Vale a pena viajar pela América do Sul? Descubra aqui!

Você já pensou na ideia de viajar pela América do Sul nas próximas férias? Ainda não? Pois acompanhe o nosso post e comece a rever seus planos agora mesmo!

Existe um mundo de possibilidades incríveis de viagem bem pertinho da gente. Os países vizinhos ao nosso estão de braços abertos para receber os brasileiros, oferecendo ótimas infraestruturas de turismo e passeios, que vão desde explorar geleiras no extremo sul do continente até avistar o céu estrelado do Deserto do Atacama.

Quer descobrir as maravilhas de viajar pela América do Sul? Vamos contar como é possível ter férias inesquecíveis bem perto de casa.

Motivos para viajar pela América do Sul

Muita gente ainda tem uma ideia errada sobre viagens pelo subcontinente sul-americano. A verdade é que existe um monte de coisa para ver e fazer nesses países em qualquer época do ano.

A seguir, mostraremos as vantagens de fazer uma viagem pela América do Sul. Logo depois, daremos algumas sugestões do que vale a pena conhecer nas terras dos nossos hermanos.

Facilidade de deslocamento

As viagens para os países da América do Sul são mais curtas em comparação à Europa, Ásia e América do Norte. Qualquer região do Brasil está a duas ou três horas de voo de uma porção de lugares turísticos.

Os destinos mais procurados, como ChileArgentina e Uruguai, têm rotas diárias partindo das principais cidades brasileiras. Dependendo de onde o turista morar, a jornada pode ser sem escalas.

Economia

Uma viagem para outros continentes custa bem mais caro do que conhecer os nossos vizinhos. Com o dólar e o euro valendo quatro a cinco vezes mais que o real, qualquer gasto no exterior vale uma fábula. Mas, ao viajar pela América do Sul, você encontrará câmbio muito mais favorável e, assim, seu orçamento das férias renderá bastante.

Como os voos para as cidades sul-americanas têm muita concorrência no mercado de aviação civil, os preços também são mais em conta. O mesmo vale para os valores das hospedagens, alimentação e entretenimento. Se você quer fazer uma aventura gastando pouco, saiba que comprar passagens com milhas aéreas rende ótimos descontos.

Variedade de atrações

A América do Sul reserva um leque de atividades turísticas de dar inveja. Os visitantes podem encontrar diversão na neve durante o inverno ou aproveitar as lindas praias do Oceano Pacífico na época mais quente do ano.

A natureza do nosso subcontinente reúne fauna e flora únicas e exóticas. As paisagens selvagens vão de vulcões em constante atividade até sítios arqueológicos no meio da Cordilheira do Andes (vamos falar mais sobre os destinos turísticos abaixo).

Sem burocracia

Sabe toda aquela papelada, gasto para adquirir passaporte, vistos e autorizações que uma viagem demanda? Quando o destino é um país sul-americano, o viajante pode embarcar tranquilo usando apenas o seu RG.

Um acordo entre 10 países da América do Sul dispensa visto para turistas que visitam as nações vizinhas por até 90 dias. Basta apresentar o documento de identidade na imigração e curtir a sua estadia.

Vale lembrar que menores de 18 anos precisam de autorização para viajar com apenas um dos pais.

Cultura e gastronomia

Os países da América do Sul têm culturas ricas e com manifestações bem diferentes das encontradas no Brasil. A começar pela língua espanhola, que é uma herança do período em que a Espanha colonizou a região.

Os patrimônios culturais estão espalhados pelo território, que contam a história do Novo Mundo com detalhes.

A gastronomia é uma extensão de qualquer cultura. Nesse quesito, nossos irmãos sul-americanos têm culinárias saborosas, que contemplam pratos à base de carnes, frutos do mar e massas.

Todo mundo já ouviu falar dos famosos churrascos argentinos, o ceviche peruano ou das saborosas sopas chilenas, conhecidas como cazuelas. Entre as bebidas, os destaques do sul do continente são a produção de vinhos premiados mundo afora e as ótimas cervejarias artesanais.

Opções de destinos na América do Sul

Passear no subcontinente pode render grandes lembranças para toda a vida. As belezas naturais da região proporcionam paisagens que parecem saídas de outro planeta.

Selecionamos alguns destinos para você viajar pela América do Sul e querer repetir a dose. Vamos ver?

Argentina

Nossos vizinhos estão muito acostumados a receber os visitantes brasileiros. Diferente do que muita gente pensa por causa da rivalidade no futebol, os argentinos são um povo muito acolhedor, simpático e generoso.

Buenos Aires, a capital da Argentina, é uma cidade moderna, mas que dá muito valor para sua história. Isso pode ser visto com facilidade nas atrações turísticas da cidade, como no bairro de La Boca, onde fica o famoso Caminito.

Durante o inverno, os turistas lotam Bariloche, uma simpática cidade que atrai os amantes dos esportes na neve. Há também as paisagens da Cordilheira dos Andes, que são de tirar o fôlego.

Chile

País da América do Sul com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o Chile vem se tornando um dos melhores destinos turísticos do subcontinente em que vivemos.

Santiago, a animada e bela capital, encanta os visitantes com as suas ruas seguras, limpas e cheias de atrações, como museus, parques, cerros, centros culturais, além de uma vida noturna bastante divertida.

Com as montanhas da Cordilheira como pano de fundo, a cidade tem encantos para todos os gostos. No bairro Bellavista, os turistas podem conhecer uma das casas onde viveu o poeta chileno Pablo Neruda.

Bem perto de Santiago, as estações de esqui da região de Valle Nevado atraem visitantes de todo o mundo durante o inverno.

Peru

Um dos pontos turísticos mais visitados da Terra fica no Peru. A cidade perdida de Machu Picchu fica encrustada na Cordilheira dos Andes, e é a maior prova de vida da extinta civilização Inca, que dominou a região na era pré-colombiana.

Construída com milhares de rochas enormes, esse patrimônio da humanidade é o sonho de consumo de muitos viajantes, que querem conhecer todo o misticismo e lendas envolvidos nessa antiga cidade.

Colômbia

Nossos vizinhos mais ao norte têm se tornado um dos destinos preferidos dos brasileiros.

A cidade histórica de Cartagena das Índias guarda um belo acervo arquitetônico e cultural do período colonial da Colômbia. Suas ruazinhas de pedra e seus casarões transportam os visitantes para outra época.

Viu só como viajar pela América do Sul poder ser uma boa escolha? Agora que você já sabe das ótimas oportunidades disponíveis tão perto do Brasil, basta escolher o seu destino e aproveitar muito.

Você quer saber mais sobre os países que não exigem visto ou passaporte de turistas do Brasil? Leia o conteúdo especial que preparamos e saiba de todos os detalhes.

Deixe um Comentário