10 destinos tranquilos para fugir do agito do carnaval em 2023

O carnaval de 2023 é o primeiro `pós-pandemia´ e por isso a expectativa é de muita comemoração em todo o país. Mas, nem todos são adeptos da agitação que toma conta das ruas, e muita gente prefere curtir destinos tranquilos para o Carnaval, seja para ir com os amigos, em casal, ou com a família.

Se você é uma dessas pessoas que quer ficar longe da folia, mas acha impossível fugir do carnaval, não se preocupe: nós escolhemos alguns destinos ideais para quem quer tranquilidade, passeios na natureza, bons momentos a dois ou com a família e paisagens deslumbrantes! Além disso, há opções também para quem gosta de turismo de aventura. Vem conferir! 

Onde ir no carnaval para fugir do agito?

Buscar destinos mais próximos da natureza é uma ótima opção para quem deseja viajar no carnaval e aproveitar esse tempo para descansar.

O melhor de tudo é que o nosso país é repleto de destinos turísticos onde você pode se conectar à fauna e à flora. Seja em meio a praias paradisíacas ou em cachoeiras e trilhas no meio da mata, de norte a sul, não faltam opções incríveis de destinos tranquilos para o carnaval no Brasil.

1. Bonito (MS)

Mulhar nadando com cachoeira ao fundo

Você quer aproveitar esses dias para relaxar e se conectar com a natureza? Esse é o lugar certo! Em Bonito, você pode fazer trilhas, conhecer rios e cachoeiras, praticar snorkeling e aproveitar um dos lugares mais belos do país. O ecoturismo é o ponto forte da região e, por isso, é um lugar bastante procurado. 

Por todos os lados é possível ver as belezas da região sul-mato-grossense, como as paisagens típicas do Pantanal e do cerrado brasileiro. Entre as melhores atrações de Bonito, estão visitar a Gruta do Lago Azul, o Balneário do Sol e os vários rios que cortam a região. E para os corajosos que não dispensam uma boa aventura, também é possível fazer rapel no Abismo Anhumas.

2. Mangue Seco (BA/SE)

Um dos melhores lugares para fugir do carnaval no nordeste é a vila de Mangue Seco, localizada entre os estados da Bahia e Sergipe. O pequeno vilarejo ficou famoso após servir de cenário para a novela Tieta, que foi ao ar em 1990. 

Mangue Seco é ideal para viagens curtas, com poucos dias. Assim, é possível conhecer todas as atrações naturais do local e das vilas vizinhas, onde tudo pode ser feito a pé ou de buggy. 

A paisagem da região é formada por dunas, coqueiros e mangues. Além disso, Mangue Seco tem mais de 30 km de praia com água fresca e areia branquinha, dignas de cenários paradisíacos. E a melhor parte é que ela costuma ser vazia e bastante calma. 

Para quem gosta de água doce, o vilarejo fica próximo ao Rio Real, referência turística para quem curte rios. Passar um fim de tarde em Mangue Seco será uma experiência inesquecível já que na região é possível admirar um lindo pôr do sol!

A vila possui bares e restaurantes com comidas típicas deliciosas, mas com pouca estrutura para turistas. O ideal é que você se hospede em regiões maiores e faça os passeios diários até Mangue Seco, como passeios de Bugue, visita até as Dunas de Tietra e a praia Costa Azul. 

3. Foz do Iguaçu (PR)

Turista posa com cataratas do iguaçu

Foz do Iguaçu é uma das opções de destinos tranquilos para o carnaval, perfeito para quem quer levar a família para um passeio tranquilo e inesquecível. Foz do Iguaçu é um dos destinos mais visitados no Brasil e atrai turistas de todas as partes do mundo.

Para quem viaja com crianças, o Parque das Aves é o passeio perfeito para fazer com elas e as Cataratas do Iguaçu são encantadoras para todas as idades. Além disso, a rede hoteleira e os restaurantes estão preparados para receber visitantes o ano todo. Para os aventureiros, Foz do Iguaçu oferece esportes radicais, como os passeios de barco nas águas das Cataratas. 

