.
Visitar Alcântara
A “cidade que parou no tempo” fica a 1 hora e 20 minutos de São Luís, indo de barco ou lancha, e está entre os melhores passeios para quem visita a capital maranhense. Alcântara é formada por ruínas muito bem conservadas, que nunca foram reconstituídas.
Mesmo se não for passar o dia inteiro no lugar, procure se programar para ver o pôr-do-sol por lá. A vista é imperdível!
Ir à Lagoa da Jansen
Entre o mar e a cidade, a Lagoa da Jansen oferece diversão e entretenimento durante o dia e também à noite. Com espaço para praticar esportes, ciclovias, bares, restaurante e boates, esse é um dos locais mais badalados de São Luís e não deve ficar de fora do seu roteiro.
Não deixe também de ter uma linda vista panorâmica da região no Mirante da Lagoa!
Curtir o som do reggae
Você sabia que São Luís é conhecida como a “Jamaica brasileira”? Isso porque o ritmo jamaicano chegou à cidade nos anos 1970, por meio da influência caribenha, e se espalhou por todo o país. Por isso, não deixe de procurar um barzinho ou um show de reggae e curtir a cidade com a trilha sonora certa!
A capital maranhense é uma bela cidade com muito a oferecer. E agora que você já sabe o que fazer em São Luis no fim de semana, pode planejar sua viagem, mesmo que ela seja curtinha!
Que tal passar na MaxMilhas para encontrar passagens com desconto