Descubra o que fazer no Rio de Janeiro

Não faltam opções do que fazer no Rio de Janeiro, um dos melhores destinos do mundo para viajar. Dia, noite, inverno ou verão, há programações para qualquer época e hora.

Se você quer conhecer o Rio de Janeiro bem de pertinho, prepare as malas para visitar a cidade maravilhosa. Com muitas praias, montanhas e até uma floresta, a cidade tem muito a oferecer.

Para você aproveitar o máximo de um dos melhores destinos do mundo, separamos 15 dicas do que fazer no Rio de Janeiro.

Vamos lá!

1 – Praias para curtir a dois ou com amigos

Praia do Rio de Janeiro. Imagem disponível no Unsplash

Seja verão ou inverno, o clima temperado faz com que o Rio de Janeiro seja o lugar ideal para ir à praia o ano todo. Ainda bem, porque são 72,3 km de extensão em praias, 25 delas na cidade. 

Leia também: Quando ir ao Rio de Janeiro: clima e melhor época | Blog da MaxMilhas 

Embora Copacabana, Ipanema, Leblon e Barra sejam as mais conhecidas e frequentadas, não são as únicas que valem uma visita. Há outras na Zona Oeste que são ideais para quem quer mais privacidade, como a do Abricó, Macumba e Prainha. 

Abaixo separamos o que fazer em cada uma delas. Confira! 

  • Praia de Copacabana: mais conhecida do Rio, a praia de Copacabana merece um dia todinho da sua viagem. Você pode passear pela orla e também conhecer o bairro e o famoso Copacabana Palace. 
  • Praia de Ipanema: tão famosa como a de Copacabana, Ipanema é um pouco mais calma. Não se esqueça de ir ao Posto 9 que é o mais descolado e jovem! 
  • Praia de Leblon: extensão da praia de Ipanema, Leblon também tem seus encantos. Mais tranquila que a vizinha, a praia é uma opção de passeio excelente para famílias.
  • Praia do Arpoador: próximo a praia de Ipanema e ao posto 9 está o Arpoador. A Pedra, além de fazer jus às belezas naturais do Rio, é o local perfeito para assistir ao pôr do sol.
  • Praia da Barra: é a primeira opção para quem está hospedado na zona oeste da cidade. Além disso, ela é a maior praia do estado e conta com belezas paradisíacas e águas claras. 

2 – Quase um samba em cada esquina

Escola de samba no carnaval do rio de janeiro. Imagem disponível no Pixabay

No Rio de Janeiro, todo dia é dia de samba: de domingo a domingo você encontra rodas e apresentações em bares, ruas e casas de show. 

Mas se a sua ideia é samba no pé sem gastar muito, algumas das melhores rodas têm entrada baratinha ou gratuita, como o Samba do Ouvidor (Rua do Ouvidor), Pedra do Sal (Saúde), Samba da Arruda no Beco do Rato (Lapa), Feira das Yabás (Madureira) e do Mercado das Pulgas (Santa Teresa). 

Além do samba, a noite na capital carioca é bem movimentada. No bairro da Lapa, além do bom e velho samba, você encontra o Circo Voador, um espaço cultural para shows e festas. Já no Gávea, você irá encontrar bares e restaurantes mais chiques, um público mais jovem e também algumas celebridades.

3 – Maior floresta urbana do mundo: Floresta da Tijuca

Cachoeira na Floresta da Tijuca
Foto: Luciola Vilella – MTUR

O Rio de Janeiro tem a maior floresta urbana do mundo criada pelo homem. Ela ocupa um dos quatro setores do Parque Nacional da Tijuca. Com entrada pela Estrada da Cascatinha, no Alto da Boa Vista, a Floresta da Tijuca oferece espaço para churrasco, bar, restaurante e vários monumentos históricos. 

Entre a infinidade de trilhas, merecem destaque a dos Picos, a do Vale Histórico e a maior trilha urbana do Brasil: a Transcarioca.

Se quiser conhecer bem de perto a história da floresta e suas curiosidades, há dois roteiros de visitas guiadas: o roteiro Escravos, que aborda seu passado histórico, e o Artistas, que conta a relação de pintores e paisagistas como Portinari,  Taunay, Burlemarx e Glaziou com o local.