Há ainda diversos parques e a possibilidade de conhecer atrações na Argentina e no Paraguai, que ficam próximos a Foz do Iguaçu. Você vai se divertir e relaxar com a comodidade e com o contato com a natureza. Não se esqueça de levar sua câmera e registrar essa paisagem inesquecível!

4. Gramado (RS)

Gramado (RS)
Crédito: Renato Soares – MTUR

Se você gosta de tranquilidade, então Gramado é uma das melhores cidades para passar o carnaval. Ela  é conhecida pelo seu inverno muito gelado, com possibilidades de neve e geada, mas a região tem muito a oferecer também no verão.

Você pode visitar parques e museus, aproveitar a gastronomia de alta qualidade e se hospedar em um dos hotéis incríveis que a cidade oferece. 

O clima é sempre romântico, ideal para casais, mas as crianças podem acompanhar e conhecer o Mini Mundo, um parque temático que apresenta versões em miniatura de várias cidades do mundo inteiro. Outra atração para os pequenos na cidade é o Zoológico de Gramado.  

Também vale a pena conhecer o lago artifical Lago Negro, que costuma ser cercado de flores belissímas em várias épocas do ano. Além do mais, uma caminhada pelas ruas da cidade proporciona ótimas experiências, pois Gramado tem fontes, igrejas históricas e vias temáticas espalhadas por toda a cidade. 

5. Formosa (GO)

Formosa (GO)

Formosa-GO não poderia ficar de fora da lista de destinos tranquilos para fugir do carnaval. Localizada a 280 km de Goiânia, a cidade encanta pelas paisagens naturais típicas do cerrado brasileiro. 

Por lá, é possível conhecer a Cachoeira do Itiquira, uma das mais altas da América Latina, com queda d’água de mais de 165 metros. Além da principal atração, há trilhas, cachoeiras e poços perfeitos para tomar banho de água doce na região. 

Outra atração incrível é o Poço Azul, uma lagoa de águas cristalinas em tons de azul. O local é belíssimo, perfeito para os casais apaixonados. 

É possível ainda conferir sítios arqueológicos, cavernas e grutas. Sem dúvidas, é um excelente destino no centro-oeste brasileiro para quem gosta de ecoturismo. 

6. Campos do Jordão (SP)

Vila de Campos de Jordão em São Paulo

A cidade é conhecida como “Suíça brasileira” e faz jus ao nome: a gastronomia, a arquitetura e o clima romântico são ideais para ter bons momentos a dois. Você pode relaxar em algum dos grandes hotéis ou entrar em contato com a natureza fazendo escaladas e trilhas no complexo da Pedra do Baú. Ou seja, você pode ter um carnaval sossegado, romântico e aventureiro!

Apesar da cidade ser mais movimentada durante o inverno, a região oferece atrações incríveis também durante o verão. Entre eles está o passeio pelo teleférico de Campos do Jordão, que proporciona uma vista panorâmica de toda a região. 

Outra atração tradicional da cidade é o Parque Amantikir, com vários tipos de jardins temáticos e espécies de plantas raras e diversas. Vale a pena conhecer! 

7. Alter do Chão (PA)

Alter do Chão (PA)

Para quem deseja relaxar em um local tranquilo no norte do país, Alter do Chão é o destino ideal. As praias do pequeno vilarejo pertencente à Santarém, no Pará, chegaram a ser eleitas como as mais bonitas do país pelo jornal britânico The Guardian. E não é por menos, as paisagens da região são de tirar o fôlego!  

Apesar de ser afastado da costa brasileiro, Alter do Chão tem mais de 100 km de praia, de areia branquinha, cercada pelas águas doces dos rios que cortam a região. Além do mais, as paisagens ficam ainda mais lindas com a selva amazônica que rodeia o lugar.

Quem viaja para Alter do Chão pode desfrutar de lagoas, florestas, ilhas e conhecer diversas comunidades ribeirinhas. Outras atrações indispensáveis são os passeios de barcos e lanchas pelos rios da região. Além disso, a culinária paraense tem destaque na vila, com diversos restaurantes que oferecem comidas típicas e uma experiência gastronômica inesquecível.

