8 Cidades históricas para conhecer em Minas Gerais

Minas Gerais oferece atrações históricas, naturais e culturais. A diversidade do estado é considerada um dos patrimônios mais importantes do país e é vista como uma riqueza brasileira.

Antes de explorar o mundo, que tal conhecermos e nos apaixonarmos pelo nosso próprio país?

Nesse sentido, visitar as cidades históricas de Minas Gerais é uma boa pedida: é como viajar no tempo e conhecer uma parte importante da história do Brasil, tendo o prazer de vivenciar o que se aprende nos livros.

Minas Gerais ainda tem um acervo arquitetônico e artístico incomparável. A preservação da história do estado é única e merece toda a atenção dos brasileiros!

8 cidades históricas de Minas Gerais que você deve conhecer 

Minas Gerais passou por etapas marcantes em sua história: o ciclo do ouro e o período escravocrata, bem como a Inconfidência Mineira, movimento separatista que se opunha à dominação portuguesa no país, são alguns exemplos.  

E, se você sonha em entender mais sobre  essa faceta histórica do Brasil, Minas Gerais é o destino certo.

Mas quais cidades históricas não podem faltar no seu roteiro de viagem? Reunimos algumas sugestões que farão qualquer turista se apaixonar!

1 – Congonhas

Igreja em Congonhas, Minas Gerais

A cidade fica a 78km de Belo Horizonte e é também chamada de “Cidade dos Profetas”, pois nela está sediado um dos Patrimônios Culturais da Humanidade: o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

O santuário é uma das principais obras de Aleijadinho (1730-1814)  considerado o maior expoente do barroco mineiro, e abriga o trabalho “Os 12 profetas” As esculturas, feitas a partir da pedra-sabão, atraem turistas do mundo inteiro à  Igreja,  e fazem do santuário uma parada obrigatória para quem está visitando a cidade.

Outro ponto turístico imperdível de Congonhas é a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, construída por escravizados e datada como a mais antiga da cidade (1697).

Leia também: Turismo Religioso: Lugares Para Se Conectar Com Sua Fé

Para quem é fã de ecoturismo, vale uma visita ao  Parque Ecológico da Cachoeira, local cercado pela natureza e onde fica a Cachoeira Santo Antônio. E para aprender mais sobre a história do local, não deixe de  conhecer o Museu da Imagem.

Para aqueles que gostam de uma autêntica comida mineira, a parada certa é o restaurante Armazém Santa Rita, na Rua Marechal Deodoro. 

Como Congonhas é uma cidade pequena e os pontos turísticos estão perto uns dos outros, a dica é se hospedar em uma das pousadas históricas que ficam próximas ao centro para fazer o percurso caminhando. 

2 – Diamantina

Rua de pedras com casarões antigos em Diamantina MG

Lembrada como a terra de Xica da Silva e do ex-presidente Juscelino Kubitscheck, Diamantina está localizada ao norte de Minas Gerais, no Vale do Jequitinhonha.

Os conjuntos arquitetônicos e igrejas barrocas têm acervos históricos importantes do Brasil. Não deixe de visitar a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, que abriga obras de Aleijadinho, e a Igreja São Francisco de Assis, onde Xica da Silva está sepultada. 

Outra parada importante para quem visita Diamantina é o Museu do Diamante, localizado no início da Estrada Real, antigo caminho colonial criado para levar ouro e diamantes aos portos do Rio de Janeiro e que se tornou a maior rota turística do país. . O acervo do museu é rico em objetos de arte sacra, além de artefatos usados na mineração e natortura de pessoas escravizadas. 

Diamantina integra o circuito da Estrada Real e é bastante conhecida por suas serestas e pela vesperata, evento noturno ao ar livre com músicos se apresentando de janelas e sacadas de casarões antigos. O público lota os bares e os restaurantes da Rua Quitanda para apreciar a música. 

É na Rua da Quitanda também que estão os restaurantes, bares e botecos locais mais famosos, bem como alguns dos melhores hotéis dessa que é uma das cidades históricas de Minas Gerais mais queridas pelos turistas.