4- Bairros charmosos e boêmios

Casas em Santa Teresa, RJ

No Rio de Janeiro, há lugar para todos os gostos, raças, credos e todas as formas de ser feliz. Além disso, lá tem gastronomia para todos os paladares do mundo e roteiros culturais que vão do teatro de rua aos grandes espetáculos.

A cidade é repleta de bairros charmosos, com roteiros culturais e uma vida boêmia capaz de enfeitiçar qualquer turista. Veja alguns dos principais com atrativos imperdíveis:

  • Santa Teresa conta com seu bondinho e a vida cultural fervilhante por suas ladeiras;
  • Lapa e a Vila Isabel são berços de grandes nomes do samba, como Noel Rosa;
  • Botafogo, com seu mix de bares e clubes alternativos, ideal para quem busca onde comer e beber no Rio;
  • Urca, com sua vista privilegiada da Baía de Guanabara, e seu ar de antigamente com casarões do início do século XX;
  • O próprio Centro, por exemplo, com seus museus e igrejas imperiais, botequins centenários e manifestações culturais. 

A capital carioca é um dos melhores destinos do mundo pra você aproveitar seus dias de folga, seja qual for o seu estilo e a sua companhia.

5 – Principais pontos turísticos do país

Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.  Imagem disponível no Unsplash

O Rio é palco de vários pontos turísticos em seus cartões postais. Por isso, conhecer pelo menos os principais deve ser prioridade.

Desse modo, faça uma visita ao Cristo Redentor que fica no Morro do Corcovado e tem 38 metros de altura. Em 2007, ele entrou para a lista de 7 maravilhas do mundo moderno e recebe diariamente milhares de turistas. 

Outro ponto turístico que deve estar no seu roteiro é o Pão de Açúcar. Para chegar até ele, você fará uma pequena viagem de bondinho que vai do Morro da Urca até o Morro Pão de Açúcar. No teleférico, você poderá ver a cidade de cima e se deslumbrar com a beleza da capital.

6 – Conhecer locais de filmes, novelas e clipes musicais

Escadaria Selarón no Rio de Janeiro

Isso mesmo! Como o Rio é uma cidade famosa tanto nacional quanto internacionalmente, ela é palco para vários filmes, novelas e clipes musicais.

O Jardim Botânico é um deles. Localizado na Zona Sul, o jardim é bem verde e muito bonito, vale a pena conhecer. 

Outro ponto é o Parque Lage, vizinho do Jardim Botânico. O Parque, que tem visitação gratuita, é um palacete do século XX que tem uma piscina e uma vista privilegiada do Cristo Redentor.

A Escadaria Selarón também já apareceu em muitas novelas e nos clipes de artistas como U2 e Snoop Dogg! Situada entre os bairros de Santa Teresa e Lapa, a Escadaria é uma obra do artista chileno Jorge Selarón como uma homenagem aos brasileiros. 

7 – O templo do futebol brasileiro: Estádio do Maracanã

interior do Maracanã

Não tem como ir ao Rio e não conhecer o Maracanã, não é mesmo? 

Cenário da Copa do Mundo do Brasil e de clássicos do futebol mundial e nacional, é possível fazer uma visita guiada ao estádio.

Existe também a possibilidade de assistir a um jogo de futebol! Consulte as tabelas das partidas anteriormente e garanta a emoção de ver uma partida oficial. 

8 – Museus e mais museus

museu a distância na Praça Mauá

Nem só de praia vive o carioca! Como o Rio carrega consigo muita história, museu é o que não falta.

Para te ajudar a montar seu roteiro, separamos os principais museus que merecem uma visita. Confira: 

  • Museu do Amanhã: O Museu do Amanhã conta com uma arquitetura indescritível, busca promover a inovação, divulgar os avanços da ciência e publicar os sinais vitais do planeta orientado pelos valores éticos da Sustentabilidade e da Convivência.
  • MAR – Museu de Arte do Rio: O MAR conta com exposições sobre a história do Rio, principalmente da região do porto. 
  • Museu da República: o Museu da República conta a história de quando o Rio de Janeiro foi capital do Brasil. Lá está situado o Palácio do Catete, que era residência presidencial na época.