8. Chapada Diamantina (BA)

duas pessoas dentro de uma lagoa na chapada diamantina

Outra excelente opção para quem gosta de ecoturismo, a Chapada Diamantina apresenta o cerrado, a caatinga, o pantanal e a Mata Atlântica em um só lugar. Você pode passear e curtir a natureza e tirar muitas fotos ou pode colocar seus tênis esportivos e fazer trilhas, escaladas e praticar esportes radicais. 

Os amantes da natureza vão encontrar seu refúgio entre as cachoeiras, grutas, rios e trilhas espalhadas pela região. Caso viaje para alguma cidade da Chapada Diamantina nesse Carnaval, não deixe de conhecer o Morro do Pai Inácio, a Fazenda Pratinha, a trilha da famosa Cachoeira da Fumaça, a Gruta da Lapa Doce e o Poço Encantado.

Esses são apenas alguns exemplos de atrações turísticas, mas a lista de coisas para fazer na Chapada Diamantina é extensa, afinal, a região conta com mais de 20 municípios, cada um com suas particularidades, belezas naturais e históricas. 

9. Ouro Preto (MG)

ouro Preto (MG)

Localizado a 95 km de Belo Horizonte, Ouro Preto é um dos melhores destinos tranquilos para passar o carnaval em Minas Gerais. Com o título de Patrimônio Histórico da Humanidade, a cidade é repleta de construções antigas no estilo colonial, perfeita para quem gosta de passeios históricos e cheios de cultura.

Quem visita Ouro Preto terá uma vasta lista de atrações para conhecer, entre igrejas históricas, museus, minas e restaurantes com comidas típicas mineiras, além de ter a possibilidade de fazer passeios rápidos pelas redondezas da cidade. 

Quem vai a Outro Preto não pode deixar de conhecer as obras de Aleijadinho, um dos mais importantes artistas barroco do mundo. As ruas da cidade são conhecidas pela arquitetura da época do Brasil colônia, assim, uma simples caminhada por Ouro Preto é por si só uma atração incrível. 

Para quem gosta de natureza, também é possível fazer trilhas, visitar rios, cachoeiras e mirantes naturais tanto em Ouro Preto quanto em Mariana, cidade vizinha e de fácil acesso. 

Mas atenção: o Carnaval de Ouro Preto é famoso por ter festas nas repúblicas e shows carnavalescos, então o ideal é se hospedar longe do centro universitário se o seu objetivo for evitar aglomerações. Aproveite a temporada para fazer ecoturismo: não tem muita chuva nessa época e é menos disputado.

10. Mangaratiba (RJ)

A cerca de 130 km da capital do Rio de Janeiro, Mangaratiba é mais um destino de praia desta lista. Repleta de atrativos turísticos naturais, a região é ótima para quem procura um destino tranquilo para o carnaval.

Além dos locais de banho, é possível visitar as ilhas das redondezas com apoio de barcos e lanchas que fazem passeios na região. Mangaratiba conta ainda com cascatas, cachoeiras, trilhas e serras de fácil acesso e vista panorâmica para a cidade. Para quem gosta de esportes aquáticos, há diversas opções espalhadas pelas praias da região. 

Além disso, é possível conhecer construções e igrejas no estilo barroco que contam a história da cidade. Caso queira esticar um pouco a viagem, você pode ir até Ilha Grande, destino turístico bastante visitado no Rio de Janeiro. 

O Brasil ainda tem muitas opções para quem quer relaxar. Para fugir da folia, o ideal é procurar por cidades que oferecem muitas opções de passeios diferentes e estrutura para os viajantes. Aproveite o feriado e comemore o carnaval do seu jeito! 

Já escolheu o seu destino tranquilo para o carnaval? Então acesse o site da MaxMilhas compre sua passagem aérea e garanta sua hospedagem agora mesmo!

Deixe um Comentário