O mercado popular é outro local turístico de Diamantina, onde é possível aproveitar a feirinha. Na praça ao lado, também costumam acontecer eventos, shows, espetáculos de rua, entre outros. De lá também é possível apreciar o sol se pôr no horizonte por detrás das montanhas!

3 – Ouro Preto

Imagem da praça central de Ouro Preto

É a principal e mais conhecida cidade histórica de Minas Gerais. A arquitetura barroca também faz parte da riqueza da cidade onde nasceu Aleijadinho. 

Ouro Preto foi a primeira cidade brasileira a receber o título de Patrimônio da Humanidade, pois transborda cultura, arte e história. Quem visita é transportado para o período colonial e pode vivenciar um pouco do que foi o Brasil nessa época. 

Os museus e as igrejas são de encantar! A imperdível Igreja de São Francisco de Assis é considerada a principal obra de Aleijadinho e do barroco brasileiro. Em frente à igreja também está a Feira de Pedra Sabão, no Largo da Coimbra, onde são vendidas peças decorativas, joias e diversos artesanatos. 

Quem vai a Ouro Preto também não pode deixar de visitar o Museu da Inconfidência Mineira, criado, em 1938, para abrigar os artefatos e documentos do período da Inconfidência e de seus protagonistas. 

Leia mais: Dicas de viagem para quem ama museus 

A dica é percorrer a pé as ruas de pedra e se deliciar com a história local. Para isso, pode preparar o tênis mais confortável e uma bolsa equipada com água. Para pessoas idosas e com mobilidade reduzida o passeio pode ser um pouco mais cansativo.

A cidade, porém, não é só reconhecida pela arte e história, mas também por sua culinária tradicionalmente mineira. As Ruas Direita e São José possuem ótimas opções de restaurantes.

Ouro Preto também é folia. Isso porque tem o melhor carnaval de cidades históricas em Minas Gerais e o maior carnaval universitário do país! Todos os anos, milhares de foliões vão para os tradicionais blocos carnavalescos ese hospedam nas mais de 300 repúblicas estudantis da cidade. 

4 – São João del Rei

igreja São Francisco de Assis, São João del Rei/MG

São João del Rei também é uma das mais importantes cidades históricas de Minas Gerais. O Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) tombou a cidade como patrimônio cultural e artístico da era colonial, além de ser a terra natal de Tiradentes (1746-1792) e do ex-presidente Tancredo Neves (1910-1985).

Alguns dos principais pontos turísticos de São João del Rei são as igrejas, as casas coloniais e as construções no núcleo histórico. 

A Igreja Nossa Senhora do Pilar é uma das cinco igrejas mais ricas em ouro no Brasil e, junto à Nossa Senhora do Carmo e à São Francisco de Assis, é uma das mais famosas da cidade.  

A Rua das Casas Tortas é repleta de casas antigas, com janelas e portas coloridas que levam os turistas aos séculos passados. 

O centro histórico da cidade é pequeno, portanto, é possível fazer tudo a pé.

Não deixe de visitar também o Museu Regional, que possui um acervo de 484 peças de mobília e utensílios usados nos séculos XVIII e XIX. 

Outra  dica é realizar a viagem na Maria Fumaça em direção à cidade de Tiradentes, para admirar a paisagem. É na Estação Ferroviária de São João del Rei que está o Museu Ferroviário, que conta a história do desenvolvimento dos transportes da cidade. 

5 – Tiradentes

imagem de uma rua de pedras com casas históricas e, ao fundo, a igreja, em Tiradentes/MG

Importante destino turístico de Minas Gerais, Tiradentes é o local preferido de muitos viajantes de todo o país: história, arte, cultura e culinária reúnem-se de forma harmoniosa. E tudo isso numa cidade super aconchegante e intimista.

A arte barroca e as memórias da Inconfidência Mineira são encontradas nesta cidade, tombada como Patrimônio Histórico pelo IPHAN em 1938.

Se quiser uma experiência mais imersiva na região, você pode chegar em Tiradentes por meio do passeio de Maria Fumaça que vem de São João del Rei ou fazer o caminho contrário. 

O Centro Histórico da cidade também é pequeno, portanto, é possível conhecer a maioria dos pontos turísticos do centro histórico a pé. 