9 – Um pouco da herança africana na Pequena África

Estátua na Pequena África no Rio de Janeiro
Foto: EliasTheHorse, WikimediaCommons

A Pequena África é uma das grandes descobertas mais atuais da cidade. Localizada no centro, a Pequena África é um circuito que liga o Rio à herança africana durante o período de escravidão no Brasil. 

Assim, no circuito, que pode ser feito com um guia, você verá a Pedra do Sal, um terreno quilombola onde surgiram as rodas de samba cariocas;  o Morro da Conceição; o Cais do Valongo, porto onde chegavam os navios negreiros e o Cemitério dos Pretos Novos onde eram enterrados os escravizados africanos que não sobreviveram à travessia marítima da África ao Rio de Janeiro.  

10 – Passeio pela Baía de Guanabara

Já imaginou fazer um passeio de barco pela Baía de Guanabara? Então coloca ele aí no seu roteiro porque é possível sim!

Esse é um dos passeios mais bonitos e exuberantes pelo Rio de Janeiro. No tour, além de passar por várias praias, você pode dar um mergulho e curtir ainda mais o passeio. 

Sendo mais específico, é possível ver o Espaço Cultural da Marinha, Aeroporto Santos Dumont, Escola Naval, Aterro do Flamengo, Pão de Açúcar, Museu do Amanhã, Ilha das Cobras, Arsenal da Marinha e várias praias e fortalezas!

11 – Aventurar-se pelas trilhas e mirantes cariocas

Vista aérea do Rio de Janeiro.  Imagem disponível no Unsplash

Atenção aventureiro, no Rio tem atrações para você também! Com a diversidade de passeios da capital carioca, selecionamos os melhores mirantes, morros e trilhas para você conhecer e apreciar ainda mais as belezas naturais da cidade.

São elas: 

  • Mirante Dona Marta: esse é o local mais indicado para se ver o nascer do sol mais lindo da sua vida. O Mirante Dona Marta é point de vários turistas e sua beleza pode ser vista a qualquer hora do dia.  
  • Parque da Catacumba: para quem gosta de uma trilha, o parque é a opção perfeita. No caminho é possível ver esculturas famosas de vários artistas, além da vista privilegiada da cidade. 
  • Pedra do Telégrafo: já imaginou tirar uma foto se segurando para não cair de um precipício? Pois na Pedra do Telégrafo você pode! Com truques de fotografia que a pedra proporciona, quem posa em cima dela, dá a sensação de que a pessoa está à beira de um precipício.

12 – Tradições nordestinas na Feira de São Cristóvão

Que tal visitar o pedacinho do nordeste que vive no Rio de Janeiro? Então não deixe de visitar a Feira de São Cristóvão. Localizada no Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, a feira representa a região com comidas típicas, música e artesanato.  

13 – Passar um carnaval no Rio

O melhor carnaval do mundo tem nome e sobrenome: Rio de Janeiro. Por isso, não perca a oportunidade de passar pelo menos um em terras cariocas. 

Regado de samba, carros alegóricos, fantasias e muita tradição, visitar a famosa Sapucaí nos desfiles de escolas de samba é só alegria e muita festa.

14 – Trocar uma ideia com a estátua do Carlos Drummond de Andrade

Ah, a estátua de Carlos Drummond de Andrade… Point na capital carioca, a estátua do poeta brasileiro virou local de terapia e muitas fotos entre os turistas. Localizada no calçadão de Copacabana, é comum ver filas para ver a estátua do mineiro que passou grande parte da sua vida no Rio.

15 – Passeio de helicóptero pela cidade maravilhosa

Helicoptero fazendo passeio no Rio.  Imagem disponível no Unsplash

Já imaginou ver a cidade de cima, dentro de um helicóptero? Esse passeio, além de inesquecível e emocionante, é maravilhoso. 

O tour dura em torno de 30 minutos e sobrevoa as principais praias e pontos turísticos, permitindo que você tenha uma vista diferenciada dos lugares. 

Os voos saem do Aeroporto de Jacarepaguá. Não se esqueça de conferir se a empresa escolhida segue os padrões internacionais de segurança e se as aeronaves possuem os procedimentos de manutenção recomendados pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil.

Pronto! Agora você sabe o que fazer no Rio de Janeiro. Faça suas malas, confira opções de passagens aéreas para o Rio de Janeiro e amanheça em uma das cidades mais lindas do mundo!

Deixe um Comentário