Paradas obrigatórias são a Igreja Matriz de Santo Antônio, cartão postal da cidade e decorada com mais de 480 quilos de ouro, e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, construída pelos e para os escravizados.  

Não deixe de visitar também o Museu Casa Padre Toledo, local da primeira reunião dos inconfidentes (1788) e que abriga móveis e pinturas da época. 

O Largo das Forras é um dos principais pontos turísticos de Tiradentes e reúne bares, restaurantes e lojas de artesanato. Essa é como a praça principal da cidade, onde a principais ruas vão dar.

A cidade também é rica em eventos e festivais. Dois muito conhecidos são a Mostra de Cinema, que acontece todos os anos em janeiro, bem como o Festival Cultura e Gastronomia, com edição em setembro. 

Leia também: O que fazer em Tiradentes em 3 dias

6 – Mariana

Uma estátua e duas igrejas de Mariana MG

Mariana foi fundada em 1696, sendo a primeira cidade e capital de Minas Gerais. Ela também faz parte das cidades do circuito da Estrada Real. A arquitetura dos casarões e igrejas da cidade segue bem preservada com o passar do tempo.

A primeira parada ao chegar em Mariana é a Igreja São Pedro dos Clérigos. O interior da igreja ainda é considerado inacabado, já que nunca foi pintado ou recebeu douramento. 

Já a atração principal fica por conta das igrejas gêmeas da Praça Minas Gerais, que são a Igreja de São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Carmo. Construídas com arquitetura rococó, ficam uma ao lado da outra e são consideradas uma das sete maravilhas da Estrada Real. 

Outra visita obrigatória é ao Museu Arquidiocesano de Arte Sacra, com obras de Aleijadinho e do pintor Manuel da Costa Ataíde, conhecido como Mestre Ataíde, sepultado na Igreja de São Francisco de Assis.  

A cidade também conta com uma Feira de Gastronomia e Artesanato que ocorre uma vez por mês na Rua Direita, onde moradores de Mariana expõem seus produtos e artesanatos para que os turistas saboreiem e apreciem ainda mais a cultura da cidade.

De Mariana é possível fazer uma excursão entre as cidades históricas de Minas Gerais, especialmente para Ouro Preto, viajando de trem. No meio do caminho está a Mina da Passagem, uma das maiores minas do estado. 

7 – Sabará

Igreja no meio de duas ruas em Sabará

Quer continuar seu tour pelas cidades históricas de Minas Gerais? Sabará é outra cidade incrível que você deve incluir no seu roteiro. 

No centro histórico da cidade você pode visitar algumas igrejas que datam da segunda metade do século XVIII, como a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, com construção inacabada; a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, com obras de Aleijadinho; e a Igreja de São Francisco, feita de pedra. 

O casarão colonial que abriga o Museu do Ouro é outra parada obrigatória. Lá é possível ver diversos itens relacionados à extração e fundição do ouro. 

Não deixe de conhecer também o Teatro Municipal, o segundo teatro mais antigo do Brasil e famoso por sua arquitetura, sendo também patrimônio histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Sabará ainda conta com dois eventos gastronômicos que atraem turistas anualmente: o Festival do Ora-Pro-Nobis e o Festival da Jabuticaba. 

8 – Cordisburgo

Estátua de soldados de cavalaria na entrada de Cordisburgo, MG

Cordisburgo é terra do escritor Guimarães Rosa e talvez uma das cidades históricas menos conhecidas de Minas Gerais. 

Leia também: 5 destinos inexplorados que você precisa conhecer no Brasil

A principal atração local é o Museu Casa Guimarães Rosa, que abriga os principais objetos, manuscritos e fotos de um dos escritores mais importantes da literatura brasileira. 

E quem vai à cidade não pode deixar de conhecer a Gruta do Maquiné, descoberta em 1825 e considerada um importante sítio arqueológico brasileiro. 

Para os amantes da natureza, Cordisburgo também é local de ecoturismo e conta com cachoeiras belíssimas que ficam abertas para visitação o ano todo. 

Ficou com vontade de conhecer as maravilhas de Minas Gerais? Planeje agora sua viagem para conhecer as principais cidades históricas. A MaxMilhas te ajuda a encontrar as melhores passagens e hotéis!

Deixe um Comentário